(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
O Estilo Rústico é normalmente associado às casas de campo. Mas nada impede que você adote esse estilo também na cidade, até mesmo nas casas de praia! O estilo rústico tem como maiores características o regresso às origens e muito conforto e aconchego.
Então, confira aqui as características e dicas de como usar esse estilo na sua decoração!
O Estilo Rústico
A palavra “rústico” está relacionada ao ambiente rural e as formas grosseiras. Onde as coisas eram feitas sem muita atenção com relação aos detalhes!
Mas para uma peça ser considerada rústica, tem que ter formas naturais e acabamentos não delicados. Até mesmo imperfeitos, mesmo que essa imperfeição seja proposital. Então essas peças devem remeter ao campo ou ser o mais natural possível! Como as mesas de tronco de árvore, por exemplo!
Se você também é apaixonado por esse estilo, saiba que é muito fácil entrar no clima. Vigas de madeira aparentes, com marcas do tempo, paredes irregulares e muita madeira fazem parte desse estilo. Bem como os seguintes materiais: pedra, cal, barro, couro, cimento e metal não polido.
Veja também: Série estilos de decoração | Estilo industrial dicas e exemplos, descubra suas características.
Características do estilo rústico
Para começar agora sua decoração em estilo rústico, tenha em mente que:
- Primeiramente, a paleta de cores do estilo rústico é composta pelo branco-sujo. Também os tons terra ou tonalidades pastel muito claras.
- Mas os pontos de cor aparecem nos têxteis. Invista no xadrez, floral, listras, patchwork, algodão e chita. Então, a essência do estilo rústico é a mistura desses vários padrões.
- Invista em peças antigas, com personalidades e histórias. Mas quanto mais velhas forem as peças, melhor.
- Mas os móveis antigos e rurais trazem marcas do passado. As camas geralmente são pequenas e estreitas. Mas, por sua vez, guarda-roupa, cômodas, baús e mesas são de dimensões maiores. Os sofás são confortáveis e cobertos de almofadas e mantas. Assim, é comum também a presença de cadeiras de balanço na decoração em estilo rústico.
- Então, fuja dos vernizes e peças em laca brilhante.
- Os móveis e peças de decoração podem ser pintados ou deixados em seu estado original. Mas no estilo rústico a imperfeição é visto como algo belo! Portanto não se preocupe muito com acabamentos.
- As paredes podem revelar seu aspecto natural, quer ele seja pedra ou tijolo. Então, pode apostar também em paredes revestidas por madeira natural ou então pintadas em tons claros.
- O piso de madeira é típico do estilo rústico. Então quando o assunto for tapetes, escolha modelos simples em algodão, sargaço ou fibra de coco.
- Nas janelas, a ordem são cortinas leves, simples, em tons claros e discretos.
- As flores do campo são um complemento importante nos ambientes decorados no estilo rústico.
- Então na cozinha, dê um toque de informalidade e aconchego usando na decoração objetos do dia a dia. As jarras de vidro, louça antiga, objetos em cobre, colheres de pau, latas, cestos de vime e palha e peças artesanais são bem vindos.
- E quando o assunto é organização, o estilo rústico pede prateleiras abertas.
Veja também: 23 Piscinas elevadas para você se inspirar – Veja as vantagens e dicas para construir a sua.
Variações do estilo rústico
Estilo rústico italiano
O estilo rústico na Toscana, sul da Itália, pede telhas de pedra rústica e interiores feitos de madeira maciça. Mas neste estilo é comum a existência de contrastes. Sofás opulentos, mesas e camas com acabamentos naturais, cômodas e aparadores simples, por exemplo. Assim, dão equilíbrio aos ambientes e tornam tudo muito acolhedor e agradável.
Estilo rústico escandinavo
O estilo rústico escandinavo explora a madeira natural, as cores azul e branco, baús antigos e outros acessórios que são característicos do ambiente nórdico.
Veja também: Jardim de inverno – Elegância, aconchego e harmonia aos ambientes. Entenda Antes de Fazer!
Estilo rústico americano
No estilo rústico americano prevalece as combinações de madeira em tons naturais e cores neutras como o azul. Mas nesses ambientes não podem faltar uma bela cadeira de balanço e o tradicional xadrez.
Estilo rústico inglês
Primeiramente, grandes poltronas na frente da lareira, sofás de couro, escrivaninhas antigas de madeira nobre. Também grandes estantes de livros e móveis clássicos compõem este estilo cheio de charme britânico e muito conforto.
Veja também: Cobogós e divisórias vazadas voltam com tudo, decorando e dividindo ambientes!
Estilo rústico francês
Neste estilo, a principal característica marcante são as imperfeições e desgastes naturais dos móveis e acessórios. Então aposte em materiais e tecidos que possuam irregularidades.
Wabi-sabi
O wabi-sabi é uma variante do estilo rústico. De inspiração japonesa, ele destaca a beleza imperfeita e marcada pela passagem dos anos. E atenção: este estilo aparece com uma grande tendência de decoração para 2018.
O que você achou desse estilo? Gostaria de ter uma decoração com algumas das características citadas em sua casa?
Me conte nos comentários o que você achou.
Entenda Antes de fazer! 😉
[…] Série estilos de decoração | Estilo Rústico dicas e exemplos, se inspire e crie a casa dos seus … […]
[…] pelo estilo rústico, reciclado, de metal, ferro oxidado ou escovado, é um visual que une o urbano e o descolado, […]
[…] Veja também: Série estilos de decoração | Estilo Rústico dicas e exemplos, se inspire e crie a casa dos seus … […]
Muito Bom Seu Artigo, Parabens pelas dicas