Fachadas de sobrados – Veja modelos e dicas exclusivas!

Tempo de leitura: 7 minutos

Fachadas de sobrados – Lindos modelos para você se inspirar e dicas exclusivas!

Com um visual imponente e robusto, os sobrados vem sendo a preferência de muitos!

A escolha de construir um sobrado vai de um extremo ao outro, ou você precisa economizar espaço no terreno ou gosta do estilo e tem condições de construir um sobrado em grandes proporções.

Ao economizar terreno, consequentemente você irá economizar dinheiro.

Seu terreno é pequeno e não caberá uma edificação térrea do tamanho que você necessita, nesse caso, para você não precisar comprar outro terreno (essa opção só vale se tiver um terreno disponível ao lado do seu)  a solução é construir um sobrado, com o valor que você iria gastar em outro terreno, poderá investir em sua construção.

Apesar da construção de um sobrado ter um custo mais elevado, devido a necessidade de mais materiais, como por exemplo: vigas e pilares mais reforçados, lajes duplas, escada e fundação mais reforçada. Mesmo assim, em muitos casos, o sobrado acaba sendo a melhor opção.

Caso você esteja em dúvida se realmente irá compensar optar por construir um sobrado, o ideal é consultar um arquiteto, ele irá analisar suas necessidades e lhe passar uma visão mais abrangente em relação ao custo-benefício.

Se você está em dúvida entre construir ou comprar um imóvel, fizemos um artigo e listamos as principais diferenças e as vantagens entre as opções, veja agora! 

Estética

À um tempo atrás os sobrados eram construídos de forma mais simples, sem muito apelo estético e criatividade.

Porém, atualmente, podemos ver belos sobrados, com arquitetura contemporânea, linhas retas ou curvas que se destacam das demais construções.

Pé direito duplo, escadas deslumbrantes, sacadas com vista privilegiada, ”panos de vidro” e fachada arrojada podem compor a estética da sua construção.

Funcionalidade e Privacidade

A estética é importante, mas a funcionalidade e privacidade são fundamentais em todo projeto!

Um dos pontos mais bacanas de se fazer um sobrado é a privacidade da área íntima, não que em uma casa térrea não se possa ter tal privacidade. Mas no sobrado podemos dividir a área íntima no pavimento superior e área social no pavimento térreo.

Dessa forma, seus convidados não terão acesso algum a área íntima, e sua área social pode ser conjugada com a área de lazer, proporcionando conforto e funcionalidade.

Uma excelente ideia é fazer a planta da área social uma planta livre, isso quer dizer: com o mínimo de paredes possível. Além de economizar, você ou seu designer de interior terá maior liberdade de trabalhar nos espaços propostos.

Vale lembrar que se referindo a escada, tenha em mente que a mesma pode dificultar o dia a dia de idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais.

Fizemos uma seleção incrível de fachadas de sobrados para você se inspirar e ter ideias para aplicar em seu projeto!

Dica – Use cores branca, cinza, marrom, bege e tons pasteis na fachada do seu sobrado, essas cores bem combinadas, dão um aspecto super contemporâneo ao projeto!

Imagem 01 – Um sobrado pequeno porém muito moderno, os tons cinza com branco passam um aspecto super contemporâneo e elegante, a junção dos elementos, espelho d’água, pergolado e o plano de vidro deixaram esse projeto mais que especial. Só poderia ter sido projetado pela Indesign Arquitetura.

Projeto – Indesign Arquitetura. 

Imagem 02 – Fachada composta por um elemento vazado marrom, fazendo contraste com a cor cinza, que por sinal acaba destacando a parte de baixo do sobrado, já a cor branca na parte superior, é aplicada para trazer harmonia entre as combinações.

Imagem 03 – A cobertura da garagem feita de madeira deu um toque super requintado e luxuoso ao projeto. Repare como deu uma aparência robusta ao sobrado.

Imagem 04 – Uma bela fachada, a combinação de cores está super harmoniosa, os pinheiros na parede texturizada chamou muita atenção, sem falar nos ”panos de vidro” atingindo os dois andares, dando um ar de continuidade no projeto.

Imagem 05 – Aqui também vemos a presença do branco, cinza e bege, porém o que destacou a fachada desse sobrado foi parede que ”divide” a garagem da entrada, que foi revestida por pedras decorativas. Também podemos notar que a ideia dos ”panos de vidros” atingindo os dois andares, dá uma sensação de grandiosidade e continuidade.

Imagem 06 – Nessa fachada os traços retos e a quebra de continuidade trazem o ar de modernidade, a combinação das cores branca, cinza, marrom e preto destacam a fachada.

Imagem 07 – Com certeza o que mais chama atenção nessa fachada é a quina de vidro com esses elementos na horizontal sobre o vidro, quebrando a atenção para dentro da casa.

Imagem 08 – As linhas curvas aqui deixam a fachada super elegante, juntamente com essa coluna reta fazendo o fechamento e dando equilíbrio a fachada.

Imagem 09 – Uma composição de elementos fazem jus ao requinte dessa fachada, começando pelo elemento vazado horizontal no meio da casa depois o pergolado sobre a porta de entrada e para dar o toque final, o lustre aparente com o pé direito duplo do sobrado. Muito lindo!

Imagem 10 – Nessa fachada o cinza prevalece. Um pequeno detalhe faz uma grande diferença, repare na porta, o mesmo material é usado até a outra laje, isso dá impressão de grandiosidade, a porta de uma fortaleza.

Imagem 11 – O pé direito duplo da sala é o charme desse projeto. As cores cinza claro, cinza escuro, branco e um pequeno detalhe marrom ”dividindo” a garagem da entrada causam um efeito sensacional!

Imagem 12 – Nesse projeto podemos perceber que as linhas verticais é o que deixa a fachada super elegante. Desde a parede bege aos ”panos de vidros” contínuos.

Imagem 13 – Nesta fachada a parede revestida com porcelanato que imita madeira trás total robustez ao projeto.

Pisos que imitam madeira são uma excelente ideia para compor a fachada de seu sobrado. 

Imagem 14 – Cores bege predominam aqui. Portas grandes sempre dão aspecto de grandiosidade (apesar do sobrado realmente ser grandioso).
As palmeiras dão um toque mais que elegante a fachada.

Imagem 15 – Nesta fachada a repetição das janelas deixam o projeto harmônico, se você reparar vai perceber que foi utilizado três tons de cores, praticamente dividindo a casa em três partes, garagem, entrada com uma varanda sobre e o restante da casa com a simetria das janelas.

Imagem 16 – Grandiosa e robusta! Isso se intensifica com o destaque da platibanda do sobrado em uma cor mais pesada que as demais.

Imagem 17 – Uma fachada com um ar clássico, isso devido ao telhado aparente e aos ornamentos em ferro trabalhado, fazendo parte dos beirais das varandas.

Imagem 18 – As paredes na cor marrom verticalizando o projeto dão um toque especial a fachada. Repare como a iluminação faz grande diferença!

Imagem 19 – A parede cinza destaca e da um toque de requinte para fachada do projeto.

Imagem 20 – O elemento vazado certamente dá uma característica própria para essa fachada, os vidros espelhados dão um ar de luxo!

Imagem 21 –  Pequeno, porém super elegante! O elemento cinza na horizontal passa sensação de amplitude para a fachada.

O que você achou? Nos conte qual modelo te chamou mais atenção nos comentários!

Deixe sua opinião, é muito importante para nós!

Compartilhe com seus amigos…

Entenda Antes 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *