Lareira à gás: Como funciona e qual o melhor modelo?

Lareira a gás: Como funciona e qual o melhor modelo?

Um dos itens de decoração mais desejados nos dias de hoje são as lareiras. E assim, como vários produtos de alta demanda, existem vários tipos de lareiras. A lareira a lenha tradicional está ficando para trás, sendo utilizada cada vez menos. Como uma alternativa mais atraente a lareira à gás tornou-se a mais procurada. No entanto, sua instalação deve ser bem planejada para evitar problemas no futuro. Ou seja, é importante contar com a ajuda de um especialista antes de tomar qualquer decisão.

Por isso, reunimos nesse artigo algumas informações importantes para você que está pensando em adquirir uma lareira à gás.

Boa leitura.

Primeiramente, como funciona a lareira à gás?

Como funciona uma lareira à gás?

A lareira à gás, é bastante prática e funcional. A princípio, ela necessita somente de uma tubulação de cobre, um registro no local em que for colocada, um dispositivo de segurança que corta a saída de combustível caso a chama se apague e um ponto de gás que é de onde vem a chama.

O gás pode ser o natural (gás de rua) ou o liquefeito, conhecido como gás de cozinha. É interessante ter um registro independente, para que em casos de manutenção não seja preciso cortar o gás da casa inteira. Seu acionamento é feito por um botão, similar ao de um fogão ou até mesmo por um controle remoto.

Já as lareiras menores não têm necessidade de ter chaminé, porém, é recomendada para que o gás carbônico proveniente da queima vá embora mais rapidamente. Ainda assim, recomenda-se também que o ambiente seja ventilado.

A lareira à gás pode ter dois modelos:

  1. As “lareiras lineares” que possuem pedras vulcânicas e necessitam de um nicho de alvenaria para ser colocada. Esse nicho é uma caixa com espaço central aonde se encaixa a lareira.
  2. As de “lenho cerâmico”, é uma falsa lenha que fica sobre o queimador imitando o lenho tradicional.

Vantagens da lareira à gás

As vantagens de uma lareira à gás

A principal vantagem de lareira à gás é que ela não emite ou fumaça, ou fuligem. Consequentemente, não sujam o ambiente. Você não se sente “defumado” por estar em um lugar esfumaçado. Por não fazer fumaça ela pode ser instalada em qualquer lugar da casa, sem contar que como não gera cinzas provenientes da queima da madeira. Ou seja, não tem necessidade de se preocupar com a limpeza, economizando seu tempo.

Esse modelo, também não tem demanda de abastecimento constante, como acontece com as lareiras a lenha. Assim, permitem mais conforto e praticidade. A lareira à gás, evita o trabalho pesado de compra, armazenamento e manuseio das lenhas.

Leia também: Como construir uma lareira? Conheça a melhor forma!

Nesse tipo de lareira, o aquecimento das pedras vulcânicas se mantém por mais tempo, ainda que o fogo esteja baixo. Ou seja, ela mantém o ambiente mais quente além do que é esperado convencionalmente.

Optar por uma lareira à gás otimiza o ambiente, dando lugar para outras peças decorativas, pois ela não necessita de um espaço grande para ser colocada. Podem ser instaladas em casas ou apartamentos, em lugares como salas, quartos, escritórios, terraços, etc.

Outra vantagem da lareira à gás é que ela podem ser feita sob medida, com especificações exatas. Você pode, até mesmo, optar por uma ou duas linhas de fogo. Pode ser modelo cooktop, formato de caixa, entre vários outros modelos. Da mesma forma, pode-se escolher o tipo de acabamento que você desejar, tornando-a um acessório decorativo único e exclusivo.

Apesar da lareira à gás ter um certo custo inicial significativo, com a sua instalação, os custos operacionais são mais baixos do que as lareiras decorativas elétricas ou a etanol, por exemplo.

Dicas de decoração

Dicas de lareira à gás

  • Para ambientes espaçosos e altos uma boa dica para compor sua lareira é utilizar uma escada como decoração, elas deixam o visual moderno e despojado, dando um toque especial.
  • A lareira é um bom lugar para ler um livro. Ou seja, quem gosta de um cantinho tranquilo e sossegado, é só colocar uma poltrona aconchegante e separar seus livros preferidos para leitura.
  • Plantas e lareiras são uma ótima combinação, não tem nada mais charmoso que isso para preparar seu ambiente.
  • Lareiras à gás é uma ótima opção para ambiente com televisão. Se você não quer correr o risco de ter algum problema eletrônico e gosta de chamas fortes, opte por esse tipo de lareira.
  • Nada melhor do que dormir bem quentinho no inverno, não é mesmo? Por isso, ter lareiras À gás no quarto é uma ótima opção para se aquecer. Além disso, você não terá que se preocupar em inalar a fumaça gerada na lareira.
  • Cores vivas sempre deixam o ambiente divertido. Por isso, pense em colocar uma lareira combinando com as cores fortes. Assim, você pode criar um local perfeito para reunir com sua família para jogos e brincadeiras.
  • A lareiras à gás é ótima para ambientes externos e abertos, onde o vento circula. O fogo dura mais tempo e proporciona o efeito tipo fogueira, excelente para noites especiais.

Continue lendo sobre esse assunto: Lareiras: Tudo o que você precisa saber sobre elas!

Quando o outono e inverno vão chegando, vamos tirando nossas roupas de frio do armário para nos preparamos. Nesse momento, com certeza gostaríamos de uma lareira quentinha. Como vimos, são tantas a vantagens de uma lareira a gás que pensamos: Porque não instalei uma ainda?

E você, qual modelo mais gostou? Não perca tempo e procure um especialista para providenciar uma! Mas não se esqueça, quando for comprar sua lareira à gás verifique se ela possui uma válvula de segurança e se está dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário