(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
A iluminação com fita de LED é uma maneira barata, fácil de instalar e capaz de mudar a aparência de um ambiente quase instantaneamente. Uma simples iluminação de LED adiciona elegância, sofisticação e ainda proporciona vários efeitos atraentes, como iluminação geral, de destaque e muito mais.
Mas, além da aparência, a iluminação de LED tem outras vantagens. Economia de energia, durabilidade e sustentabilidade são as principais delas. Por isso, não é surpresa que as fita de LED estejam presente em grande parte dos projetos de arquitetura de interiores, principalmente quando se deseja alcançar uma decoração no estilo contemporâneo.
O que é e como funcionam as fitas de LED?
As fitas de LED se parecem com o tradicional pisca-pisca de Natal, porém, elas são bem mais versáteis. Basicamente, a fita consiste em vários emissores de LED montados em uma placa de circuito flexível. As faixas podem ser encontradas na versão 127/220V e são conectadas na tomada por meio de uma fonte de alimentação, também chamada de driver.
Geralmente, a parte traseira das fitas possuem adesivo dupla-face. Assim, elas podem ser facilmente montadas em vários tipos de superfícies, inclusive curvas e irregulares.
Em um projeto luminotécnico, é comum que as fitas de LED sejam utilizadas como iluminação indireta, isto é, para auxiliar a iluminação geral e/ou destacar algum móvel ou objeto.
Veja também: “Quais os tipos de iluminação para sua casa”
Tipos de fita de LED
Uma grande vantagem da iluminação com fita de LED é a variedade de cores e possibilidade de personalização. Basicamente, existem três tipos de faixas que agradam a todos os gostos e necessidades:
- Branco frio: as luzes possuem uma cor intensa, ou seja, semelhante às lâmpadas fluorescentes;
- Branco quente: a iluminação é amarelada, parecida com uma lâmpada incandescente;
- RGB: utiliza LEDs nas cores vermelho, verde e azul. Assim, é possível alternar entre as cores e efeitos desejados com um controle remoto.
Iluminação com fita de LED na decoração!
Existem várias maneiras de usar a iluminação com fitas de LED em sua casa, seja para fins estéticos ou funcionais. Pensando nisso, selecionamos alguns projetos com decoração no estilo contemporâneo para você se inspirar!
Veja também: “Estilos de decoração: O estilo contemporâneo”
Iluminação indireta na sanca/teto
Primeiramente, uma das aplicações favoritas da fita em ambientes contemporâneos é em tetos e sancas de gesso. Como resultado, a iluminação de LED pode facilmente substituir as lâmpadas tradicionais, criando uma luz indireta e confortável visualmente.
Ge Arquitetos
Painéis de TV
Que tal destacar seu painel de TV com uma iluminação indireta? A iluminação com fita de LED cumpre bem esse papel e, além de ser uma iluminação de destaque, deixa a sala de estar/TV muitos mais sofisticada.
Ge Arquitetos
Prateleiras
Além disso, outra maneira de usar a iluminação de fita de LED é em prateleiras na sala de estar, jantar, quarto, escritório ou até mesmo em lojas. Essa possibilidade é bem versátil e serve para destacar os objetos que estão nas prateleiras, além de oferecer uma iluminação funcional no espaço.
Géssica Fernandes Arquitetura
Cortinados
Muitas pessoas deixam as cortinas de fora do projeto luminotécnico, o que pode ser um erro. Isso porque a iluminação de LED em cortinas e cortineiros faz toda a diferença no ambiente, tornando-o mais charmoso e elegante.
MBM Arquitetura e Iluminação
Banheiro
Praticamente todos os designs modernos e contemporâneos incluem detalhes em LED no banheiro. A maneira mais comum de incluir a iluminação de fita de LED no banheiro é ao redor do espelho. Então, seja pela funcionalidade ou como um recurso totalmente estético, a fita proporciona a luz ideal para destacar o espaço de maneira agradável.
F & H Arquitetura E Engenharia
Cabeceira
O quarto deve ser o lugar ideal para relaxar e descansar após um dia estressante, concorda? Nesse sentido, é possível aumentar a sensação de conforto usando as luzes de LED em branco quente ou frio. Na cabeceira, a iluminação serve como um apoio durante a noite, além de destacar a área da cama.
Indesign Arquitetura
Área externa
As luzes de LED possuem baixo consumo de energia e, por isso, são ideais para iluminar espaços ao ar livre. Na área externa, a iluminação com fitas pode destacar o paisagismo ou algum detalhe da construção, por exemplo.
Flávio Lima Arquitetura
Veja também: “Iluminação para piscinas – Melhores Exemplos”
E então, percebeu como a iluminação com fita de LED combina com uma decoração no estilo contemporâneo? Esse tipo de luz é versátil e pode tornar qualquer ambiente mais elegante e sofisticado em pouco tempo!