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Quando alguém cria uma página na internet e posta conteúdos nela, os buscadores indexam essa página nas pesquisas, como é o caso do Google por exemplo. Isso faz com com que a página seja encontrada pelos internautas que pesquisam por algumas palavras-chave. Dessa forma, é possível estudar de que maneira um conteúdo pode ser estruturado para ser mais facilmente indexado. Assim a página vai se posicionar melhor nos buscadores. Isso é feito atravez do SEO.
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Assim sendo, o SEO tem ajudado diversos sites a se destacarem online. Com a finalizade de crescimento de empresas, bem como aumentar lucros com vendas online. Sendo assim, seja parte dessa parcela de empresas de sucesso e veja neste post como utilizar essa estratégia. Portanto, prossiga a leitura e fique por dentro!
O que é SEO? O que ele faz? Como funciona?
Primeiramente, o termo SEO vem de Search Engine Optimization. Isto é, em tradução literal “Motor de Otimização de Busca”. O conceito de SEO é definido como o conjunto de técnicas que permitem que uma página possa ser encontrada em buscadores de pesquisa de um modo mais fácil. Isso significa que a página possa estar entre os primeiros resultados quando se busca por alguma ou algumas palavras-chave específicas.
A principal técnica de SEO é a criação de conteúdo. Assim, ao aplicar o SEO o site tem a possibilidade de aparecer nas primeiras colocações de resultado dos buscadores. Isso é feito em especial com o Google. As técnicas de SEO funcionam de diversas maneiras quando relacionadas ao Google, que é o buscador de maior utilização atualmente.
O algoritmo do Google é o responsável por ranquear as páginas nos resultados do buscador, assim alguns critérios são analisados. No próximo tópico iremos te mostrar os 10 principais.
10 principais critérios do algoritmo do Google
O primeiro é a Autoridade da Página, quando mais autoridade o criador e os conteúdos tiverem, maior será o ranqueamento.
- A segunda coisa que chama atenção do algoritmo é a autoridade do domínio. Domínios mais conhecidos e com maior autoridade se posicionam melhor.
- Outro critério é a relevância de links. Quanto mais links de assuntos relacionados ao tópico, melhor ele é ranqueado no sistema.
- Outro ponto é a originalidade do conteúdo postado, por isso é essencial que o conteúdo seja bem feito e totalmente original.
- O tamanho do conteúdo também é super importante. Isso ocorre, tendo em vista que conteúdos maiores, com mais palavras, chamam atenção por serem considerados menos superficiais.
- A palavra-chave no título e no conteúdo também é essencial. De modo que no conteúdo é interessante que ela apareça no primeiro parágrafo. Isso faz com que o algoritmo perceba a página com muito mais facilidade.
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- Além desses aspectos, o algoritmo também é capaz de identificar o período de tempo que o usuário permanece acessando a página. Quanto mais tempo os internautas passaram em determinada página, melhor ela poderá ser ranqueada.
- A velocidade de carregamento do site tem influência direta para o posicionamento da página no Google. Quanto mais leve ela for, melhor ela será posicionada nos buscadores.
- Além dessas técnicas, também é possível deixar o design do site mais responsivo. Assim ele pode ser acessado com fluidez em computadores e dispositivos móveis.
Todos esses critérios utilizados pelo algoritmo do Google fazem com que o site ou blog seja acessado com mais frequência. Isso já que ao pesquisar as palavras-chave no buscador, as pessoas encontrarão a página do conteúdo nos primeiros resultados da busca do Google. Agora que você já sabe o que é o SEO, veja no próximo tópico como e quem pode utilizar as técnicas.
Eu posso usar? Como? O que preciso investir? Profissional ou empresa especializada?
Para responder a primeira pergunta é preciso que você se pergunte: “Eu quero aumentar as visitas orgânicas da minha página?”. Se a resposta for “Sim”, então você não só pode usar as técnicas de SEO, como DEVE! Para aplicar essas técnicas existem duas maneiras bem interessantes. A primeira é estudando o assunto. Adquira o máximo de conhecimento que puder, de modo que todas os critérios do algoritmo do Google sejam levados em consideração.
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A segunda forma de aplicar o SEO é contratando uma empresa ou profissional especializado. As empresas são as agências de produção de conteúdo que contam com redatores que fazem os conteúdos com a aplicação das técnicas de SEO. Existem também profissionais especializados no assunto que fazem o mesmo que os redatores, mas de maneira autônoma. Nas agências o valor cobrado normalmente é por planos e pacotes fechados de postagens. Já os profissionais autônomos geralmente cobram por cada palavra escrita.
Dicas para quem nunca fez SEO e quer começar
Existem algumas dicas que facilitam o trabalho de quem quer começar com SEO, mas ainda não tem experiência. Assim, fique atento nas seguintes:
- Qualquer site que deseja ter maior respeito e autoridade deve ter uma hospedagem que se preze. Assim é muito mais difícil o internauta ter problemas para acessar a página.
- Tenha certeza de que o seu conteúdo agrega conhecimento para o seu cliente ou potencial cliente que acessa a página.
- O algoritmo do Google não lida bem com conteúdos plagiados. O plágio é ilegal e pode causar problemas com a justiça.
- Caso você opte por estudar o SEO, escolha materiais atualizados e completos.
- Por fim, caso você opte por uma agência, veja se ela realmente tem experiência e competência no assunto.
O SEO é muito importante para qualquer empresa que deseja ter presença online. Por isso, esteja atento a todos os aspectos que rondam o assunto. Certifique-se de fazer a melhor escolha no momento de aplicar as técnicas ou contratar uma empresa. Assim, é preciso lembrar que o algoritmo do Google está sempre sendo atualizado e ficando mais sofisticado, então o que é aplicado hoje pode não funcionar amanhã. Além disso, cuide sempre se você está entregando bons conteúdos. Assim, além de ter mais visualizações na sua página, você também terá presença e autoridade com o seu site!