Profissionais para Construção: O que você precisa em uma obra

Profissionais para construção - Entenda Antes

Engenheiro, arquiteto, pedreiro e mestre de obras. Provavelmente, esses são os primeiros nomes de profissionais para construção que vem a sua mente quando falamos de uma obra. Porém, existem diversos outros tipos de trabalhadores envolvidos em uma construção e que possuem um papel importante no andamento e resultado da obra. 

Então, se você está pensando em iniciar um projeto de construção, é essencial que você conheça todos os profissionais que podem ajudá-lo nesta empreitada. Pensando nisso, elaboramos este guia com os principais profissionais para construção que você precisa em uma obra. Confira!

Carregando o assistente...

Aguarde, nosso assistente ajudará você a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio

Aguarde, carregando!

O Entenda Antes te ajuda a realizar o seu projeto.

Conte-nos o que você precisa e receba até 4 propostas de profissionais ou empresas próximos de você!

100% seguro
Cinco estrelas
Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu projeto fechando o melhor negócio!

Preencha algumas informações para realizarmos a indicação dos profissionais e empresas certas

Onde os profissionais para construção podem atuar?

O mercado da construção civil é bem amplo. Por isso, dentre os vários profissionais da área, você ainda pode encontrar aqueles que são especializados em determinados tipos de obras. 

Saber fazer essa diferenciação pode ajudar bastante a encontrar a equipe certa para o seu projeto. Então, conheça as principais áreas de atuação dos profissionais para construção: 

  • Construção comercial: os trabalhadores são focados em projetos institucionais e corporativos. Assim, atuam na execução de projetos como escolas, hospitais, shoppings etc; 
  • Construção industrial: são profissionais que trabalham com obras de grande porte e que exigem o uso de maquinário pesado, como em fábricas, galpões e usinas;
  • Construção residencial: esta é a área que concentra o maior número de profissionais e, possivelmente, é onde está o perfil de trabalhadores que você precisa. Ou seja, os profissionais atuam em construções e reformas de casas, condomínios e edifícios residenciais. 

A maioria dos profissionais para construção civil que vamos citar neste artigo são focados na área da construção residencial. Assim, a descrição dos serviços de cada um pode ser adaptada de acordo com o porte da obra e do método construtivo utilizado, por exemplo. 

Principais profissionais para construção

Arquiteto

Os arquitetos são os primeiros profissionais para construção que você precisará contratar. Basicamente, os arquitetos criam a estética dos edifícios, entretanto, o design de uma construção vai muito além de sua aparência. Uma construção precisa ser funcional, segura, econômica e atender às necessidades das pessoas que vão utilizar o espaço.

Dessa maneira, cabe ao arquiteto elaborar o projeto de construção com as seguintes informações: 

  • definição da planta;
  • escolha de materiais usados na construção;
  • definição de detalhes de acabamento;
  • indicação do método construtivo;
  • dentre outras. 

Também é importante saber que o arquiteto elabora um estudo de viabilidade para analisar o projeto estará em conformidade com o Código de Obras e o Plano Diretor da cidade.

Ao contratar um arquiteto, você pode escolher como será a participação do profissional na construção. Por exemplo, se ele deverá apenas elaborar o projeto, acompanhar a execução da obra ou participar até a fase final da construção, inclusive ajudando na decoração do espaço. 

Engenheiro civil

Profissionais para construção - Entenda Antes

Enquanto o arquiteto define “o que fazer”, o engenheiro civil determina “como fazer”. Além de colocar o projeto arquitetônico em prática, esses profissionais para construção são fundamentais para determinar aspectos importantes e garantir que a obra cumpra todos os requisitos legais.  

Assim, o engenheiro civil realiza os cálculos e elabora outros projetos da construção, como projeto estrutural, de fundação, elétrico e hidráulico. 

Além disso, o profissional é responsável por supervisionar a equipe no canteiro de obras e orientar os outros profissionais envolvidos. Ou seja, o engenheiro civil é um profissional indispensável em todas as etapas da construção, desde a fundação até o acabamento. 

Mestre de obras

A execução de um projeto de construção envolve a coordenação de outros profissionais da equipe, como terceirizados, técnicos e mão de obra direta. Nesse sentido, o mestre de obras funciona como um elo entre engenheiro/arquiteto e profissionais executores. 

Assim, o profissional deve ter uma ampla experiência na construção civil para conhecer todas as etapas envolvidas em uma obra. Além disso, o mestre de obras precisa interpretar os detalhes técnicos especificados pelos engenheiros e arquitetos. 

No dia a dia de uma obra, o mestre de obras é um dos mais importantes profissionais para construção. Afinal de contas, é ele quem controla o padrão de qualidade, assegura que a execução está de acordo com as normas, resolve problemas e ainda mantém a ordem no canteiro de obras. 

Profissionais para Construção - Entenda Antes

Apontador de obras

O apontador de obras é um dos profissionais mais importantes na construção civil, especialmente em construções de médio e grande porte. Logo, se você está pensando em construir ou reformar uma casa, não precisará contratar esse tipo de profissional. Ainda assim, é interessante conhecer sobre a sua atuação. 

