Como usar os musgos em seu jardim? Entenda Antes!

Existe uma relação de amor e ódio quando se trata de musgo. Ou amamos a aparência de terra das fadas que a planta proporciona nos jardins ou odiamos a cama verde e escorregadia que cobre nosso telhado ou quintal. De qual lado você está?

Veja também: Descubra como cuidar do seu Jardim de uma forma fácil para sempre mantê-lo bonito. Entenda Antes!

Independentemente se você enxerga os musgos como amigos, inimigos ou não tenha uma opinião formada, esta matéria é para dar uma nova visão sobre eles. Assim como as flores, árvores e outros tipos de plantas, o musgo pode dar uma nova aparência para qualquer ambiente. Se você quer saber como usar musgos em seu jardim, é só continuar a leitura!

Características dos musgos

Dificilmente, os musgos (briófitas) são um um novo elemento nas paisagens. Afinal, eles foram uma das primeiras plantas a aparecerem na Terra, juntamente com as samambaias há cerca de 470 milhões de anos. Eles se reproduzem por esporos, não possuem flores, frutos, sementes ou raízes.

A sua simplicidade os torna adaptáveis e os ajudou a sobreviver ao longo do tempo. Para os musgos se desenvolverem bem, eles precisam apenas de sombra e umidade, já que sobrevivem com água e oxigênio.

Assim, não é difícil entender por que os musgos são comuns em florestas, na sombra das árvores e até nos telhados da casa. Podemos até eliminar os musgos temporariamente, mas se as condições forem as mesmas, eles voltarão.

Mas, ao contrário de sua reputação, a planta não é agressiva, ela apenas aproveita a sua facilidade para sobreviver em diferentes condições e habitats – desde florestas tropicais a desertos e ambiente aquático.

Além de todas as facilidades para o cultivo – exigem pouca água, requerem pouca manutenção, são naturalmente imunes a pragas – os musgos também ajudam a controlar a erosão e reduzir o escoamento das água pluviais. O meio ambiente agradece!

Como usar os musgos em seu jardim

O uso dos musgos no jardim é uma ideia relativamente nova, mas que vem ganhando popularidade no mundo da jardinagem. Para ajudá-lo a ter ideias para usar a planta, selecionamos algumas dicas sobre como usar os musgos em seu jardim para deixá-lo mais charmoso!

Jardim vertical

Se você quer fugir dos jardins verticais com flores e folhagens variadas, pode apostar nas paredes cobertas com musgo. O efeito proporciona um toque contemporâneo em áreas internas e externas, residenciais e comerciais.

Veja também: Descubra o que é um jardim vertical e quais os seus benefícios – Entenda Antes!

A criação do jardim vertical de musgos pode ser um pouco trabalhosa para quem não é experiente em jardinagem. É preciso incluir a planta em toda a superfície e criar um sistema para rega contínua e automática para facilitar os cuidados. Nesse caso, o ideal é que você busque a ajuda de um especialista.

Jardim japonês

O uso do musgo no jardim não é uma novidade para os japoneses que utilizam a planta desde a era feudal. Os jardins japoneses são caracterizados pela sua beleza e serenidade e, se você deseja criar um jardim nesse estilo, aposte no musgo como elemento de destaque. A planta é bastante utilizada para formar um grande e macio tapete verde, bem como para cobrir objetos que fazem parte do jardim.

Desenhos na parede

Foto: Bored Panda

Que tal trazer a arte de rua dos grafiteiros para dentro do seu jardim? A técnica chamada grafite de musgos consiste em utilizar a planta como matéria prima para a criação de uma “tinta”. É possível aplicar o material na parede criando diferentes desenhos e palavras. Com o tempo, o musgo cresce e cria um efeito super criativo.

Substituto da grama

A grama precisa de cuidados especiais, como poda regular, rega e fertilização. Já um gramado de musgos requer muito menos trabalho e manutenção. É preciso apenas ficar atento para manter as ervas daninhas distantes e deixar os musgos longe da luz solar direta.

Terrários

Foto: Pinterest

Para dar um toque de charme em uma mesinha no jardim ou varanda, por exemplo, você pode criar terrários. É possível combinar musgos e outras plantas como as suculentas para criar uma mini floresta em vasos.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário