Conheça nossas Trilhas

17 de maio de 2024
16.78°C New York
2

Rachaduras e trincas na parede – É problema estrutural? O que devo fazer?

(Clique no vídeo para acompanhar visualmente esse artigo!)

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

Rachaduras, trincas e fissuras nas paredes podem aparecer em qualquer edifício. É importante se preocupar e ficar atento quando identificadas!

rachaduras e trincas

Primeiramente pode ser apenas um problema superficial que irá implicar na estética e aparência de sua parede. Mas em outros casos podem ser um aviso de problemas estruturais graves, e necessitando de reparos urgentemente.

Sendo assim, todo o cuidado é pouco. Infelizmente há muitos casos de desabamento de edifícios por falta de informações, precauções e cuidados.

Nesse post vamos ver como identificar o perigo que uma rachadura, trinca ou fissura podem trazer ao seu edifício e como proceder em cada caso.

Veja também: Casas pré fabricadas – O Guia completo para quem vai investir em construção

Veja também: Fachadas de sobrados – Veja modelos e dicas exclusivas!

Toda trinca ou fissura é um risco?

Também não pense que qualquer trinca ou fissura na parede é um alerta grave, a não ser que essa trinca venha aumentando com o passar dos dias.

Porém caso esse problema venha ocorrer em partes estruturais, é um péssimo sinal, nesse caso as paredes podem vir a ter trincas e rachaduras também. Seu prédio pode estar com a estrutura gravemente danificada.

rachaduras e trincas

E como faço para saber se a rachadura, trinca ou fissura está atingindo a parte estrutural da minha residência?

Se sua casa tiver os pilares, vigas e lajes aparentes você irá conseguir identificar. Mas muitas vezes essa parte estrutural fica camuflada, até mesmo por questão de estética.

Nesse caso você necessitará procurar um engenheiro civil para fazer uma vistoria em seu prédio.

Veja também: Por que você deve contratar um arquiteto? Veja aqui 5 brilhantes vantagens

Qual a diferença entre rachaduras, trincas e fissuras?

rachaduras e trincas

Pode parecer a mesma coisa, mas não se engane, cada um tem uma característica e um nível de gravidade diferente.

Vejamos:

Rachaduras: Geralmente são maiores, mais profundas e acentuadas. Em muitos casos podem abrir pequenas frestas na alvenaria, possibilitando a entrada de luz, água e ar, isso pode ocorrer quando a estrutura de fundação começa a ceder. Seu nível de gravidade é urgente!

Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

Trincas: Não chegam a abrir frestas nas paredes, mas elas também podem atingir a parte estrutural, como pilares, vigas e lajes.

Se identificada na parte estrutural pode considerar seu nível de gravidade urgente, agora se as trincas estiverem apenas nas paredes é necessário observar se estão aumentando ou não.

Como fazer essa observação com exatidão? Temos uma dica super valiosa para você!

Como saber se a trinca na parede não está aumentando?

rachaduras e trincas

Para ”tira teima” faça o seguinte teste para ver se a trinca realmente está aumentando ou não.

Para trincas em áreas internas: Prepare uma pasta de gesso e água e passe na trinca com uma espátula ou até mesmo com o dedo, tampando totalmente.

Para trincas em áreas externas: Prepare uma pasta de cal, cimento e água, em proporções iguais, e passe da mesma forma da área interna.

Mantenha em observação por uma semana. Caso ela permaneça da mesma forma você pode providenciar seu fechamento definitivo. Se abrir, pode ser sinal que a estrutura está com problemas. Chame um engenheiro para avaliar.

Fissuras: Podem ser confundidas com trincas mais leves, porém diferente da mesma, não chegam a atingir a alvenaria, ou seja, ficam apenas superficialmente, atingindo o revestimento e pintura da parede.

Veja também: Forro de gesso e sancas: 44 modelos para você se inspirar e transformar o ambiente de sua casa!

 

 

O que causam rachaduras, trincas e fissuras?

rachaduras e trincas

Rachaduras podem ocorrer por excesso de peso sobre a laje, que consequentemente distribuem o peso para as vigas e pilares.

Mas esse excesso de peso pode ser pela construção de um segundo andar. Sem ter feito uma estrutura que suportasse o novo pavimento. Então por peso excessivo da laje e telhado e até mesmo por adicionar uma caixa d’água a mais ou substituir por uma maior, apoiada na laje.

Trincas quando ocasionadas pelo comprometimento da estrutura pode ser pelo mesmo motivo das rachaduras.

Porém, se as trincas não tiverem nada a ver com a parte estrutural, podem ter ocorrido devido o uso de material de baixa qualidade ou uma execução mal feita.

O mesmo se aplica para as fissuras, na situação em que a parte estrutural não está danificada.

Também existem casos de trincas e fissuras por motivos de dilatação do material, conforme a temperatura. E na junção de materiais que possuem níveis de dilatação diferentes. Por exemplo: Junção de concreto com madeira ou concreto com tijolos de argila, entre outros.

Veja também: Modelos de lustres e pendentes – Não erre na escolha! 35 modelos para você se inspirar.

Fundação mal executada, alerta.

rachaduras e trincas

Caso a fundação tenha sido construída e executada de forma errada é bem possível que venha dar problemas na estrutura geral da casa.

Antes de fazer a fundação é aconselhável fazer uma análise do solo, isso para certificar-se que a fundação projetada e o solo irá comportar a edificação.

Quais são os principais sinais de fundação mal feita?

Para identificar que a fundação foi mal feita, veja se as portas e janelas não estão empenadas e fora de alinhamento. Outro sinal é piso inclinado e rachaduras.

Outras causas que provocam o aparecimento de rachaduras e trincas.

Além dos exemplos apresentados, existem inúmeras razões que ajudam a aparição desse problema. E outras causas comuns que podemos citar brevemente são: problema com lençol freático, falta de juntas de dilatação, falta de harmonia entre componentes estruturais, vibrações, trepidações, e até mesmo a infestação de insetos.

Então não fique nervoso, pois na maioria dos casos é possível fazer o reparo. O engenheiro irá propor soluções para sanar o problema.

Em todo caso, para desencargo de consciência, procure um engenheiro e requisite uma análise técnica do seu problema. Se sua edificação está com esse tipo de problema, é como se ele estivesse doente, e estes são os primeiros sintomas. Como já citamos, todo o cuidado é pouco, não tente descobrir o problema sozinho, consulte um especialista.

rachaduras e trincas

Veja também: Jardim de inverno – Elegância, aconchego e harmonia aos ambientes. Entenda Antes de fazer!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, isso pode evitar que danos maiores aconteçam!

Entenda Antes, a sua plataforma de interação!

24 Responses

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket
1