Automação residencial, veja o que é possível automatizar em sua casa. Entenda Antes!

Automação residencial, veja o que é possível automatizar em sua casa. Entenda Antes!

Quem não gostaria de ter uma casa inteligente como nos filmes? Onde você tem o controle de qualquer dispositivo eletrônico com um simples toque no celular ou controle remoto? Depois de um dia exaustivo no trabalho, você quer descansar e não quer nem levantar do sofá para acender a luz. Sem dúvida, seria incrível apenas apertar um botão, e assim enviar o comando. Isto é, deixar a tecnologia fazer por você. Hoje em dia isso é realidade, e se chama automação residencial. Ou seja, sensores de fumaça, iluminação do ambiente, controle de temperatura, fechaduras eletrônicas, tudo isso e muito mais. Tudo isso, controlado por um celular ou computador.

Leia também: Luz inteligente – O que preciso saber antes de comprar a minha?

Por fim, a automação residencial é importante para trazer segurança aos seus moradores. Por meio de um aplicativo no seu celular você consegue ver o que acontece dentro e fora da sua casa. Você pode acender uma lâmpada mesmo estando longe ou programar para que quando estiver perto de sua residência as luzes se acendam, o ar condicionado ligue.

Esses foram apenas alguns exemplos do que a tecnologia nos oferece. Neste artigo vamos descobrir o que pode ser automatizado em sua casa. Isto é, tudo que pode trazer praticidade e conforto no seu dia a dia.

Boa leitura!

Iluminação

Automação residencial: iluminação

A iluminação é um dos itens mais procurados na hora de automatizar nossa residência. Ela nos permite controlar todos os cômodos da casa por meio de um único controle ou celular. Ou seja, podemos programar a iluminação para vários cenários como: assistir um filme, estudar, para festas e etc.

Além, de criar o clima para casa momento, você pode usar a automação com outro intuito. Como por exemplo, você pode programar uma lâmpada para que ela acenda em determinado horário. E até mesmo, desligar ao nascer do sol, acender quando alguém se aproximar, apagar uma lâmpada que esqueceu acesa ao sair de casa. Seja como for, a iluminação pode ser automatizada desde ambientes pequenos até espaços maiores, incluindo a área externa.

Temperatura

Com a automação residencial você pode acionar o ar condicionado ou o aquecedor antes mesmo de chegar em casa para deixar a temperatura agradável. Nesse sentido, o sistema pode ser programado para ligar em determinado horário ou até mesmo desligar automaticamente se os sensores não detectarem pessoas naquele espaço.

Sistema de Som

Com o sistema de som automatizado você pode colocar músicas e vídeos em todos os cômodos da casa e controlar o volume em todos os ambientes. Assim, basta um toque no seu celular e pronto.

Cortinas e persianas

Sabe aqueles filmes em que a pessoa acorda e as cortinas se abrem sozinhas? Sim, isso é possível. Com a automação residencial os sensores detectam o horário e a quantidade de luz natural para abrir e fechar as cortinas automaticamente. Uma vez que, você pode fazer esse processo através de um controle remoto também.

Saiba mais: Como funciona a automação de cortinas e persianas? Entenda Antes!

Fechadura e sistema de segurança

Você sempre tem aquela sensação de que esqueceu de trancar as portas, ou onde estão as chaves? Não precisa mais se preocupar com isso. Automatizando as fechaduras é possível trancar as portas onde quer que você esteja. Esse tipo de tecnologia permite deixar as casas mais seguras. Afinal, o sistema de segurança permite ter câmeras internas e externas que podem ser controladas pelo celular. Assim, mesmo não estando em casa você pode ver o que está acontecendo. Além disso você pode incluir sensores, alarmes, travas e até um sistema de comunicação com empresas de segurança.

Portas

As portas automáticas normalmente são encontradas em estabelecimentos públicos, mas, também podem ser encontradas em ambientes residenciais. Esse tipo de automação residencial nos traz praticidade, pois permite abrir o portão por meio de um controle, sensor de luz alta do carro ou até mesmo pelo celular, o que em um dia chuvoso não seria nada mal não é mesmo?

Janelas

É possível controlar as janelas por vários meios: desde um interruptor fixo na parede ou até mesmo sensores de chuva, luz e vento. Elas são ideais para quem permanece um longo período fora de casa podendo programá-las para abrir e fechar em determinados horários para que haja circulação de ar no ambiente e também programar através de sensores para fechar em caso de chuva.

Sistema de irrigação de jardim

Automação residencial: irrigação

Com sensores de umidade instalados no solo é possível criar automação no jardim para que as plantas sejam irrigadas em horários determinados, mantendo-as sempre em condições ideais.

Automação Residencial

A automação residencial aplica-se a todas as pessoas de todas as idades, pode ser criada em diferentes cenários. Priorize o que for essencial para você e mantenha-se sempre atualizado em relação às tendências. Se dê esse “luxo” necessário.

Vimos que são vários os benefícios da automação residencial. Dentre eles estão:

  • Oportunidade de otimização do tempo em função da diminuição de tarefas rotineiras;
  • Segurança;
  • Praticidade;
  • Facilidade,
  • Conforto;
  • Economia;
  • Menor consumo de energia;

Por fim, a automação residencial deixou de ser destinada à porcentagem mais rica da população. Já é possível começar aos poucos e fazer projetos iniciais acessíveis sem alto custo. Se programe, faça um projeto com empresas autorizadas e usufrua as vantagens desse sistema!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário