O que é policarbonato? Como você pode utilizá-lo no seu imóvel?

Muito utilizado em telhados e revestimentos industriais, o policarbonato é um material que, devido à resistência, leveza, facilidades de instalação e permeabilidade lumínica, vem ganhando destaque na arquitetura residencial e comercial.

Se interessou pelo assunto? Então quer saber mais? Confira esta matéria e Entenda Antes tudo que é preciso sobre o policarbonato e como você pode utilizá-lo no seu imóvel. Boa leitura!

O que é o policarbonato e quais as suas vantagens

O policarbonato, também chamado de termoplástico. É um plástico derivado de resinas de carbono. É uma material que amolece quando aquecido e endurece quando resfriado. Então isso permite que ele seja moldado em diversos formatos, inclusive os curvos, sem nenhuma emenda. Além disso, ele apresenta uma grande resistência a impactos, pouco peso e tem proteção contra raios ultravioleta.

Algumas das principais vantagens da utilização do policarbonato:

  • Alta resistência a impactos;
  • Transparência;
  • Fácil manipulação e instalação;
  • Baixo peso;
  • Manutenção mínima;
  • Economia de energia;
  • Não propaga a chama;
  • Proteção anti-UV;
  • Podem ser instaladas sobre estrutura de alumínio, aço ou madeira;
  • Beleza; Ótimo aspecto estético ao empreendimento;
  • Eficiência térmica.

Indicações de uso

A princípio, o policarbonato era muito usado na indústrias em áreas que necessitam de proteção e segurança. Porém, na atualidade, ele é bastante usado em projetos de arquitetura de diferentes espaços, principalmente em coberturas de jardins de inverno, garagens, estufas, piscinas e áreas de lazer.

Veja também: Qual o melhor estilo de Jardim para sua casa? Entenda Antes!

Ele é indicado não apenas para coberturas. Pode ser usado para fechamentos laterais de áreas que precisem de iluminação natural, porém com proteção.

O policarbonato também é usado em equipamentos urbanos como pontos de ônibus e também nas esquadrias fixas dos metrôs, devido a sua alta resistência a impactos, em média 200 vezes superior à do vidro e trinta vezes maior que a do acrílico.

Tipos de policarbonato

O policarbonato pode ser encontrado facilmente no mercado em forma de chapas ou telhas.

As chapas podem ser divididas em 3 tipos e suas dimensões vão variar de acordo com cada tipo de policarbonato e com as diferentes especificações do projeto.

  1. Chapas compactas: placas lisas e mais espessas e translúcidas. Permitem a entrada de até 90% de luminosidade;
  2. Chapas alveolares: placas com aparência de um vidro canelado. São mais leves, porém menos translúcidas;
  3. Chapas refletivas: são compactas e possuem um composto químico que melhora a eficiência térmica, pois refletem até 30% da energia solar.

As telhas, podem ser onduladas ou trapezoidais.

Primeiramente, se o assunto é cor, geralmente, as coberturas de policarbonato são encontradas nas cores cristal, bronze, branco leitoso e fumê. Mas também podem ser encontradas em verde e azul.

Dicas de como usar o policarbonato na sua construção

  • Antes de instalar uma peça de policarbonato em sua construção é preciso definir qual será a função do espaço a ser protegido. Questões como quantidade de luz, altura do pé-direito, existência de ventilação, etc, vão interferir na escolha do tipo de policarbonato. Então, por exemplo, em lugares com pouca ou nenhuma ventilação, deve ser usado um material com maior eficiência térmica, e em situações em que se deve manter a privacidade, deve-se usar um policarbonato alveolar.
  • Atenção! O material é sensível à abrasão e risca facilmente. Assim, se o espaço onde for instalado for precisar de limpeza constante, o ideal é instalar o policarbonato com película anti-abrasiva.
  • Uma chapa de policarbonato é mais cara que um vidro com nas mesmas dimensões. No entanto, por ser mais leve que o vidro, a estrutura utilizada acaba compensando a diferença,uma vez que poderá ser mais barata, já que menos robusta.
  • As cores escuras, como o bronze e o fumê, têm menor índice de luminosidade e por isso, transmitem menos calor quando utilizadas em coberturas.
  • Instalar coberturas de policarbonato transparentes em regiões quentes pode ser um erro. É importante que as coberturas de policarbonato sejam muito bem pensadas e dimensionadas, do contrário, podem ser criadas verdadeiras estufas.
  • A instalação do policarbonato deve ser executada por mão-de-obra especializada, pois poderá ser necessário o uso de equipamentos específicos.
  • A limpeza deverá ser feita apenas com água e sabão neutro. Jamais deve ser feita com produtos abrasivos ou alcalinos.
Veja também: Cálculo rápido para descobrir a quantidade de material para a sua construção.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *