Projeto arquitetônico: o que você precisa saber do planejamento à execução

Projeto de construção: o que você precisa saber do planejamento à execução

A elaboração do projeto é um dos primeiros passos para quem vai construir a casa própria. É durante essa etapa que os proprietários apresentam seus desejos e necessidades ao arquiteto. O profissional, por sua vez, tem a tarefa de dar vida a tudo isso da melhor maneira, aliando beleza e funcionalidade. 

Se você vai começar a construir e quer entender de uma vez por todas sobre o projeto arquitetônico, está no lugar certo! Neste artigo, reunimos as principais informações que você precisa saber sobre um projeto de construção: desde o planejamento até o início da execução. 

Aproveite o conteúdo para acertar em todos os detalhes do projeto com o arquiteto  para construir a casa dos sonhos. 

Projeto: como alinhar suas necessidades com o arquiteto

Uma comunicação clara entre cliente e profissional é fundamental na elaboração do projeto. Cabe ao arquiteto enxergar possibilidades e encontrar soluções para suas necessidades. Mas, para criar um projeto arquitetônico funcional e do jeito que você sempre sonhou, é preciso alinhar alguns pontos iniciais.

Quanto mais informações detalhadas você fornecer, mais fácil será para o profissional atender suas necessidades e desejos. A seguir, listamos tópicos sobre o que precisa ter em um projeto e como discutir sobre eles com o arquiteto. Boa leitura!

Transmita seus sonhos e desejos

Se você já tem uma visão clara da casa dos seus sonhos, ótimo! Mas se não sabe por onde começar, não tem problema.

O primeiro passo para iniciar um projeto arquitetônico é pensar sobre as características que você gostaria de ter em sua casa.

Para isso, busque imagens para se inspirar em projetos de casas que tenham a ver com o seu estilo. Separe as suas fotos favoritas e reflita quais são os detalhes que você mais gosta.

Vale a pena também mostrar essas imagens para o arquiteto. Assim, ele consegue visualizar suas referências e entender seu gosto.

Nesse momento também é importante transmitir todos os seus sonhos e desejos para o arquiteto. Você quer uma casa retrô ou contemporânea? Sonha em ter uma casa digna de capa de revista ou prefere algo menos chamativo?

O arquiteto precisa conhecer todos os seus desejos para ver o que é possível realizar e como expressar esses sonhos em um projeto arquitetônico funcional.

Analise suas necessidades

Por falar em funcionalidade, você não pode esquecer de considerar as suas necessidades para fazer o seu projeto.

Antes de elaborar um projeto, o arquiteto vai passar boa parte do seu tempo conversando com você e outros membros da família. Nesse tempo, ele vai descobrir qual o estilo de vida e as necessidades para analisar como construir uma casa funcional.

Se vocês têm o hábito de receber os amigos e familiares para um churrasco no fim de semana, pode considerar uma área externa com um espaço de lazer maior.

Se você prefere cozinhar enquanto passa o tempo com a família e distrai os convidados, uma cozinha conectada à sala de jantar pode ser uma boa opção.

Essa conversa preliminar é essencial para assegurar que a casa que você construiu é ideal para a maneira como você vive.

Fale sobre o seu orçamento

A quantidade de dinheiro que você pode gastar em seu projeto determina o design da casa de forma significativa. Por isso, é importante definir o orçamento com a maior precisão possível e deixar claro para o arquiteto.

Como profissional especialista em construção de casas, ele pode ajudar a investir o dinheiro de forma inteligente. Por exemplo, se você quer um revestimento que ultrapassa o orçamento, o arquiteto pode indicar uma solução similar, mais barata e que combine com o seu projeto.

Essa etapa está ligada ao planejamento da construção, temos algumas matérias que podem te ajudar muito nesse momento. Acesse: 5 Dicas INFALÍVEIS de como planejar a sua construção – Entenda Antes!

Defina o prazo para a entrega do projeto

O prazo de entrega do projeto é um fator que não pode ser deixado de lado para evitar problemas entre clientes e arquitetos.

Fazer projetos de casas pode ser uma tarefa demorada e que não acontece do dia para a noite. Da mesma forma, você pode estar ansioso ou tem urgência para receber o projeto arquitetônico do seu imóvel.

Para evitar desentendimentos entre clientes e arquiteto, é recomendável definir um prazo para a entrega do projeto. Então, conversem e tentem negociar uma data que seja ideal para as duas partes.

Definição do design do projeto 

Depois de alinhar todas essas questões com o arquiteto, é hora de definir o design do projeto. Essa é uma das fases mais empolgantes do processo de construção. Afinal, é quando os sonhos começam a tomar forma e você pode visualizar os detalhes do projeto. 

Geralmente, a definição do design inclui a disposição dos cômodos, indicação do fluxo interno-externo, layout dos móveis e escolha dos sistemas de construção. Aproveite esse momento de definição do projeto para visualizar o imóvel pronto e analisar se está de acordo com os seus interesses. 

Próximos passos após o projeto aprovado

Após o projeto ser aprovado pelo cliente, é hora de passar pela etapa burocrática, ou seja, a prefeitura precisa autorizar a construção. Normalmente, cada município tem suas próprias regras. Mas, de maneira geral, o arquiteto precisa apresentar todos os projetos para construção. 

Temos uma matéria completa com os tipos de projeto para construção, como projeto arquitetônico, estrutural, executivo e anteprojeto. Vale a pena acessar: Projetos para construção: tudo o que você precisa saber

Arquitetos e engenheiros costumam ficar à frente dessa etapa burocrática. Portanto, você não precisa se preocupar em aprender todos os detalhes agora.

Bem, depois que o projeto for aprovado e regulamentado pela prefeitura, a obra estará liberada para iniciar. Nesse momento, é provável que você se depare com as seguintes questões: 

  • Por onde começar?
  • Quem vai construir minha casa?
  • Como escolher a equipe de mão de obra?
  • Quantas pessoas preciso contratar?

Essas são dúvidas comuns, principalmente para quem está construindo pela primeira vez. Por isso, vamos tentar responder essas e outras questões nos tópicos a seguir. 

Como contratar mão de obra para executar o projeto?

O ideal é contratar um arquiteto ou engenheiro para oferecer ajuda na hora de planejar sua obra e indicar quais serão os outros profissionais que você precisará contratar.

O importante é consultar o máximo de pessoas possível e reunir referências de bons profissionais que já trabalharam para elas: mestres de obras, pedreiros, ajudantes, gesseiros, etc.

Uma outra opção é fazer uma solicitação ao Entenda Antes dizendo o que você está fazendo e o que precisa. Com isso, nós iremos te ajudar a comparar e contratar os profissionais certos.

Além disso, é importante também que você conheça o trabalho. O ideal é visitar obras já concluídas para conferir a qualidade do trabalho e procurar saber a opinião dos antigos clientes. Até mesmo fotos já ajudam.

Já se você está contratando o serviço de uma empreiteira, você deve checar as referências da empresa, se é reconhecida no mercado. Verifique também se possui histórico em sites de reclamações, se entrega a obra no prazo e o seu portfólio de trabalhos já realizados.

Isso tudo nós do Entenda Antes fazemos para você 😉

Visite a empresa, confira os trabalhos já executados e tire todas as suas dúvidas sobre o projeto, prazos, materiais e orçamentos.

Importante na hora de contratar é não se fixar apenas no menor preço, pois às vezes o barato sai caro e um profissional desqualificado pode prejudicar gravemente a sua obra te deixando de cabeça quente.

Lembre-se sempre que aqui no Entenda Antes você pode fazer uma solicitação para te ajudarmos a cotar esses serviços… O mais legal é que serão profissionais próximos que irão te retornar. É muito rápido, cômodo e fácil.

Ao preencher apenas um formulário você poderá receber até 4 propostas, além disso, poderá ver quem aceitou sua solicitação e acessar sua página para ver suas avaliações e trabalhos realizados.

Quem contratar para minha obra?

Não basta apenas contratar um arquiteto, engenheiro e alguns pedreiros para que sua construção vá adiante. Será preciso contratar também uma série de outros profissionais para que seu imóvel fique do jeito que você sempre sonhou.

Você precisará dos seguintes profissionais, entre outros, dependendo do tamanho e complexidade da obra:

  • Mestre de obras: responsável pela fiscalização e supervisão da obra, por distribuir as tarefas, manter a ordem no canteiro e intermediar a relação entre o engenheiro e os demais trabalhadores.
  • Encarregado: faz o papel de mestre de obras, porém, com qualificações inferiores.
  • Pedreiros: são os responsáveis pelos serviços de alvenaria, reboco, contrapiso, concretagem, revestimentos de paredes e de pisos e acabamentos em geral, etc.
  • Ajudante de pedreiro: sem a qualificação de um pedreiro, ele serve como auxiliar dos mesmos.
  • Servente: é o “faz tudo” da obra e auxilia todos os outros profissionais.
  • Armador: é responsável por cortar, dobrar e montar as armaduras estruturais em aço, preparando a obra para concretagem.
  • Pintor: responsável pela pintura, tanto interna quanto externa.
  • Gesseiro: é quem aplica o gesso de parede e de teto.
  • Encanador: executa a parte hidráulica da construção.
  • Carpinteiro: faz todo o trabalho que envolve madeira.
  • Eletricista: cuida das instalações elétricas da construção.

Quantos profissionais devo contratar?

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta.

Tudo vai depender da complexidade e do tamanho da obra, bem como, é claro, do orçamento e do tempo disponível.

O engenheiro ou arquiteto é quem deve calcular o número exato de profissionais necessários.

Conclusão

Ficou claro como alinhar suas necessidades com o arquiteto e iniciar a execução de um projeto? Boa parte do sucesso em uma construção é determinada por uma comunicação clara entre clientes e arquitetos. 

Falando abertamente sobre seus desejos, necessidades, orçamento e prazos, o profissional vai saber exatamente como criar um projeto arquitetônico funcional.

Também é importante ter em mente que o projeto é apenas uma das etapas iniciais. Depois de tudo aprovado e pronto para iniciar a obra, você ainda precisa contar com vários profissionais para concretizar o que foi planejado anteriormente. 

Gostou dessa matéria? Que tal compartilhar com aquele amigo que está pensando em construir?

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário