Como funciona a automação de cortinas e persianas? Entenda Antes!

O mercado vem ganhando grande avanço tecnológico e crescendo a todo o tempo, com as novidades surgindo por todos os cantos do mundo. Todos os ramos são privilegiados de alguma forma, com as inovações do meio. Seja na questão econômica, pelo reconhecimento da qualidade do produto, ou então pela função inovadora que ele exerce, mas de alguma forma, a tecnologia sempre traz vantagens pra quem a usufrui.

Veja também: Automação residencial em imóveis, portas e janelas automatizadas, tudo o quê você precisa saber – Entenda Antes!

No campo da arquitetura não poderia ser diferente. Principalmente porque é um dos meios em que mais se vê a necessidade de modernizar, tanto no processo de construção, fazendo da tecnologia uma aliada para acelerar a obra, diminuir os custos da mesma, etc…, quanto após o seu término, ao utilizar este espaço, pois a procura pela praticidade na utilização dos objetos presente em uma residência, escritório, vem crescendo cada vez mais.

Assim é o caso por exemplo, das cortinas e persianas automatizadas que estão conquistando seu espaço gradativamente, e ganhando apreciadores por todos os cantos.

As janelas e persianas são itens essenciais para controlar a luminosidade e até a temperatura do ambiente, mantendo o seu conforto, e valorizando sua estética. Portanto, em virtude da função que ela exerce no ambiente, seu manuseio é muito freqüente, por esse motivo, a automação deste objeto facilita sua utilização e preserva a qualidade do mesmo.

Qual a diferença entre cortina e persiana?

Vale lembrar que apesar de cortinas e persianas exercerem a mesma função no ambiente, suas características são distintas.

As cortinas são modelos mais tradicionais, e são mais procuradas por quem se identifica com este estilo de decoração para integrar o ambiente, porém não é uma regra. Além do que, o fato de serem fabricadas em tecido, possibilita a sua adaptação em qualquer ambiente, pois há uma grande variedade de tecidos disponíveis no mercado que podem ser escolhidos para compor o ambiente de acordo com o seu estilo.

Já a persiana possui como característica, um caráter mais moderno e são confeccionadas em PVC, madeira, metal ou palha, o que possibilita sua utilização em ambientes modernos e/ ou com característica clean, em virtude da particularidade dos materiais utilizados na fabricação.

Independente do material utilizado na sua fabricação, cortinas e persianas são capazes de ser automatizada, cada uma com suas particularidades.

Portanto, para que seja feita uma escolha adequada, é necessário levar em consideração o objetivo pela qual ela está sendo instalada, seja pela segurança, conforto, privacidade, etc…, o investimento disponível para tal fim, local em que será utilizada, como em uma residência ou salas comerciais, e então, através desta análise, é possível atender as necessidade de quem irá adquirir o produto.

Por esse motivo é tão importante a contratação de um profissional qualificado para auxiliar na escolha, seja ele um Arquiteto, Design ou semelhante.

As cortinas, por exemplo, são mais utilizadas para compor ambientes residenciais, principalmente pelas suas características estéticas. Mas isso não impede de que ela seja utilizada em outros estabelecimentos, pois como já foi citado, depende de todo o conjunto, principalmente do tecido escolhido para integrar a cortina.

A principal vantagem da cortina automatizada é o aumento de sua vida útil, já que o contato manual é reduzido (na escolha da automatização através de sensor), diminuindo os danos causados por ele. Assim como também tem a vantagem de poder ser utilizada em locais em que as cortinas estão instaladas em pontos mais altos de um cômodo, onde há a dificuldade de manuseio pela sua altura.

Veja também: Veja como funciona a automação de iluminação – Entenda Antes!

Já as persianas, geralmente são mais procuradas para serem instaladas em ambientes comerciais, escritórios, e nos demais locais em que haja inúmeras aberturas, pois há a facilidade de poder controlar de uma certa distância sua abertura para a entrada de ventilação e luminosidade.

Além disso, existe a possibilidade de poder programar as persianas para abrir e fechar em determinadas horas do dia, trazendo comodidade e eficiência energética aos locais.

Em razão disto, esse modelo tem uma busca maior pelas empresas, pois levando em consideração a energia economizada em todos os ambientes, a economia total do estabelecimento é muito significativa. Mas, assim como as cortinas, as persianas também não são impedidas de serem utilizadas em outros locais, pois se adaptam em qualquer ambiente, quando há a indicação e consultoria de um bom profissional.

Meios de automação e cortinas e persianas

A forma com que as cortinas e persianas são automatizadas variam desde ativação no controle remoto, interruptor, por sensor, ou smartphone. E para que esses comandos sejam acionados, é necessário que elas estejam conectadas a um motor, que variam de acordo com o fabricante, podendo ser embutido no trilho ou então instalado próximo à cortina/ persiana.

Àquele que escolhe o controle remoto ou interruptor como meio de automação, têm os seus comandos acionados através de rádio freqüência ou infravermelho, permitindo ao usuário além da função básica de abrir e fechar, poder programar no objeto estas mesmas funções, para serem executadas durante o dia em horários determinados.

Já quem opta pela automação através do sensor, tem a atividade exercida por ele por meio de um dispositivo do próprio motor que atende aos comandos de voz, luz, movimentação quando programados para exercer determinada função.

Enquanto que a automação feita pelo smartphone é configurada pelo aplicativo, e essa atividade só é possível em razão do motor estar interligado a uma central de automação que permite que diversas funções sejam programadas através do aparelho.

Analisando todas as possibilidades de automação de cortinas e persianas que o mercado oferece, é permitido definir qual o modelo mais adequado para compor o ambiente, pois é um utensílio que por todas as funções que exerce, possui um alto custo. Porém, é um investimento que tem o seu desempenho reconhecido a longo prazo, desde colaborar para o conforto e segurança, até à economia gerada.

Veja também: Sistema construtivo a seco, conheça o Steel Frame – Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *