A iluminação pode influenciar nas vendas da sua loja?

Iluminação pode influenciar nas vendas do meu negócio?

A iluminação é um elemento que pode influenciar nas vendas de sua loja sim! Afinal, é ela que realça as mercadorias expostas, atrai o consumidor e cria uma atmosfera agradável e harmoniosa. Por isso, nesta matéria, apresentamos dicas básicas para te ajudar a fazer um melhor uso da iluminação no seu ponto de venda. Confira!

Luzes Redondas

Ótima Iluminação

Dicas para melhorar suas vendas usando a iluminação adequada

1. A iluminação é responsável por criar um ambiente agradável e convidativo, o que faz com que os clientes se sintam confortáveis na loja e assim acabem comprando mais.

2. Antes de solicitar um projeto de iluminação para a sua loja, é importante que você conheça bem o seu cliente e o que você quer que chame mais atenção na loja.

3. A luz pode fazer sua loja parecer mais ou menos sofisticada. Uma loja popular pede uma iluminação mais clara, forte e uniforme, uma vez que isso transmite uma sensação de agilidade.

4. Já se a ideia é transmitir sofisticação aos seus clientes, o uso das sombras é aconselhado. Quanto maior o contraste entre os objetos iluminados e os não iluminados, maior será a impressão de sofisticação do local. Esse é tipo de iluminação indicado para bares, lojas e restaurantes chiques.

5. A uniformidade da iluminação também é interessante em locais onde é preciso ter mais produtividade. Essa regra vale para caixas, provadores de lojas, cozinhas de restaurantes, academias de ginástica e escritórios.

Manequins de Loja

6. O uso de luzes quentes (refletoras, dicroicas e halógenas) deve ser feito em lugares onde as pessoas não permaneçam por muito tempo. Em vitrines devem estar a uma distância de 1 a 3 metros uma da outra e deve-se observar também a distância delas aos produtos expostos, já que podem danificar a cor dos mesmos.

7. A iluminação pode influenciar nas vendas ainda mais com o uso de luzes halógenas incandescentes, pois são as únicas que reproduzem, de forma fiel, a luz do dia e portanto respeitam as cores.

Veja também: “Como aproveitar a luz solar direta? Veja quais são suas vantagens!”

8. As luzes frias (fluorescentes) distribuem a luz por igual, são econômicas e sua boa intensidade ajuda a resolver problemas de reflexão nos vidros das vitrines.

9. A luz dirigida é aquela focada em um determinado espaço ou objeto. Deve ser utilizada quando se quer dar destaque para o produto ou a um determinado local da loja. É interessante combiná-la com técnicas de sombra, deixando assim o ambiente mais aconchegante.

10. A luz difusa é aquele em que todo o espaço ou objetos são iluminados. Nesse caso, use materiais e cores de boa reflexão no ambiente para tornar a luz menos ofuscante e tornar as sombras mais suaves.

Placa de Iluminação escrito Coffe

11. Evite focar a luz difusa em superfícies de tons médios ou escuros, pois elas deixarão tudo mais escuro.

12. As lojas devem ter tanto luz difusa quanto luz dirigida, além de iluminação geral funcional.

13. Evite utilizar somente lâmpadas frias, pois elas não conseguirão valorizar os seus produtos. Mas também não utilize apenas lâmpadas quentes, pois elas podem tornar o ambiente abafado e desconfortável aos olhos.

14. Use as lâmpadas frias para destacar todo o ambiente. E para destacar apenas um ou outro produto, utilize as lâmpadas quentes.

Veja também: “Como aproveitar a luz solar direta? Veja quais são suas vantagens!”

15. Atenção! Nas lojas de rua, a iluminação interna deve ser maior do que a externa. Assim, o vidro da vitrine não se transforma em um espelho, impossibilitando que os clientes enxergarem as mercadorias.

Sancas de Gesso Iluminadas

Ótima Iluminação

16. No sistema de iluminação dos provadores, as lâmpadas devem manter as cores originais dos produtos. Por isso, evite lâmpadas econômicas ou fluorescentes.

17. Não é recomendado iluminar a loja com lâmpadas coloridas. Porém, uma ou outra pode dar um aspecto interessante, principalmente se combinarem com a identidade da marca, forem instaladas para complementar o visual da loja ou destacar determinados produtos expostos.

18. Saiba mais sobre os diversos tipos de lâmpadas no artigo “Quais são os diferentes tipos de lâmpadas? Qual a diferença entre elas?“.

19. Por fim, procure sempre contratar um profissional, tanto para o projeto como para a instalação. Só o designer de iluminação consegue apresentar as melhores soluções para a sua loja e mostrar como a iluminação pode influenciar nas vendas do seu negócio!

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