Normalmente, o apontador de obras faz a ligação entre o trabalho no canteiro e no escritório da construtora. Assim, o profissional é responsável por acompanhar o registro de ponto, conferir o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e informar ao setor administrativo sobre as necessidades dos trabalhadores, como alimentação, transporte etc. 

Técnico em construção civil 

Esta é outra área de atuação na construção civil mais voltada para obras de médio e grande porte. Um técnico em construção civil é responsável por orientar e analisar as atividades, processos e as equipes no canteiro de obras. 

Além disso, o profissional realiza o controle de materiais de construção, acompanha o trabalho da equipe de topografia e ainda auxilia nas movimentações de terra. 

Encarregado

Um projeto de construção é formado por diferentes grupos de trabalho, como: armadores, pedreiros, azulejistas, pintores etc. Com tantas divisões, é muito comum que aconteçam falhas por falta de comunicação ou organização. 

Nesse sentido, existem os encarregados que são os líderes de cada uma das equipes. Dessa maneira, eles estão em contato próximo com a equipe de mão de obra e, por isso, são os “olhos” do engenheiro e do mestre de obras quando eles não estão no canteiro de obras.

Dentre as principais funções desses profissionais para construção, podemos destacar: 

  • direcionar os profissionais;
  • acompanhar a execução das atividades;
  • evitar problemas na equipe.

Pedreiro

Profissionais para Construção - Entenda Antes

Os pedreiros são os profissionais para construção colocam a mão na massa (literalmente!). São eles que executam as tarefas estabelecidas no projeto pelos engenheiros e arquitetos e seguem as orientações do mestre de obras e encarregado.

Até algum tempo atrás, os pedreiros eram aqueles profissionais que faziam de tudo. Contudo, cada vez mais, o mercado da construção civil conta com pedreiros especializados. Dessa maneira, existem pedreiros especialistas em: alvenaria, acabamento, instalação de azulejos, reparos etc. 

Independentemente da especialização, todo pedreiro deve ter os conhecimentos básicos sobre os aspectos de uma obra. Além disso, o profissional precisa ter habilidade para lidar com nível, prumo, esquadro, alinhamento, interpretação de projetos e unidades de medida.

Servente

O servente atua como um ajudante de pedreiro. Assim, o profissional é encarregado por transportar os materiais, preparar as massas de cimento e argamassa, verificar os equipamentos, montar e desmontar armações, remover entulhos e fazer a limpeza do canteiro de obras. 

Os serventes são profissionais que atuam desde o início até o fim da obra. 

Carpinteiro 

Já os carpinteiros são responsáveis pelas peças de madeira utilizadas em uma obra. Assim, esses profissionais constroem e reparam as estruturas de edifícios, incluindo escadas, batentes e divisórias. Além disso, é o carpinteiro que normalmente monta as formas de madeira que fazem a estruturação das vigas e pilares.

Em muitas obras, o carpinteiro também pode ser responsável por montar o telhado e ainda construir os barracões utilizados como alojamento para os trabalhadores.

Armador

Profissionais para Construção - Entenda Antes

Os armadores são profissionais para construção essenciais no início do projeto. Isso porque eles realizam a montagem e a aplicação das ferragens da obra, seja em vigas, estruturas de fundação e estruturas de concreto (utilizadas para construir as lajes).  

Eletricista

Profissionais para Construção - Entenda Antes

Os eletricistas são responsáveis pela montagem e instalação dos sistemas elétricos nos edifícios. Na prática, esses profissionais instalam conduítes, passam a fiação e instalam tomadas e interruptores. 

Normalmente, o eletricista começa a atuar na obra quando o edifício está parcialmente construído. Durante a execução das lajes, por exemplo, o profissional precisa embutir as tubulações. Depois que as paredes estiverem levantadas, é o momento do profissional colocar conduítes e instalar a fiação. 

Encanador ou bombeiro hidráulico 

Os encanadores ou bombeiros hidráulicos são outros profissionais para construção que são requisitados quando a estrutura física da obra já está parcialmente concluída. 

Eles são treinados para reparar e instalar as tubulações de água e esgoto em edifícios novos e existentes. Além disso, o encanador é responsável pelas instalações sanitárias, ralos de chuveiro, pias, tanques e torneiras.  

Gesseiro 

Caminhando para a parte de acabamento da obra, você também pode contar com o auxílio de um gesseiro. Esse tipo de trabalho é bastante utilizado para fazer o acabamento do teto, disfarçando vigas e fios de iluminação. 

Além da parte funcional, o teto de gesso garante uma aparência sofisticada e possibilita o uso de diferentes tipos de iluminação em diversos ambientes da casa. 

Alguns gesseiros também são especialistas na instalação de drywall (gesso acartonado), bastante utilizado em paredes e divisórias das construções modernas. 

Pintor

Quando os pintores são solicitados na construção, é sinal de que a obra está próxima da reta final! Esse profissionais para construção são responsáveis pela pintura do ambiente. Contudo, é preciso ficar atento pois existem pintores especializados em determinados serviços, como pintura externa, de interiores, texturização, predial etc. 

Vidraceiro

Se o seu projeto de construção conta com janelas, sacadas e portas de vidro, prepare-se para contratar um vidraceiro. Como o nome sugere, esse profissional é responsável por instalar vidros e esquadrias metálicas. 

É importante considerar que o trabalho do vidraceiro é bastante delicado. Portanto, é aconselhável que a colocação de portas e janelas, por exemplo, seja feita no final da obra para evitar danos no material. 

Marmorista

As bancadas de mármore ou granito deixam qualquer projeto de construção mais luxuoso, concorda? É claro que a aparência da pedra contribui muito para isso.

Mas, para o resultado ficar tão bom quanto no projeto arquitetônico, é preciso contar com o trabalho de um bom marmorista. O profissional é especializado em fazer os acabamentos, polir, cortar e instalar as pedras em cozinhas, banheiros ou áreas gourmet, por exemplo. Por isso, ele está em contato mais direto com arquitetos e/ou designers de interiores. 

Por se tratar de um material relativamente caro e complicado de instalar, qualquer erro pode prejudicar (e muito) a aparência do ambiente. Portanto, a experiência e qualidade do trabalho devem ser fatores determinantes na hora de contratar o profissional.

Como escolher os melhores profissionais para construção?

Agora que você já conhece os profissionais para construção que você pode precisar em sua obra, é hora de descobrir como encontrá-los. 

Profissionais para Construção - Entenda Antes

O fato é que, para a maioria dos proprietários, a parte mais difícil de qualquer projeto de reforma ou construção não é o trabalho em si. Na verdade, encontrar profissionais competentes e confiáveis para planejar e executar o trabalho com alto nível do início ao fim é um verdadeiro desafio. 

Pare um minuto para pensar nas histórias que você já ouviu ou vivenciou sobre problemas nas construções. Obra com acabamento de má qualidade, piso desnivelado, erros de cálculos que comprometem a estrutura da edificação ou projetos que acabaram custando até o triplo do orçamento inicial. Esses são apenas alguns exemplos.

Praticamente todos esses problemas são causados por profissionais despreparados ou que simplesmente não trabalham com profissionalismo. Mas não precisa desanimar ou desistir de construir. Existem vários profissionais para construção que fazem um excelente trabalho. Você só precisa saber como encontrá-los.

A seguir, preparamos algumas dicas valiosas para escolher os melhores profissionais para trabalhar em seu projeto de reforma ou construção: 

 1. Saiba por onde começar 

É muito importante que você concentre seus esforços iniciais na contratação do arquiteto e/ou engenheiro. Afinal de contas, esses são os profissionais responsáveis pelo planejamento da obra e, portanto, devem ser os primeiros a serem contratados. 

Além do mais, todo projeto de construção precisa de um projeto e alvará de liberação da prefeitura do seu município. Ou seja, sem contratar esses profissionais, não há obra. 

E não acaba por aí. Arquitetos e engenheiros sempre conhecem o trabalho de outros profissionais para construção e, com certeza, poderão ajudá-lo a encontrar o restante da equipe. Outro motivo é que, com o projeto em mãos, eles deverão indicar exatamente quais profissionais são necessários para sua obra e quando cada um deve entrar em ação. 

2. Busque indicações

É bastante provável que você tenha familiares e amigos que já passaram por uma reforma ou construção. Que tal pedir que eles indiquem os bons profissionais que os auxiliaram durante a obra? 

Com certeza, as pessoas próximas de você vão demonstrar a opinião sincera sobre o serviço de cada profissional.

3. Consulte o portfólio

Uma das melhores alternativas para encontrar bons profissionais para construção é conhecendo os trabalhos anteriores. Por isso, não deixe de consultar o portfólio dos principais profissionais que precisa contratar. 

Além de conferir outros projetos, essa é uma maneira de conhecer o tipo de obra que o profissional é especializado e saber se você se identifica.

E não difícil conseguir o portfólio dos profissionais, especialmente na era da internet. O Entenda Antes, por exemplo, é uma plataforma online que conecta clientes e profissionais da construção de todo o país. Dessa maneira, você pode acessar o portfólio de profissionais e empresas, solicitar um orçamento e até contratar os serviços. 

Então, não tem desculpa para não procurar os melhores profissionais para construção do mercado!

4. Converse com os profissionais

Nada melhor do que uma conversa franca entre cliente e profissional antes de contratar qualquer serviço. Por isso, reúna-se com o profissional para solucionar dúvidas, mostrar suas necessidades e ideias para o projeto. Além disso, dê a oportunidade para que o profissional explique como funciona seu trabalho. 

Conclusão

Viu como a lista de profissionais para construção é extensa? Mas vale ressaltar que você não precisa contratar todos esses profissionais que citamos. A equipe necessária varia de acordo com cada projeto. Portanto, a lista acima serve apenas como um guia para você conhecer as principais pessoas envolvidas em uma construção. 

Lembre-se que o sucesso da sua obra dependerá em grande parte dos profissionais ou empresa que você escolher para projetá-la e construí-la! Conhecendo o trabalho de cada tipo de profissional e seguindo as dicas acima, certamente você terá mais confiança para contratar qualquer serviço de construção.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário