Arquitetura paramétrica: o que é e onde posso usar?

arquitetura paramétrica

Você já ouviu falar a respeito de arquitetura paramétrica? Não? Mas certamente você já ouviu falar ou já visitou o Centro Aquático de Londres ou o Walt Disney Concert Hall, não? Caso não, basta realizar uma rápida pesquisa pelo Google para avistar essas belíssimas obras de arte arquitetônicas.

Elas foram idealizadas por Zaha Hadid e Frank Gehry, respectivamente. Esses são grandes nomes da arquitetura paramétrica. Certamente, ao conferir as imagens, você perceberá que já viu outras estruturas arquitetônicas no mesmo estilo. Mas talvez não tenha visto residências comuns com um estilo arquitetônico tão diferenciado, não é mesmo?

A boa notícia é que é possível sim aplicar o conceito da arquitetura paramétrica em sua residência e deixá-la mais sofisticada e moderna. Sendo assim, continue acompanhando este post e saiba mais sobre o assunto. Boa leitura!

O que é arquitetura paramétrica?

Arquitetura paramétrica significa aplicar os conhecimentos específicos da arquitetura a dados, tais como a carta solar e os ventos predominantes, por exemplo, para gerar parâmetros que irão servir de fundamento para a criação do projeto arquitetônico. 

Para isso, são utilizados softwares de computação gráfica e análise de parâmetros a partir de algoritmos. Esses algoritmos irão orientar o trabalho do arquiteto para que ele crie um projeto que atenda aos parâmetros propostos. 

Sendo assim, a arquitetura paramétrica nada mais é do que elaborar um projeto arquitetônico a partir de parâmetros. Vale destacar que as formas obtidas no design paramétrico são mais orgânicas que as formas comuns. Por isso, o design planejado a partir de parâmetros se destaca perante os demais. 

Devido ao incrível e inovador design obtido através desse método, diversas outras áreas o aplicam, principalmente no design de produtos. Dentre os exemplos mais comuns, temos o setor automobilístico e o setor de vestimenta e acessórios. 

Onde e como surgiu?

Não há um consenso sobre onde e como surgiu a arquitetura paramétrica.

Não há um consenso sobre onde e como surgiu a arquitetura paramétrica. Uma das versões aceitas aponta que a expressão apareceu a partir do intenso uso da computação nos projetos arquitetônicos. Sendo assim, o avanço tecnológico possibilitou que a arquitetura se aperfeiçoasse, surgindo assim um novo ramo, a arquitetura paramétrica. 

Em 2008, Patrik Schumacher, que é o atual proprietário do escritório da Zaha Hadid, apropriou-se da expressão “Parametric Design”.

Como usar no meu imóvel?

Como você pôde perceber, a arquitetura paramétrica pode ser empregada de diversas maneiras. Desse modo, não há um local específico de seu imóvel que você não possa aplicar esse conceito.

Nesse sentido, por mais que vejamos muito a arquitetura paramétrica ser aplicada em grandes projetos arquitetônicos, ela pode ser facilmente utilizada para a construção de seu lar. Para isso, basta contar com um profissional especializado. 

Sendo assim, veja a seguir algumas dicas de como usar a arquitetura paramétrica em seu imóvel.

  • Fachada da residência

Uma dica interessante de uso da arquitetura paramétrica é na fachada da casa. Isso porque esse tipo de arquitetura se destaca perante as demais, evidenciando a beleza de sua residência. 

  • Jardim

Caso você goste de cultivar um jardim bonito, a arquitetura paramétrica pode auxiliá-lo a possuir um jardim ainda mais elegante. Você pode conversar com o seu arquiteto e juntos elaborarem uma estrutura diferenciada para servir de suporte para as plantas. O caráter orgânico da construção ficará lindo com o jardim colorido ou repleto de folhagens.

  • Área da piscina

A arquitetura paramétrica também pode auxiliar você a deixar a área da piscina mais charmosa, confortável, convidativa e sofisticada. Converse com o seu arquiteto e veja a possibilidade de elaborar uma estrutura para resguardar a parte da piscina. Ou seja, uma espécie de parece, mas bem trabalhada dentro dos parâmetros selecionados. 

A estrutura pode ser vazada, o que possibilitará a entrada do sol, mas também sombra. Assim, a família e os amigos se sentirão mais confortáveis em um espaço mais restrito. Mas poderão ter também uma visão ampla do restante do pátio. 

Como a estrutura pode tomar um formato orgânico e ondulado, o arquiteto poderá trabalhar com a ideia de ondas. Além das ondas, o ondulado também poderá lembrar o movimento do vento. Enfim, o frescor necessário para um bom ambiente de verão. 

  • Design de interiores

O design paramétrico também é muito aplicado no design de interiores. Sendo assim, invista em alguns locais da residência, mas não todos. Como a arquitetura paramétrica se destaca, é necessário que o profissional tome os devidos cuidados para não exagerar na dose. 

Sendo assim, é possível realizar todo o design interior com parâmetros, mas em alguns cômodos é interessante criar designs mais limpos. O que irá proporcionar uma maior harmonia. 

 

  • Divisão de ambientes

 

Por fim, mais uma dica de aplicação da arquitetura paramétrica para a sua casa é utilizá-la em estruturas de divisão de ambientes. Muitas pessoas utilizam esquadrias diferenciadas para a divisão de cômodos dentro da casa. Contudo, é possível utilizar a arquitetura paramétrica para isso também.

Em ambientes internos que não tenham muito acesso à luz e a circulação de ar, é interessante investir em uma estrutura que viabilize a passagem de luz e vento.  Sendo assim, converse com o seu arquiteto de confiança e veja a possibilidade de utilizar a arquitetura paramétrica nesses cômodos. 

Concluindo…

E então, o que você achou da arquitetura paramétrica? Como você pôde perceber, esse estilo de obra arquitetônica pode proporcionar muito estilo, personalidade e destaque para a sua residência. Sendo assim, não são apenas obras de grande porte que podem ser idealizadas por meio desse conceito. É possível sim realizar projetos alinhados com o cotidiano das pessoas dentro de suas casas, proporcionando até mesmo maior conforto. E isso é possível justamente porque a arquitetura é toda pensada a partir de parâmetros. 

Nesse sentido, se você está planejando a construção de um lar ou até mesmo pensando em reformar um determinado cômodo de sua casa, a arquitetura paramétrica é uma ótima alternativa. 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário