Veja como funciona a automação de iluminação – Entenda Antes!

Até pouco tempo atrás, a automação residencial onde a casa tinha recursos avançados para interpretar os comandos dos personagens era um sonho que existia apenas em filmes de ficção científica.

Agora, acender as luzes com palmas ou pelo celular de onde estiver, não é mais exclusividade dos filmes. Isso e muito mais já é uma realidade encontrada em várias casas.

Por mais futurista que possa parecer, a automação de iluminação não é tão complexa quanto parece. Muito pelo contrário, o objetivo é justamente facilitar a sua vida. Quer saber como funciona a iluminação automatizada? É só continuar a leitura!

Veja também: Descubra como a iluminação influencia a sua produtividade nos estudos – Entenda Antes!

O que é automação de iluminação e como funciona?

A iluminação inteligente, assim como outros recursos de automação residencial, é um maneira eficiente de gerenciar a iluminação da sua casa. Com essa tecnologia você pode controlar uma lâmpada para que ela acenda quando chegar em casa, desligue ao nascer do sol, criar vários cenários em um único ambiente e muitas outras coisas.

Flávio Lima Arquitetura

O sistema de automatização de iluminação é criado a partir da integração de toda a rede elétrica da casa ou de pontos específicos. Então, um receptor desempenha o papel de interruptor de cada circuito (por exemplo, luzes externas, sala, quartos etc). Dessa maneira, não há necessidade de ligar um interruptor por vez, apenas um toque controla todo o circuito.

Os dispositivos mais modernos contam com teclados de controle de iluminação. Esses aparelhos possuem diversos recursos, incluindo controle de cenas, acionamento a distância e tela touch. Para criar um efeito mais incrível, o controle de iluminação dimmer permite regular a intensidade das luzes e fazer várias combinações na iluminação.

Além disso, há a possibilidade de controlar a iluminação por dispositivos móveis. A instalação de um aplicativo interligado ao sistema de automação, permite que todos os comandos sejam realizados por meio de um smartphone ou tablet.

O que pode ser automatizado?

Desde ambientes pequenos com apenas uma fonte de iluminação, até espaços maiores com iluminação central, indireta e decorativa (spots, luminárias, sancas, lustres etc). Enfim, qualquer área de um imóvel pode ser incorporado ao sistema de iluminação automatizada.

A partir de um projeto, a iluminação automatizada pode ser instalada em imóveis novos ou já existentes e você pode optar por ter o sistema em cômodos selecionados ou em toda a casa.

Bruna Alvim Campos

Por que devo utilizar a automação de iluminação?

Para alguns, a iluminação automatizada pode ser considerada apenas um luxo. Mas nós garantimos que os benefícios podem ir além. Dê uma olhada:

Comodidade

Pense em todas as lâmpadas de sua casa e em todos os interruptores que você precisa acender, principalmente à noite. A automatização das luzes ajuda a simplificar sua vida, proporcionando mais conforto e conveniência no dia a dia.

Iluminação personalizada

Com a automação de iluminação você consegue fazer muito mais do que apenas ligar ou desligar as luzes. É possível usar recursos de iluminação inteligente e criar diferentes cenas, como escurecimento, iluminação máxima e ambiente de cores.

Economia de energia

Ter o controle de todas as lâmpadas na palma da sua mão é sinônimo de maior eficiência energética. Ao utilizar apenas a quantidade necessária de iluminação, você economiza na conta de luz e prolonga vida útil das lâmpadas. Além disso, o controle de iluminação diminui a probabilidade de deixar as luzes acesas em uma sala vazia.

Bruna Alvim Campos

Segurança

A iluminação automatizada também é um impedimento para invasores, já que o controle de automação permite integrar a iluminação com o sistema de segurança inteligente. Ao ouvir um barulho durante a noite, por exemplo, também há a possibilidade de acender todas as luzes e, ao chegar em casa, pode acionar a iluminação externa para melhorar a visibilidade.

Se você se interessou pela automação de iluminação residencial, não deixe de procurar um profissional especializado (geralmente engenheiros) para solicitar um orçamento de acordo com as suas necessidades.

Você pode solicitar um orçamento por aqui e iremos te ajudar a encontrar profissionais próximos para realizarem até 4 propostas.

Veja também: Qual é a importância de um designer de iluminação? Entenda Antes!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário