Conheça nossas Trilhas

24 de abril de 2024
10.74°C New York
15129000_1133588163415550_7204131980847701733_o-e1497134009507

Decoração de sala de jantar, veja ótimas dicas!

Decoração de sala de jantar – benefícios de ter uma sala de jantar bem montada

salas de jantar decoração

A sala de jantar é um dos ambientes mais sociáveis da casa. Um ambiente para a união das pessoas.




Aquela ideia de que a sala de jantar era só mais um ambiente da casa, utilizada somente à noite e para ocasiões especiais ou mais formais, não tem mais fundamento nos dias atuais. Hoje, as refeições em família são mais frequentes na sala de jantar. Tanto na hora do almoço quanto no jantar.

É nela que a família compartilha dos momentos alegres, das preocupações, das experiências e do que aconteceu durante o dia com cada um.

A recepção de parentes e amigos geralmente é realizada na sala de jantar, salvo quando a ocasião pede a área de lazer.

Por essa razão a sala de jantar tem que ser um ambiente extremamente agradável, elegante e convidativo. E para isso, a decoração, e a correta montagem desse ambiente, deve receber a máxima atenção, sobretudo, na riqueza dos pequenos detalhes.

decoração salas de jantar


Abaixo, vamos dar algumas dicas de como deixar a sua sala de jantar bem equipada e charmosa.

Para tornar o ambiente mais aconchegante a escolha certa do mobiliário é essencial. Nesse momento a questão ergonômica e também de design do mobiliário é de grande relevância.

Se tratando de um investimento que irá equipar sua sala de jantar por um bom tempo, é necessário se atentar na qualidade dos itens, e claro, no bom preço!

Uma loja que gostamos muito dos seus produtos e que sempre estão com novidades é NovoPiso Interiores e Decoraçõesatendimento e pós venda de excelente qualidade. Faz justo de ser uma Loja indicada pela Entenda Antes.

Espaço do ambiente

Devemos nos ater, para respeitar e manter o espaço para circulação que, é fundamental. Assim como assimilarmos quais formas de móveis mais combinam com o lugar.

A escolha dos móveis e a combinação dos elementos que irão compor sua sala de jantar precisam seguir um estilo e uma linha de raciocínio. Isso irá possibilitar uma harmonia maior no visual do ambiente.

Seu sonho é ter uma sala de jantar que se destaque e seja um ambiente super acolhedor, charmoso e bem planejado?

Tenho quase certeza que sua resposta é sim. Pensando nisso, te aconselhamos a consultar um design de interior. Porque esse profissional é ágil para apresentar soluções bem criativas e harmoniosas. Assim poderão transformar o ambiente de sua casa!

Indesign Arquitetura

Indesign Arquitetura

O que irá compor minha sala de jantar?

Tenham em mente que mesas e cadeiras, apesar de ser o principal, não são os únicos móveis que poderão compor a sala de jantar.

Os objetos de decoração, como tapetes, quadros, estantes, aparadores e os carrinhos de bar, são peças que, enriquecem a decoração de qualquer sala de jantar, e exercem uma função especial no ambiente, além de deixá-lo mais moderno e sofisticado.

NovoPiso Interiores e Presentes

NovoPiso Interiores e Presentes

Nas duas fotos acima, podemos observar alguns pontos:

  • Mesa – além de ser muito bonita, com um ótimo design, pode ser alongada conforme a necessidade, um artifício interessante para quem tem espaço, uma família mais numerosa, e costuma receber bastante convidados.
  • Tapete – sob a mesa e as cadeiras, o tapete, enriquece visualmente e ficam bem agradáveis e bonitos. Eles delimitam o espaço, e tem uma função, mesmo que não intencional, de proteger o piso contra os riscos causados pelo puxar das cadeiras. Opte pelas peças de fios curtos.
  • Aparador – a riqueza e a funcionalidade que este móvel traz ao ambiente é fantástica. Ele não só serve de base para os objetos de decoração, ou como o próprio objeto de decoração. Serve também como um divisor de ambientes, como um apoio para as refeições, para guardar louças, copos, taças e utensílios utilizados durante as refeições. Deixar um balde de gelo com o vinho sobre o aparador é funcional e decorativo ao mesmo tempo (veja na última foto).
  • Vaso de murano – Esse elemento de decoração é extremamente bonito, são vasos feitos em cristal murano de forma artesanal, suas cores e modelos são de tirar o folego, podendo enriquecer e embelezar ainda mais o ambiente.

 

Repare nesse aparador abaixo, seu design moderno e arrojado, apesar de simples, é uma peça de muito bom gosto, fica perfeito em ambientes modernos e clean.

NovoPiso Interiores e Presentes

Outro item importante para o conforto da sala de jantar é a iluminação. Luminárias tipo pendentes, colocadas acima da mesa é uma das melhores opções.

Sabendo dosar a claridade, deixam agradável o ambiente. Podem brincar também com outros tipos de iluminação. Mas isso vai depender muito do tamanho e disposição da sua sala de jantar.

Veja também: Pendentes decorativos viram tendência e se destacam com design arrojado. Confira agora!

Espelhos são outros elementos super interessantes para decorar a sala de jantar

Eles dão a sensação de amplitude e luminosidade ao local, desde que colocados de forma e tamanho apropriados. Mas é preciso se atentar, veja essa dica:

Os espelhos, para que auxiliem no destaque da sala de jantar, devem ao menos ser da largura da mesa (ou do aparador se estiver atrás dele), caso contrário, ficam perdidos no ambiente. Se optar por espelhos menores, use mais de um.

NovoPiso Interiores e Presentes

As mesas geralmente são o ponto de partida da decoração da sala de jantar. Elas devem se adequar ao espaço do ambiente e, não necessariamente, segue o mesmo modelo das cadeiras.

Pode-se escolher mesa rústica e cadeiras modernas, sem problema, desde que a combinação seja harmônica. E vice e versa.

Veja esse exemplo, os móveis e objetos de decoração se harmonizaram e passaram um aspecto super clean e minimalista no ambiente.

NovoPiso Interiores e Presentes

É essencial que as cadeiras sejam confortáveis (no assento e no encosto) e de boa qualidade. Fica a dica: para espaços pequenos, opte por cadeiras sem braço, pois facilitam a movimentação.

Para não esquecer:

  • Mantenha uma distância em torno de 1,20 m para circulação de pessoas entre a mesa e a parede.
  • 80 cm é uma distância confortável para afastar as cadeiras onde não haja trânsito.
  • O espaço individual na mesa gira em torno de 60 cm.
  • Um espaço de 30 cm entre as pessoas é imprescindível para o conforto durante as refeições.
  • O pendente deve ficar no mínimo a 80 cm acima do tampo da mesa.
  • Escolha a mesa pelo tamanho do seu ambiente e não pelo tamanho da sua família ou suas recepções.

Gostou dessas dicas? Deixe sua dúvida ou opinião nos comentários, será um grande prazer para nós!

Entenda Antes de fazer! 😉 




12 Responses

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket
1