Os melhores pisos e revestimentos para banheiro, uma seleção especial para você!

Tempo de leitura: 6 minutos

Pisos e revestimentos para banheiro, qual escolher? Entenda Antes!

piso e revestimento para banheiro
Qual o melhor piso e revestimento para banheiro?

Se tratando de um ambiente tão importante da casa, deve-se dar uma atenção especial na escolha dos materiais que irão compor sua funcionalidade.

Essa escolha de materiais está atrelada a decoração e também a segurança que o mesmo proporciona, já que estamos falando de uma área úmida.

O mercado oferece uma infinidade de opções para a decoração de banheiros, ficando até difícil de saber qual o melhor revestimento escolher.

Por isso que nos do Entenda Antes iremos lhe ajudar nessa escolha tão difícil. Continue lendo o artigo para ver as melhores opções que o mercado oferece.

Quais os tipos de pisos e revestimentos para banheiro?

#1 CERÂMICA – Ótimo custo benefício

Banheiro com revestimento de cerâmica
Exemplo de banheiro com piso e revestimento de cerâmica.

Esse material talvez seja um dos mais utilizados, devido ao seu custo benefício, fácil instalação e grande variedades, entre tamanhos, cores, estampas e texturas, o que pode ajudar a dar um toque bem pessoal e elegante em seu banheiro.

Deseja facilidade na hora de limpar o chão? Adicione este benefício à lista das vantagens do produto. Nos dias mais quentes do ano, o piso cerâmico também ajuda a deixar a temperatura do local mais amena.

Vale ressaltar que Cerâmica é resistente a fungos, também oferece boa resistência e durabilidade, porém, são um pouco escorregadio.

Mas esse problema pode ser resolvido facilmente, aplicando uma resina antiderrapante sobre o piso, aumentando assim a segurança do ambiente.

#2 Porcelanato – Sofisticação e beleza

Banheiro com piso e revestimento de porcelanato.
Banheiro com revestimento de porcelanato e pastilhas.

O porcelanato está em alta no quesito revestimentos para banheiros, apesar de custar mais caros do que os de cerâmicas, trazem maior sofisticação e beleza ao ambiente.

Com uma grande resistência à umidade e à abrasão, possui assim uma durabilidade super satisfatória.

Existe várias opções desse tipo de revestimento no mercado. Para escolher a melhor, devemos observar algumas características dos principais modelos:

Porcelanatos com acabamento polido ou acetinado. Os polidos possuem uma face lisa e brilhante que, apesar da estética sofisticada, acaba sendo mais escorregadio quando molhado e riscam com maior facilidade.

O porcelanato acetinado, não possui o mesmo brilho do polido, porém tem uma maior resistência a riscos e são menos escorregadio, sendo ideal para áreas com grande circulação e molhadas.

Mas se você não abre mão do brilho que o porcelanato polido oferece, use-os para revestir as paredes e para o chão use porcelanato acetinado, assim trazendo uma maior segurança para os usuários.

Caso você opte por esse tipo de revestimento, aconselhamos o modelo retificado, apesar de ser um pouco mais caro, ele proporciona um acabamento perfeito.

Suas bordas são retas ou lapidadas,  havendo assim, um encaixe com maior precisão na instalação e dando um aspecto continuo praticamente sem emendas de rejunte.

Ao contrario do modelo Bold, que tem suas bordas levemente arredondadas e diferente do retificado, as peças nem sempre são do mesmo tamanho, tendo assim, que manter uma distância maior entre um e outro, mostrando mais o rejunto e quebrando essa continuidade.

#3 Pastilhas – Versátil e encantador

Banheiro com revestimento de pastilhas.
Exemplo de banheiro com revestimento de pastilhas.

As pastilhas tem uma grande versatilidade e encanto, são bastante utilizadas em piscinas, lavanderias, cozinhas e na decoração de banheiros, com um pouco de criatividade, pode-se criar infinitas formas e efeitos surpreendentes.

Se você está pensando em sair do comum (cerâmicas, porcelanato e etc…) as pastilhas são ótimas opções, elas irão deixar seu banheiro totalmente personalizado.

Atualmente existe um grande variedade de pastilhas no mercado, entre cores e composição de material, os mais utilizados em banheiros são: Pastilhas de vidro, pastilhas de porcelana e cerâmica.

Estas podem ter vários formatos, são eles: quadradas, redondas, retangulares e hexagonais, porém, a mais comum e de fácil manuseio são as quadradas.

Deve-se tomar um cuidado especial na escolha do rejunto, pois isso pode alterar por total o visual que você pretende dar ao seu banheiro.

Pastilhas também são muito seguras, por serem antiderrapantes, caso você deseje revestir o chão, isso trará maior segurança contra escorregões.

#4 Ladrilho hidráulico- Estilo retrô

Banheiro com revestimento de ladrilho hidráulico
Exemplo de banheiro com revestimento no piso em ladrilho hidráulico.

Como a tendência no momento é usar e abusar do estilo retrô, esses ladrilhos hidráulicos voltaram com tudo para proporcionar essa sensação visual retrô com grande estilo.

Com certeza eles irão deixar seu banheiro com um toque super charmoso e elegante, solte sua criatividade e se surpreenda com o resultado final que esse lindo revestimento irá proporcionar.

Por esse revestimento ser feito de forma artesã, seu preço é mais elevado que os revestimentos convencionais e sua aplicação requer mão de obra especializada, ok?

Eles podem ser utilizados em detalhes na parede ou piso, lembrando que em ambos os casos, é necessário utilizar impermeabilizantes na superfície para que os desenhos não se desgastam rapidamente.

#5 Mármore e granito – Nobres e clássicos

Banheiro com revestimento de mármore
Exemplo de banheiro com revestimento em mármore

Os mármores e granitos são revestimentos nobres e pra lá de elegantes, porém, como são pedras naturais, acabam sendo muito mais caros que os citados a cima.

Além da beleza requintada que essas pedras proporcionam ao ambiente, suas maiores vantagens são: super resistência à abrasão, dureza invejável e sua grande durabilidade, que acaba fazendo valer o investimento.

Essas pedras geralmente são utilizadas com muito estilo e sofisticação nas bancadas dos banheiros, mas também podem ser utilizadas no revestimento do chão e paredes. Nesse caso, vale lembrar em utilizar uma resina antiderrapante.

#Dica extra#

Como passar a sensação de amplitude em banheiros pequenos:

No momento de escolher as cores dos pisos e revestimentos, o ideal é optar por cores brancas e tons pasteis, são as mais utilizadas para dar a sensação de amplitude no ambiente.

Outra forma de causar essa sensação é utilizar revestimentos com acabamento brilhante ou grandes espelhos, assim ao refletir a luz, transmitem a sensação de amplitude.

Vale lembrar em utilizar lâmpadas com 2700 á 3000 kelvis, elas trazem mais aconchego e a sensação da luz natural do sol.

Banheiro pequeno
Exemplo de banheiro pequeno com truques para sensação de amplitude.

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta e opinião nos comentários.

Gostou do artigo? Compartilhe com os amigos e vamos juntos colaborar com escolhas bem feitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *