Atenção na hora dos estudos, o que pode te prejudicar?

Primeiramente, muitas vezes, onde você estuda é tão importante quanto o que você estuda. Isso é comprovado por diversas pesquisas que apontam que o lugar ou o contexto no qual você estuda afeta como você vai se lembrar dessa informação. É claro que todo estudante sabe disso! Mas será que você já parou para pensar que a decoração também pode influenciar a atenção na hora dos estudos?

Mas, sim, existem muitos objetos que desviam atenção – alguns óbvios e outros nem tanto – que podem estar atrapalhando o seu desempenho nos estudos. Confira a seguir quais são esses objetos e como fazer para focar sua atenção no que realmente interessa.

Veja também: “Como a iluminação pode influenciar nas vendas de sua loja – Entenda Antes!

Eletrônicos

Começamos pelos principais vilões dos estudos: celular, televisão, computador e afins. É cada vez mais difícil se afastar dos dispositivos eletrônicos e quando estamos estudando, parece que eles ficam mais interessantes ainda. Já reparou nisso?

Você pode evitar a distração que esses objetos proporcionam de forma simples (e um pouco dolorosa). Remova televisores, rádios do seu espaço de estudo. Além disso, deixe o celular bem longe e, de preferência, no modo avião. Assim, você evita abrir aquela conversa no Whatsapp e quando perceber já está no Instagram assistindo todos os stories.

Mesas e cadeiras desconfortáveis

Ficar se contorcendo e com dores nas costas pode desviar totalmente a sua atenção nos estudos. Depois de longos períodos do dia com mesas e cadeiras desconfortáveis, as pessoas começam a se distrair e, na pior das hipóteses, prejudicam a sua saúde.

Portanto, é importante ter móveis ergonômicos para se sentir confortável e focar nos estudos. É recomendável ter uma cadeira com encosto, regulagem de altura e apoio para os braços se você for usar o computador. A bancada de estudos precisa ter uma altura entre 70 e 75 centímetros e com espaço suficiente para acomodar um computador, livros, cadernos e outros materiais necessários.

Karla Araujo Arquitetura e Interiores

Com isso você vai perceber vários benefícios de aprendizado, incluindo melhores níveis de atenção, melhor memória e mais concentração.

Cama

Então, você precisa ficar confortável, mas não muito. Especialmente se o seu ambiente de estudos for localizado no quarto, a sua cama pode ser uma verdadeira inimiga. Sentar na cama com pijama enquanto lê uma apostila pode ser um privilégio à princípio. No entanto, se você não for cuidadoso, a próxima coisa que vai se lembrar é de estar acordando de um cochilo não planejado.

Mas, se não for possível mudar o ambiente de estudos, tenha disciplina e evite sentar na cama enquanto está estudando. Opte sempre pela escrivaninha.

Muitos objetos decorativos

Primeiramente, você pode incluir objetos de decoração no espaço de estudo, como fotos de família ou um pôster com uma citação inspiradora. Isso pode ajudar a motivar algumas pessoas a continuarem estudando. Mas, quando usados em excesso, esses objetos que desviam atenção na hora dos estudos. Imagine o momento em que você vai estudar a matéria que mais detesta: um simples porta-retrato pode se tornar o centro das atenções facilmente.

Portanto, não exagere na decoração do seu cantinho de estudos e opte por objetos com cores mais suaves que transmitem paz e equilíbrio, como azul e verde. Lembre-se que esse ambiente foi projetado para ajudá-lo a estudar com mais eficiência, e não para se tornar uma distração.

Arqtª Thaís Gonçalves

Então, se você tem muitos desses objetos que desviam atenção nos estudos? Olhe ao seu redor e observe quais são os itens que o mantém disperso. Se possível, remova-os do local e faça uma decoração leve e inspiradora, ideal para estudar.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

Veja também: “Como usar quadros na decoração? Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário