Projetos de casas – Dicas de como aproveitar melhor seu terreno

Projetos de casas - Dicas de como aproveitar melhor seu terreno

Sabe o que a maioria dos projetos de casas elaborados por profissionais arquitetos e/ou engenheiros têm em comum? A preocupação com o melhor aproveitamento do terreno. Ou seja, toda a área do lote e a construção são pensadas de maneira estratégica para não desperdiçar espaço e causar arrependimentos no futuro. 

Se você já tem o seu terreno e está buscando inspiração em projetos de casas para construir, está no lugar certo. Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas valiosas para você conseguir aproveitar o seu terreno da melhor maneira. Então continue a leitura até o final e aproveite as dicas. 

6 dicas para aproveitar o terreno em projetos de casas 

1. Conheça seu terreno 

Um passo fundamental em todos os projetos de casas é a análise do terreno antes de construir. Esta etapa não deve ser esquecida, afinal de contas, é a partir do estudo do terreno que o profissional poderá determinar se a construção naquele local é viável. 

A análise do terreno serve para examinar alguns detalhes da área, como localização, tamanho, topografia, zoneamento e outras características. 

Um terreno com aclive ou declive, por exemplo, poderia representar uma dificuldade para a construção. Porém, com a ajuda de um arquiteto, é possível encontrar soluções criativas para o design. Inclusive, os projetos de casas em terrenos irregulares podem ser surpreendentes. 

Durante essa etapa, também é importante analisar as dimensões do terreno. Assim, mesmo se a área for pequena ou estreita, por exemplo, é possível aproveitar o terreno da melhor maneira para atender às suas necessidades. Se esse é o seu caso, não se preocupe pois teremos mais dicas nesse sentido no decorrer do texto.

Também é extremamente importante consultar o Plano Diretor e a Lei de Zoneamento do município para verificar as regras para construção no local. Seguindo essa etapa, as chances de aproveitar melhor o seu terreno e evitar dor de cabeça no futuro serão bem maiores. 

2. Considere suas necessidades e desejos 

Faça o exercício de olhar para o seu terreno e imaginar como ficará após a construção. Tente visualizar os itens e detalhes que não podem faltar, aqueles que você gostaria de incluir ou deixar de lado.

Aqui, é importante definir a diferença entre desejos e necessidades para traçar um plano realista. Para você, ter uma área gourmet é essencial ou dispensável? Ou então, você prefere abrir mão de um espaço aberto, como um quintal, para ter uma área construída maior? 

São esses detalhes que fazem os projetos de casas serem diferentes entre si. E cá entre nós, uma das principais vantagens de construir sua própria casa é fazê-la do jeitinho que sempre sonhou, concorda? 

3. Determine o orçamento da construção

Outro elemento que vai influenciar na maneira como você aproveita melhor o terreno é o orçamento da construção. Afinal, a quantidade de dinheiro que você pode gastar em um projeto vai determinar as características gerais da obra. Por isso, é importante fazer um planejamento de obra e definir o orçamento com a maior precisão possível. 

Para ter uma estimativa mais próxima da realidade, você deve contar com o auxílio de um arquiteto ou engenheiro.Esses profissionais conhecem bem os preços e os cálculos envolvidos em materiais e mão-de-obra para cada etapa da construção. 

Além disso, ter especialistas ao seu lado faz toda a diferença para fazer escolhas inteligentes, evitar o desperdício de dinheiro e aproveitar o terreno ao máximo.  

4. Verticalize a construção 

Esta é uma dica valiosa, principalmente para quem possui um terreno pequeno. Que tal verticalizar a construção? Existem vários projetos de casas com dois ou mais pavimentos para você se inspirar. 

Dessa maneira, é possível construir a quantidade desejada de cômodos e nos tamanhos esperados. Outra vantagem da verticalização é permitir que o imóvel tenha uma área de respiro, que pode ser uma sacada, quintal, área gourmet ou um jardim, por exemplo. 

5. Não deixe espaços vazios sem necessidade 

Parece óbvio, mas um erro que pode acontecer em projetos de casas é deixar alguns espaços vazios e inutilizados. Por isso, certifique-se de não deixar nenhuma parte do terreno esquecida. 

Durante a etapa de design do projeto arquitetônico, os profissionais devem pensar em tudo. Em vez de deixar um espaço – no interior ou exterior da residência – sem uma função definida, certifique-se de que cada ambiente tenha utilidade. 

Isso não quer dizer que toda a área do terreno deve ser construída. Na verdade, é essencial que as construções tenham as chamadas áreas de respiro, ou seja, um espaço para permitir a ventilação e dar mais leveza ao espaço. 

O segredo para aproveitar melhor o seu terreno é encontrar o equilíbrio perfeito entre a área construída e a área de respiro. É válido, por exemplo, usar o paisagismo para preencher os espaços que estão vazios e criar um ambiente de convivência no exterior da casa. 

6. Crie ambientes integrados 

Os ambientes integrados fazem parte da maioria dos projetos de casas contemporâneas. Um dos motivos é que esse tipo de construção faz com que a casa pareça ser mais espaçosa e confortável. Portanto, essa é uma ótima dica para construir em terrenos pequenos. 

Uma construção com ambientes integrados melhora o fluxo entre os cômodos. Em outras palavras, facilita com que você se mova de um ambiente para outro. Pode parecer algo pequeno, mas o fluxo afeta diretamente na maneira como você vive em sua casa. 

A forma mais comum de usar ambientes integrados é eliminando as paredes entre cozinha, sala de estar e jantar. Além de trazer à tona o famoso conceito aberto, essa configuração de layout facilita o dia a dia. 

Em casas com crianças, por exemplo, permite com que os pais observem os filhos enquanto realizam as tarefas de casa. Já em momentos de confraternização, as pessoas ganham um espaço de convivência mais amplo.

Além disso, uma construção com planta aberta aproveita melhor a iluminação natural e a ventilação no ambiente. 

Percebeu como é possível aproveitar o seu terreno ao máximo? Mesmo que, à princípio, o lote pareça pequeno ou irregular, você consegue transformar o espaço no lugar ideal para morar. Use as dicas acima e inspire-se em projetos de casas para otimizar seu terreno. 

 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário