(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)
O forro de gesso em drywall é muito comum nos Estados Unidos. E a cada dia vem ganhando mais adeptos pelo mundo todo. O uso de forro de gesso drywall (gesso acartonado), ainda é recente no Brasil. Mas apresenta inúmeras vantagens e pode ser uma ótima alternativa ao forro de gesso convencional. Quer saber mais sobre o forro drywall? Então acompanhe nosso post e Entenda Antes de fazer!
Forro de gesso drywall
O drywall (conhecido também como gesso acartonado) é um material muito utilizado para rebaixamento de tetos. Ele possibilita a criação de tetos decorados, com iluminação projetada e diferenciada. Também é utilizado para esconder tubulações, fiações e em alguns casos a parte estrutural do edifício, como vigas por exemplo.
O termo drywall é usado para denominar tanto as placas com miolo de gesso e face de papel-cartão quanto o sistema, composto dessas placas fixadas em perfis de aço.
Existem 3 tipos de placas e cada uma delas possui uma cor na cobertura de papel-cartão. Lembrando que a face branca é a face que fica visível.
Placa de gesso drywall verde (RU): possui silicone e fungicidas misturados ao gesso. Isso permite que ela seja aplicada em banheiros, cozinha, lavanderia e também em áreas externas;
Placa de gesso drywall rosa (RF): possui fibra de vidro misturada ao gesso e por isso é mais resistente ao fogo. Pode ser aplicada perto de lareiras e cooktops;
Placa de gesso drywall branca (ST): é a chapa “básica” e perfeita para ser utilizada em forros e paredes de ambientes secos.
Já citamos aqui no blog sobre sancas e forro de gesso, fizemos uma seleção de modelos para você se inspirar. Para acessar clique aqui.
Modo de instalação
As placas de drywall, que medem 120 x 140 cm, são parafusadas em perfis de aço. Eles podem ser chumbadas nas paredes ou na laje.
O tipo de fixação, feita por baixo, permite ainda que o forro seja instalado mais pertinho da laje. Nesse caso, o prumo é tirado apenas no início, tornando a instalação das placas de drywall muito mais rápida.
Após os perfis e as placas serem fixadas, entra a parte de acabamento das fissuras, que são tampadas com gesso e antes de receberem a tinta, ficam assim:
Após a instalação das luminárias embutidas, fitas leds e serem pintadas, o ambiente se transforma.
Durabilidade do material
A durabilidade vai depender de alguns fatores, como por exemplo, o lugar em que ele está instalado e também se está ou não exposto a água ou agressões físicas pontuais.
Os fabricantes dão 5 anos de garantia, desde que o material tenha sido instalado de acordo com suas especificações técnicas.
Vantagens do forro de gesso drywall
Projeto da Arquiteta ISABELLA MAGALHÃES
Devido à sua estrutura metálica, o forro drywall é o mais indicado quando houver a necessidade de instalação de elementos pesados como ventilador, televisão, lustres, ar-condicionado, etc;
Sua instalação é mais rápida e com menos sujeira que o gesso convencional;
O tempo de cura antes da pintura é de aproximadamente um dia;
É resistente a trincas e por isso é recomendado para o uso em grandes áreas e locais com estrutura de ferro ou de madeira como pavilhões ou casas sem laje;
Facilidade para instalação de lã de vidro para auxiliar no conforto térmico e acústico;
Os reparos no forro de drywall são fáceis de fazer e fazem pouca sujeira;
O forro drywall é mais econômico que o forro de gesso convencional quando aplicado em áreas amplas (salões de festas, salas amplas, etc.) devido ao tamanho das placas que são maiores.
Gostou da ideia e quer instalar um forro drywall na sua residência, ponto comercial ou escritório? Pois saiba que a Novo Piso Decorações tem ampla variedade do material e profissionais treinados para te atender da melhor forma. Peça já seu orçamento!
Thanks 🙂 yep, winters can be tough!