Tudo o que você precisa saber sobre a manutenção de casas pré-fabricadas!

Tudo o que você precisa saber sobre a manutenção de casas pré-fabricadas!

Mesmo que sejam lindas, as casas pré-fabricadas precisam de cuidados. Um equívoco muito comum entre as pessoas, é pensar que a manutenção de casas pré-fabricadas não se faz necessária. Provavelmente, como são mais rápidas e fáceis de montar, oferecem essa ideia equivocada. De qualquer maneira, assim como toda residência, merecem a devida atenção. Afinal, essas casas, mesmo sendo práticas, possuem a necessidade de manutenção.

Em suma, é preciso realizar pequenas vistorias e reparos sempre que possível e o mais indicado é que isso ocorra a cada dois anos. Portanto, a intenção é que elas se mantenham boas por muito mais tempo. Pois mesmo que o objetivo não seja passar o resto da vida nela, é preciso pensar no futuro. Ou seja, caso um dia ela seja alugada, por exemplo, precisa estar em boas condições. Assim, é possível ter um retorno agradável e sentir que todo o esforço para adquiri-la, de fato, valeu a pena. Entenda melhor sobre o assunto e saiba como funciona a manutenção de casas pré-fabricadas e esclareça todas as suas dúvidas.

Por que realizar manutenções?

Qualquer casa pode se tornar um ambiente arriscado ou impróprio para viver caso manutenções não sejam realizadas. Além disso, quanto mais manutenções são feitas de forma programada, melhor se encontra o ambiente. Essas manutenções, muitas vezes, nem sempre são grandes coisas. Afinal, pode ser somente a aplicação de um novo verniz, renovar os vidros, trocar madeiras, etc. É importante ressaltar que as manutenções colaboram de grande forma para que o ambiente se torne muito mais agradável. Existem indivíduos que, por exemplo, julgam as casas pré-fabricadas como sendo feitas com materiais ruins. Porém, a verdade é que, dificilmente a culpa é da construtora, do arquiteto ou dos materiais utilizados. É sim, de fato, possível encontrar casas com materiais mais simples e fracos. Entretanto, as manutenções fazem com que mesmo os materiais mais simples tenham ótima durabilidade. Por conta disso, é de suma importância garantir manutenções adequadas, estratégicas e muito eficazes.

Manutenção de casas pré-fabricadas

Existem uma série de manutenções que podem e devem ser feitas nas casas pré-fabricadas. Essas manutenções são muito mais necessárias nas casas de madeiras. O motivo é que, como a madeira é algo que merece maior atenção, deve-se garantir esse aspecto. Além disso, elas ficam muito mais viçosas e belas a partir do momento que são bem cuidadas. Dessa forma, é indispensável prestar atenção nesse ponto. Em suma, mesmo quando se trata de uma madeira extremamente cara e de altíssima qualidade, a manutenção é necessária. Afinal, isso faz com que ela tenha uma qualidade acima do comum e dure por muito mais tempo. Aliás, é muito frequente observar casas pré-fabricadas bem melhores que outras. Nem sempre isso está ligado com o dinheiro que a pessoa investiu na casa, mas sim, no cuidado. Portanto, é possível observar casas de 10 anos atrás, mas que parecem-se como novas. Confira os principais cuidados:

1. Elétrico

Manutenção de casas pré-fabricadas: Parte elétrica

Como já é de se imaginar, a parte elétrica de uma residência conta muito. Afinal, ela está ligada em grande parte com a segurança dos moradores. Uma casa pré-fabricada que não possui manutenções elétricas, é uma casa não muito segura para se viver. Além disso, negligenciar esse aspecto pode resultar em sérios problemas. Um exemplo disso, é em relação aos eletrodomésticos que queimam com frequência, cheiro de queimado saindo da torneira, etc. Dessa maneira, indica-se veementemente que as manutenções elétricas sejam feitas. Principalmente quando a casa é de madeira, há uma probabilidade muito maior de necessitar dessas manutenções elétricas.

Dependendo do tamanho da casa, quantidade de moradores e diversos outros fatores, a frequência da manutenção muda. Existem moradores, por exemplo, que querem garantir 100% de eficácia e segurança. Por conta disso, solicitam reparos elétricos e testes mensais. Já outros, preferem realizar uma vez a cada dois meses ou uma vez por ano.

2. Manutenção hidráulica

manutenção de casas pré-fabricadas: Parte de encanamentos

É inútil evitar, já que todas as residências necessitam de manutenção hidráulica. A intenção é sempre evitar problemas. Ou seja, residências que começam a apresentar uma conta maior de água, vazamentos e inconstâncias, precisam da manutenção. Nesse tipo, encontram-se as manutenções preditiva, corretiva e preventiva. Cada uma delas possui uma finalidade. Entretanto, todas colaboram para a melhoria eficaz do ambiente. Ademais, também servem como uma ótima forma de evitar custos. Afinal, evitam gastos desnecessários e focam muito mais em evitar problemas, principalmente a preditiva e preventiva. Já quando um problema infelizmente aconteceu, o tipo de manutenção solicitado deve ser a corretiva. Caso a intenção seja apenas se precaver, a manutenção preventiva é a melhor. Já a preditiva, serve como uma forma de avisar quais locais estão prestes a ter um problema em breve. Por isso, é muito importante mantê-las sempre no cronograma de manutenção de casas pré-fabricadas e garantir tranquilidade.

3. Manutenção da madeira

Manutenção de casas pré-fabricadas: Madeiras

Assim como as demais manutenções, a madeira também merece atenção. Na manutenção de casas pré-fabricadas, ela é um dos aspectos principais. Ademais, garante a qualidade do imóvel. Porém, muito além disso, também serve para a estética. Ou seja, com ela é possível obter uma casa pré-fabricada bonita por muito mais tempo. Tudo isso colabora também para evitar que cupins e demais animais a ataquem. Logo, aumenta a durabilidade do material, além de deixá-lo mais bonito e também protegido. Tais características são extremamente importantes para quem deseja manter uma residência. Principalmente, é claro, quando a manutenção ocorre em casas pré-fabricadas de madeiras. Afinal, as madeiras são mais sensíveis e exigem, de fato, um cuidado mais intenso e assertivo. Por isso, muitas vezes indica-se a utilização de vernizes com proteção contra cupins. Outra ótima opção são os vernizes que não deixam a água penetrar na madeira. Assim, o exterior estará sempre bonito.

Valores e profissionais

Juntar dinheiro e se planejar para uma manutenção de casas pré-fabricadas é a melhor forma de garantir eficácia e durabilidade do ambiente. Ademais, é possível encontrar esse serviço disponível por valores menores que um salário mínimo. Mesmo que pareça um valor muito alto, é possível encontrar locais onde ele é parcelado e, assim, torna-se mais acessível. De fato, as manutenções são as responsáveis por manter as residências bonitas. Logo, elas podem futuramente também servir como uma ótima fonte de renda. Afinal, sabe-se que casas bem cuidadas são as mais procuradas em sites de aluguel e compra.

Quando o exterior e o interior da casa estão ok, ninguém se importará de pagar o preço. De qualquer maneira, encontrar profissionais adequados também é importante. A Entenda Antes, por exemplo, possui os melhores negócios e os realiza de maneira muito ágil. Afinal, atuam indicando especialistas confiáveis e experientes na sua região. Dessa forma, não há com o que se preocupar.

Conclusão

Como visto, a manutenção de casas pré-fabricadas é algo fácil e exige somente um pouco de planejamento para que tudo saia como o planejado. Dessa maneira, é possível mantê-la muito mais bonita e em perfeito funcionamento por muito mais tempo. Possui alguma sugestão ou opinião? Entre em contato conosco ou comente na publicação!

Você pode se interessar: Casas pré fabricadas | O Guia completo para quem vai investir em construção

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário