(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
Vizinhos barulhentos, sons do trânsito, o barulho da televisão que chega até o seu quarto são alguns exemplos de como os ruídos indesejados podem ser uma grande invasão de privacidade.
Não há muito que você possa fazer sobre isso. Certo? Errado. O isolamento acústico serve exatamente para combater o ruído, deixar seu espaço mais tranquilo e também para evitar que os seus barulhos atrapalhem os vizinhos.
Então, se você realmente quer se livrar desses sons irritantes e desfrutar melhor da sua casa, precisa considerar o isolamento acústico. A seguir, você vai saber um pouco mais sobre o assunto e como aplicar em sua decoração, desde a parte estrutural, até alternativas mais simples e baratas. Confira!
O que é isolamento acústico?
O isolamento acústico funciona como uma barreira que impede a entrada e saída dos sons em um ambiente. No entanto, o isolamento acústico não faz uma sala totalmente à prova de som, ele apenas minimiza os níveis de ruído. Ainda assim, faz uma enorme diferença em um espaço.
Praticamente qualquer área da sua casa pode receber o isolamento acústico: do chão ao teto, nas paredes, portas e janelas. E se você estiver com um orçamento apertado, é possível aplicar algumas soluções alternativas que reduzem os ruídos.
Existem diferentes materiais de isolamento que podem ser aplicados para ajudar a minimizar os níveis de som e também aumentar o conforto em sua casa. Entre eles, podemos destacar lã de vidro, lã de rocha, espuma acústica, fibra de coco, manta acústica, forro acústico e outros.
Como aplicar o isolamento acústico
Seja para barrar a entrada de sons externos ou para evitar que os vizinhos ouçam o que você conversa na sala, experimente aplicar o isolamento acústico seguindo algumas das forma a seguir:
Paredes
As paredes têm ouvidos! Principalmente em novas construções, as paredes podem ser uma barreira menos eficaz para o ruído, mas existem soluções para o problema.
Adicionar camadas de drywall a uma parede pode melhorar a resistência ao som. Para um isolamento acústico ainda melhor, é possível adicionar lã de vidro dentro da estrutura de gesso.
Veja também: Você NÃO precisa perder tempo com projeto para construir sua casa. Entenda o porquê!
Outra opção é usar revestimentos de parede. Se o seu imóvel é alugado ou simplesmente não que interferir na estrutura da construção, é possível utilizar painéis acústicos. Esse tipo de material é de fácil aplicação, já que os módulos só precisam ser fixados na parede. Além disso, os painéis acústicos podem ser encontrados em diversas cores para complementar a decoração do ambiente.
Portas e Janelas
O som se propaga pelo ar, então onde entra ar, também entra ruídos. Por isso, as portas e janelas também precisam receber tratamento acústico. A madeira maciça é considerada um isolante acústico natural, portanto, escolha portas de madeira maciça para a entrada da casa e, se necessário, nos quartos também.
Se quiser uma proteção contra os sons ainda mais eficiente, opte por uma porta antirruído. Esse tipo de porta é produzido com chapas de madeira maciça e preenchido com chumbo e lã de rocha, proporcionando muito mais conforto para os seus ouvidos.
Nas janelas, escolha modelos acústicos feitos com perfis de alumínio ou PVC e compostos por vidros duplos ou triplos, sendo que, quanto mais grosso o vidro, melhor é o isolamento acústico.
Tanto a janela quanto a porta antirruído são recursos mais caros que os materiais comuns, mas se você mora em uma área com muitos barulhos externos, vale a pena o investimento.
Piso
O ruído do chão também pode ser minimizado com o uso de materiais mais densos e isolantes como tacos de madeira e piso vinílico. Revestimentos frios como o porcelanato não são muito indicados para isolamento acústico pois provocam eco no ambiente.
Se você tem um piso duro e não pretende trocar no momento, opte por tapetes grossos. Eles absorvem um pouco de som e evitam barulhos indesejados ao arrastar um móvel, por exemplo.
É importante que você saiba que nenhum desses elementos eliminará completamente o ruído. No entanto, se você utilizar o isolamento acústico em várias áreas da casa, ajudará a reduzir a maioria dos sons que podem estar incomodando.
Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta e opinião nos comentários.
Gostou do artigo? Compartilhe com as pessoas, isso pode ajudar quem está pensando em fazer um isolamento acústico!