Qual é o papel do Urbanista na sociedade? Entenda Antes!

Qual é o papel do Urbanista na sociedade? Entenda Antes!

A Revolução Industrial tem um papel fundamental para a aparição do Urbanismo por toda a parte. Pode soar estranho dar ênfase à Revolução, quando o assunto é Urbanismo, mas foi através das conseqüências dela, que houve a necessidade de aprimorar o conhecimento sobre o urbanismo para tratar dos problemas das cidades com mais convicção, surgindo então, o profissional de Urbanismo, o Urbanista.

Em decorrência da revolução industrial, o campo deixou de prevalecer, dando lugar às cidades, em virtude do aparecimento e aumento das indústrias, o que fez com que aumentasse também, a mão de obra.

Veja também: Mão de obra necessária para sua construção, quais são os profissionais? Entenda Antes!

Com isso, os espaços começaram a crescer devido à necessidade de moradia para os trabalhadores. A vinda deles do meio rural para o espaço urbano, também fez com que surgissem locais para atender às necessidades dos moradores, como mercados, área da saúde, escolas, etc…

A reorganização dos espaços

Essa grande aglomeração tanto de pessoas como de moradias e estabelecimentos, tornou os espaços superlotados, fazendo com que houvesse a necessidade de expandir as regiões de forma desalinhada, ficando cada vez mais difícil de controlar e organizar os espaços.

Desde então, as cidades em geral, vêm seguindo o mesmo caminho de antigamente, seu crescimento acelerado alertou a todos de que havia a necessidade de pessoas dedicadas a cuidar especialmente dessas situações, para minimizar o máximo possível, os impactos causados pelo aumento tumultuado desses espaços.

Os estudos voltados para área do urbanismo ganharam maior visibilidade, chamando a atenção de muitos que se sentiam no dever de ajudar de alguma forma, a solucionar os problemas das cidades, dedicando-se então ao urbanismo, termo utilizado em conjunto com a Arquitetura dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, enquanto em alguns países da Europa e dos Estados Unidos, a Arquitetura e o Urbanismo são profissões separadas.

Mesmo com a possibilidade de aprendizado sobre o urbanismo dentro do curso, não é dado a ele a devida importância que tem sobre a sociedade. Portanto, é muito importante analisar o leque de opções que o Urbanismo proporciona, e então dedicar-se à ele através de especializações, etc…


O urbanista e suas possibilidades

O Urbanista pode dedicar-se à trabalhos no poder público, em especial em prefeituras, atuar em projetos de reurbanização, também na área acadêmica como educador de universidades, e diversas outras opções que o Urbanismo proporciona.

A importância do Urbanista para a sociedade vai muito além de técnica aplicada em projetos. Àqueles que se dedicam à trabalhos em órgãos públicos por exemplo, tem que dispor de uma visão humanitária sobre os problemas da sociedade, pois é através dela que é possível planejar as soluções, unindo a técnica com a sensibilidade.

É imprescindível que o profissional desta área dialogue com as pessoas ao redor, especialmente do espaço que deverá sofrer mudanças através do mesmo, uma vez que estas pessoas é quem tem real conhecimento sobre as dificuldades urbanísticas que enfrentam no dia a dia, como aglomeração de pessoas em um mesmo espaço, trânsito desordenado, abundante poluição, etc.

Logo, o Urbanista se dispõe a encontrar soluções que possam minimizar os efeitos causados por estas situações, onde deve haver um acordo entre os dois lados, tanto dos órgãos públicos quanto da sociedade, para que ninguém saia prejudicado, uma vez que os mais afetados por tais impactos, é quem usufrui e também o meio ambiente.

Assim sendo, o urbanista que for capaz de unir sua técnica com o estudo social feito, pode tornar o espaço urbano mais harmonioso, onde os pedestres conseguem circular com maior facilidade já que o espaço urbanismo também deve ser pensado para ele, o trânsito flui; e até mesmo colaborar para tornar o clima mais preservado, pois o Urbanista também está apto a criar vias para ciclistas, meio de transporte com grande crescimento, o que faz com seja economizado combustível e também a poluição causada por ele.

A carreira acadêmica também é muito importante para o desenvolvimento do Urbanismo, pois o profissional que segue esta área, além de estar capacitado a lecionar em universidades e faculdades, ainda tem a opção de intensificar seus conhecimentos através de mestrado, doutorado, e assim, fazer de suas pesquisas um avanço para o urbanismo, trazendo inovações, novos meios de planejar e solucionar os problemas do meio urbano.

Toda profissão tem um papel fundamental para a sociedade, cada qual com sua característica, e a do Urbanista não poderia ser diferente. Seu papel é de grande importância não só para amenizar os impactos urbanos atuais, mas também para prevenir que ocorram os futuros, pois só através de um planejamento adequado, com estudo e pesquisa de um profissional é possível alcançar bons resultados.

Veja também: As diferenças entre arquiteto, engenheiro e designer de interiores – Entenda Antes!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se
×