(Clique no vídeo para acompanhar visualmente esse artigo!)
(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
Se você sonha em ter uma piscina em casa, mas vive adiando a obra por conta do trabalho que dá, temos uma solução incrível para você: piscinas elevadas pode ser o que você precisa. Quer saber mais sobre isso? Veja o post e Entenda Antes!
Piscinas elevadas
As piscinas elevadas ou acima do solo são aquelas que, para sua instalação, não é necessária a escavação do terreno, já que elas ficam posicionadas sobre a superfície do solo.
Elas são uma ótima alternativa, apresentam várias vantagens e possibilidades de personalização e valorizam qualquer área externa. Piscinas elevadas são sofisticadas e modernas.
As piscinas elevadas são ideais nas seguintes situações:
É impossível a escavação do solo;
O orçamento é pequeno;
O espaço é reduzido;
Quando não se quer quebrar o revestimento do piso;
Em varandas ou terraços (desde que tenha estrutura para suportar);
Quando a intenção é dar um toque original e sofisticado no projeto.
As vantagens das piscinas elevadas
Economia
O custo final das piscinas elevadas pode chegar a ser menor do que o das piscinas convencionais, por não ser preciso escavar o solo e fazer toda a preparação do mesmo para que a piscina tenha a profundidade desejada. Porém, isso pode variar, já que a escolha de gastos fica ao seu critério.
Rapidez na finalização do projeto
As piscinas elevadas podem ser construídas sobre o piso já existente, facilitando assim sua instalação e fazendo com que o projeto seja concluído em menos tempo.
Menos entulho
Como a obra é mais prática e rápida pelo fato de não ser necessária a escavação, a edificação de piscinas elevadas gera menos entulho durante a construção, ou seja, você não terá aquela bagunça gigantesca em sua casa.
Podem ser construídas em qualquer espaço
As piscinas elevadas podem ser adaptadas a qualquer espaço. Um quintal ou jardim pequeno não é obstáculo.
São bonitas, sofisticadas e modernas
Piscinas elevadas dão beleza, sofisticação e modernidade a qualquer quintal, terraço ou jardim. Ficam ainda mais perfeitas quando construídas em locais altos e com vista privilegiada, tais como lajes e coberturas.
A estrutura das piscinas elevadas
As piscinas elevadas podem ser montadas de várias formas e com diversos materiais.
Podem ser utilizados modelos pré-fabricados de fibra ou lona estruturada de PVC. Podem também ser construídas em alvenaria ou concreto armado e revestidas internamente por vinil, ladrilhos ou pastilhas.
A estrutura deve ainda receber um acabamento externo, de alvenaria, concreto revestido ou madeira, que pode, muitas vezes, esconder o maquinário.
As piscinas elevadas construídas em alvenaria ou concreto são as mais comuns e podem ter os mais variados formatos, possuir níveis diferentes e degraus internos.
O interior da piscina deve receber um revestimento, já o lado externo pode ficar da forma que você preferir: concreto aparente, cimento queimado ou madeira, por exemplo.
Mas atenção! Piscinas elevadas precisam ser projetadas por profissionais capacitados. Do contrário, você pode ser surpreendido com rachaduras e trincas. Lembre-se: o barato pode sair caro!
Personalizando sua piscina elevada
Sua piscina pode ter o acabamento que você e sua imaginação quiserem, ganhando assim um toque muito especial. Veja algumas dicas e sugestões.
As piscinas elevadas podem ser revestidas com os mesmos materiais das piscinas convencionais, tais como pedras e cerâmicas.
A madeira é o material preferido quando o assunto é a área externa de uma casa. É um material aconchegante que fica perfeito com o verde do jardim e o charme de varandas e quintais. Por isso, pode investir sem medo em decks de madeira para a sua piscina. Hoje também existe um deck de PVC que imita perfeitamente a madeira.
Uma forte tendência é usar porcelanatos que simulam outros tipos de materiais, como os pisos e revestimento que imitam a madeiras, pedras naturais, aço, etc. Assim, você garante um visual moderno e econômico.
Escolha sempre um material antideslizante, para evitar acidentes.
Quer algo elegante e muito moderno? Inclua ao menos uma borda de vidro na sua piscina elevada. Neste caso, o vidro utilizado deve ser o laminado, que é mais seguro e resistente à pressão da água. Um profissional qualificado irá saber te indicar os materiais certos para o seu projeto!
Veja também: Você NÃO precisa perder tempo com projeto para construir sua casa. Entenda o porquê!
Se você quer uma piscina pequena, mas de grande profundidade, a solução é construir um deck de madeira bem elevado, para que o espaço entre o deck e o solo seja alto o suficiente para dar uma boa profundidade.
Você também pode instalar um Spa ou Ofurô elevado.
Veja também: Banheira, spa e ofurô: conheça as diferenças e saiba qual comprar
O que achou das piscinas elevadas? Já está pensando em fazer uma em sua casa? hehe
Deixei sua opinião ou sugestão nos comentários, isso é muito importante para nós!
Entenda Antes de fazer!
ótimas notícias, obrigado
Oi Anouk, que ótimo!
Nós do Entenda Antes- O Mundo da Construção que agradecemos, de uma olhadinha em nossa plataforma digital app.entendaantes.com.br, la você terá acesso a diversas noticias do Mundo da Construção.
Abraço!
[…] 23 Piscinas elevadas para você se inspirar – Veja as vantagens e dicas para construir a sua. […]
[…] 23 Piscinas elevadas para você se inspirar – Veja as vantagens e dicas para construir a sua. […]
Como se faz e o que é preciso para fazer a base para construir uma pequena piscina de alvenaria sobre o solo?
Olá Margareth, aconselho você a solicitar um orçamento para receber indicações de profissionais do segmento para te auxiliar melhor. O link é https://app.entendaantes.com.br/peca-seu-orcamento