Descubra o que é um apartamento studio e se inspire!

Apartamento studio - Entenda Antes

Considere um apartamento compacto – mas com tamanho suficiente para morar confortavelmente e com poucas divisórias. Essa é a ideia do apartamento studio, um tipo de imóvel que reúne sala e cozinha em um ambiente integrado e possui divisórias apenas no quarto e banheiro. 

Mais do que isso, um apartamento tipo studio possui outras características marcantes que são responsáveis por torná-lo cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Quer conhecer mais sobre o apartamento studio? Então continue a leitura para descobrir tudo sobre esse tipo de imóvel e ainda se inspirar em projetos incríveis!

Receba até 4 orçamentos próximos

Características do apartamento studio

Apartamento studio - Entenda Antes

Conforme já explicamos, o apartamento estúdio é caracterizado pelo espaço integrado. Em um imóvel desse tipo, apenas o banheiro e, em alguns casos, o quarto, costumam ter divisórias. O restante – sala de estar e cozinha – são totalmente integrados e podem ser aproveitados de acordo com a necessidade de cada morador. Geralmente, o apartamento studio possui e de 30 a 40 m² na área e interna e alguns podem ter até uma pequena varanda. 

Eles também são chamados de apartamento de solteiro ou apartamento eficiente, já que são práticos, funcionais e independentes. Não é de se estranhar que o apartamento tipo studio seja uma opção para pessoas que moram sozinhas, estudantes, recém-casados e aquelas que passam muito tempo longe de casa, mas precisam de um espaço para dormir.

Frequentemente, os prédios com apartamentos tipo studio possuem localização privilegiada, próximos às regiões centrais das grandes cidades. Por isso, o acesso ao transporte público, universidades e grandes empresas pode ser um atrativo para futuros moradores. 

Além disso, muitos empreendimentos possuem áreas de lazer e serviços no condomínio, como piscina, espaço gourmet, lavanderia, cafeteria, academia, área de esportes etc. 

Apartamento studio - Entenda Antes

Veja também: “Dicas de decoração para apartamentos pequenos!”

Diferenças entre apartamento studio, loft e flat 

É comum que as pessoas confundam o apartamento studio com loft e flat. Todos são apartamentos compactos, mas existem algumas características que os diferenciam entre si.

Enquanto um apartamento studio possui poucas divisões na planta, o loft é um tipo de imóvel totalmente aberto. Assim, praticamente não existem paredes dividindo os ambientes. Além disso, os lofts costumam ser mais amplos e com pé-direito duplo, já que esse tipo de imóvel tem origem nos galpões de fábricas abandonadas. 

O flat, por sua vez, é um imóvel semelhante a um hotel, inclusive com os serviços de recepção, lavanderia, limpeza etc. A divisão dos cômodos também é diferente em relação ao apartamento studio e loft. Geralmente, o flat possui divisórias entre a sala, o quarto, banheiro e cozinha. 

Apartamento studio - Entenda Antes

Vantagens de um apartamento compacto

Morar em um apartamento compacto vai além ter um imóvel pequeno. Os apartamentos tipo studio também estão associados a um novo estilo de vida e podem proporcionar algumas vantagens para quem gosta desse conceito. Conheça algumas: 

Preço acessível

O metro quadrado é um fator muito importante para determinar o valor de um imóvel. Como o apartamento studio é bem compacto, o preço de compra e aluguel tende a ser mais barato do que os apartamentos convencionais. 

Praticidade 

Por causa da boa localização, os apartamentos tipo studio oferecem praticidade para os moradores. Assim, fica bem mais rápido se locomover para faculdade, trabalho, shoppings, supermercados etc. 

Além disso, o espaço reduzido é sinônimo de menos trabalho com limpeza e manutenção.

Apartamento studio - Entenda Antes

Layout moderno e versátil

O conceito aberto do apartamento studio está em alta. Esse tipo de layout dá um toque moderno ao imóvel e combina com vários estilos de decoração. Então, vale a pena usar a criatividade para deixar o pequeno espaço com a personalidade dos moradores!

Bom investimento

Os apartamentos tipo studio também são boas alternativas para investidores. Atualmente, os imóveis compactos são os mais fáceis de vender e ainda são rentáveis para alugar. 

Veja também: “Vender imóveis rápido: descubra as melhores estratégias”

Desvantagens de um apartamento compacto

Tudo tem um lado positivo e negativo, não é verdade? Com os apartamentos studio é a mesma coisa. Existem algumas desvantagens desse tipo de moradia e as principais delas estão relacionadas ao tamanho reduzido. 

Um imóvel compacto não é indicado para famílias grandes ou para quem gosta de receber muitas pessoas em casa. Na prática, esses apartamentos só funcionam bem para um ou, no máximo, dois moradores que buscam facilitar a vida nos grandes centros. 

Além disso, a falta de espaço para armazenamento é um ponto negativo. Inclusive, algumas pessoas precisam alugar um espaço extra para guardar móveis e pertences que não cabem no imóvel. Nesse caso, é preciso fazer as contas e analisar o custo-benefício de morar em um apartamento studio.  

Apartamento studio - Entenda Antes

Viver em um apartamento studio exige uma tarefa desafiadora: transformar um único espaço compacto em quarto, sala de estar e jantar, cozinha, escritório e o que mais você precisar. Tudo isso, é claro, com o cuidado de não criar confusão visual. Mas, com um pouco de criatividade e bom gosto, temos certeza que é possível deixar o apartamento compacto com muito conforto e elegância!

E aí pensando em morar em um apartamento studio? Entendeu as diferenças entre apartamento studio, loft e flat? Não se esqueça de dizer nos comentários!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário