Tipo de Rejuntes para Pisos e Porcelanatos!

Está construindo ou reformando e tem dúvidas sobre tipos de rejunte para pisos e porcelanatos? Então não deixe de conferir esta matéria e Entenda Antes tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Para que serve o rejunte?

O rejunte serve para unir peças de cerâmica, preenchendo o espaço entre elas, seja em um piso ou azulejo. Seu objetivo é vedar o revestimento e assim, evitar fissuras e infiltrações.

Outra função importante é compensar as irregularidades, o que facilita o alinhamento das placas.

É possível encontrar vários tipos de rejuntes no mercado, coloridos, especiais para cada obra.

No entanto, é fundamental adquirir um produto de qualidade e observe as caraterísticas, para que seja impermeável, resistente e durável. E também, que a aplicação seja realizada por um profissional especializado.

Veja a seguir os três principais tipos de rejunte e onde deve ser feita a aplicação de cada um.

Veja também: “Impermeabilização de sua construção, o que é e para que serve? Evite dores de cabeça! Entenda Antes!”

Tipos de rejunte

1. Rejunte acrílico

O rejunte acrílico é composto por resina acrílica, cimento, agregados minerais, pigmentos, aditivos e polímeros.

Pode ser aplicado tanto em áreas internas, quanto em áreas externas. É recomendado para pisos, revestimentos cerâmicos, pastilhas e porcelanatos. Seu espaçamento mínimo é de 2 mm.

O rejunte acrílico seca em até 12 horas, com a liberação da circulação no local.

Ele pode ser encontrado em diversas cores. É fácil de aplicar e de limpar.

2. Rejunte epóxi

O rejunte epóxi é um produto bicomponente à base de resina. Possui elevada resistência química e mecânica.

Também pode ser aplicado em áreas internas e em áreas externas. Ele é indicado para piscinas, porcelanatos, revestimentos cerâmicos e pisos. Seu espaçamento mínimo é de 1 mm.

O epóxi tem uma aplicação mais complicada do que o rejunte acrílico e deve ser feita até 72 horas depois que o piso ou azulejo foi assentado.

Além disso, assim que terminada a instalação, é importante tomar algumas medidas, tais como a limpeza com uma esponja úmida para evitar o surgimento de manchas. Também é possível utilizar produtos próprios para este fim que sejam isentos de ácidos.

E detalhe: a cor final do epóxi torna-se diferente da tonalidade do pó, por conta da mistura com os componentes.

3. Rejunte cimentício

Como o próprio nome já diz, sua composição é cimento, mais agregados minerais, pigmentos (para acrescentar cor) e aditivos e polímeros (que servem para definir o tipo de exposição que o revestimento vai ter).

Este é um rejunte indicado para porcelanatos em áreas internas e externas. Precisa de um espaçamento mínimo de 2 mm no caso de porcelanatos e de 3 mm no caso das cerâmicas.

É o rejunte mais comum e barato. Sua aplicação é fácil, basta simplesmente misturar com água e aplicar entre as peças. Demora cerca de 24 horas para secar.

Mas atenção! É recomendado que seja impermeabilizado se for colocado em áreas como banheiro e cozinha, bem como que receba um aditivo resistente à formação de fungos.

Veja também: “Áreas de lazer para você se inspirar – Entenda Antes!”

PRIMORE Engenharia e Design

Cores do rejunte

Se você pretende ter um ambiente mais clean e que as placas pareçam ser uma única peça, escolha um rejunte da mesma cor do revestimento. Os tons neutros, como o cinza claro ou o branco off white, garantem um visual mais básico, formal e uniforme, especialmente nos ambientes internos.

A escolha do rejunte de cor similar ao piso produz um efeito de continuidade e harmonia. Permite também disfarçar alguns defeitos de assentamento, como recortes e juntas com larguras diferentes.

No entanto, se você deseja uma decoração um pouco mais ousada e não tem medo de usar cores fortes, aposte em rejuntes coloridos que façam contraste com o revestimento. Em um porcelanato com desenhos e texturas, por exemplo, você pode aplicar o rejunte branco para destacar o revestimento.

E atenção! Se você mora em uma região litorânea, próxima do mar, você pode se surpreender com rejuntes sujos ou manchados. Nesse caso, pode ser uma boa ideia investir em um material de tonalidade mais escura ou, para imóveis bem próximos da praia, vale escolher um rejunte de cor areia.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário