Descubra como a iluminação influencia a sua produtividade nos estudos – Entenda Antes!

Descubra como a iluminação influencia a sua produtividade nos estudos – Entenda Antes!

Você sabia que uma iluminação correta pode influenciar a sua produtividade nos estudos? Pois é! Por isso é tão importante na hora da decoração escolher direito como será iluminado no local de estudos ou home office.

Descubra neste post como usar a iluminação como sua aliada e eleve sua produtividade!

Veja também: Qual é a importância de um designer de iluminação? Entenda Antes!


A importância da iluminação correta para os seus estudos

Grande parte dos estudantes ignora o fato de que a luz do ambiente de estudos pode influenciar na sua produtividade, determinando o tempo de estudo e leitura.

É comum ouvir pessoas reclamando de dor de cabeça porque “estudou demais”, mas isso ocorre devido a tentativa de fazer leituras prolongadas em ambientes mal iluminados.

Outras sensações comuns durante a leitura em um local mal iluminado é o lacrimejamento excessivo, ardência ou sensação de areia nos olhos. E pode acontecer também, caso o tom e direcionamento da luz não forem adequados, é a perda do foco, já que tons muito intimistas podem causar maior sonolência.

Por isso, é fundamental se preocupar a iluminação do seu ambiente, garantindo as condições adequadas de estudo, aumentando assim a sua motivação na hora de estudar.

ARCHtec arquitetura e interiores

Como deve ser a iluminação do seu ambiente de estudo

Dois fatores importantes para quem está estudando, seja lá por qual motivo ou independentemente da idade é o tempo e a motivação.

Em um ambiente iluminado de forma adequada você sente mais prazer em estudar, poupa esforços e não desvia sua atenção. Então veja agora algumas dicas de como deve ser a iluminação do seu ambiente de estudos:

1. Não existe diferença qualitativa para a leitura entre as lâmpadas fluorescentes (brancas) e as incandescentes (amarelas). Ambas podem ser adequadas, se devidamente reguladas em relação à sua capacidade de iluminação.

2. A iluminação artificial deve simular a natural do dia. Assim, ela não atinge os extremos de claridade e não gera sombras quando estamos lendo, fator esse que proporciona “fadiga visual”.

3. Aproveite a luz natural para estudar o máximo que puder.

4. Durante a noite ou em ambientes fechados e escuros, evite se posicionar de modo que seu campo de visão esteja alcançando a lâmpada, gerando ofuscamento.

5. Existem dois fatores que devem ser considerados numa iluminação para o ambiente de estudos: a iluminância (quantidade mínima de luz que permite a realização de uma tarefa sem ter esforço visual) e a usabilidade (capacidade da iluminação em favorecer a concentração, não prejudicar a saúde ocular e estimular a produtividade).

6. Invista em luminárias. Além de ótimas peças de decoração, elas têm a grande qualidade de deixar o foco da sua leitura adequadamente iluminado. E detalhe, o ideal é que sua luminária esteja posicionada lateralmente e um pouco atrás de você.

7. Se você tem o costume de estudar escrevendo, a luminária deve ser posicionada no lado oposto da mão da escrita, evitando sombras.

8. As luminárias de mesa são sempre as mais procuradas, pois são compactas e reguláveis. Além disso, podem ser utilizadas bem próximas aos livros direcionando a leitura.

NovoPiso Interiores e Presentes

9. Um bom investimento também são as luminárias com pé, que garante o posicionamento correto da luz.

10. Se possível, escolha uma luminária com regulador de intensidade da luz (dimmer) e com lâmpadas frias, que geram menos calor.

Veja também: Veja como uma boa iluminação pode trazer bem estar aos ambientes – Entenda Antes!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a iluminação e como ela influencia nos estudos certamente não errará mais na hora de usá-la para aprender ou revisar.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Solicite um orçamento
×