O que você precisa saber antes de iniciar o planejamento e construção de uma obra – Entenda Antes!

Final de ano é época de fazer planos de começar a tão esperada construção. No entanto, antes de iniciar o planejamento e construção de um imóvel, é preciso que você saiba algumas coisas básicas.

Por isso, elaboramos este post para te ajudar a concretizar seu sonho sem imprevistos ou surpresas, com tudo o que é necessário saber antes de começar a tirar seus sonhos do papel. Acompanhe!

Asalc Arquitetura

Quem e como contratar

Ao iniciar um planejamento e construção de uma obra, a primeira pessoa que você deve contratar é um arquiteto para a elaboração do projeto arquitetônico.

Esse profissional é responsável por realizar o projeto arquitetônico, agilizar a documentação necessária e te orientar em diversos pontos que uma construção envolve.

Para encontrar um bom profissional, é importante conversar com no mínimo três profissionais, verificar seu portfólio e se realmente é comprometido em desenvolver um projeto que se adeque a suas necessidades.

Veja também: Mão de obra necessária para sua construção, quais são os profissionais? Entenda Antes!

Para realizar essa pesquisa o Entenda Antes pode te ajudar, basta solicitar um orçamento e seu pedido irá ser encaminhado para profissionais próximos entrarem em contato com você e marcarem uma conversa, você poupa tempo e tem total comodidade.

Já a mão de obra deverá ser contratada e gerenciada pelo profissional responsável. Mas o ideal é que sejam contratados profissionais com boa experiência em obras e também com boas referências.

Flávio Lima Arquitetura

As etapas do planejamento e construção

É fundamental que antes de iniciar o planejamento e a construção de uma obra você precisa saber quais são as suas etapas.

Então, confira abaixo quais são essas etapas:

  • Verificar a documentação do lote.
  • Definir o orçamento para a obra.
  • Projetos e aprovações: elaboração dos projetos (arquitetônicos, estrutural, hidráulico e etc.) e aprovação da Prefeitura (alvará da obra).
  • Após isso, é necessário iniciar o planejamento: Cronograma de desenvolvimento e compra de materiais, definição de tempo de cada etapa, onde será armazenado o material, descarte de entulho e etc…

Veja também: 5 Dicas INFALÍVEIS de como planejar a sua construção – Entenda Antes!

  • Serviços preliminares: limpeza e nivelamento do terreno, ligação de água e luz, organização do canteiro de obras, gabarito e marcações.
  • Fundações: execução das estruturas que irão sustentar e dar estabilidade para toda a construção, distribuindo seu peso no solo.
  • Estrutura: colunas, vigas e lajes feitas de concreto armado que ficam acima do solo.
  • Alvenaria: levantar as paredes com tijolos cerâmicos ou blocos de concreto.
  • Cobertura: execução dos telhados.
  • Hidráulica: instalação de água fria, quente e também do esgoto.
  • Elétrica: instalação dos circuitos elétricos, disjuntores,quadro de distribuição, tomadas, iluminação, cabos, etc.
  • Esquadrias: instalação das portas e janelas.
  • Impermeabilização: impermeabilização das fundações, paredes e outras estruturas para evitar o surgimento de infiltrações e umidade.
  • Revestimentos e acabamentos: instalação dos pisos, azulejos, porcelanatos e cerâmicas nas paredes e no chão.

Veja também: 17 Tipos de ACABAMENTOS para sua obra, se inspire e compare. Entenda Antes!

  • Vidros: instalação dos vidros nas portas, janelas, armários e demais locais.
  • Pinturas: aplicação de tintas e texturas nas paredes, tetos e também no chão das áreas internas e externas.
  • Outros: instalação de ar-condicionado, gás, telefone, internet e também serviços de jardinagem, muros, grades, portões e a limpeza final.

Autorização para construir

A construção de uma obra precisa ser legalizada e as leis são diferentes em cada cidade.

O proprietário ou seu representante deve solicitar a autorização da obra com um engenheiro ou arquiteto responsável por ela e que esteja devidamente inscrito no CREA / CAU, comprovando sua credibilidade. Somente após a aprovação da obra é que ela deve ser iniciada, até mesmo sua montagem inicial.

É preciso apresentar um projeto arquitetônico que será avaliado por arquitetos da prefeitura. Eles avaliarão se a planta obedece as regras de segurança e estão dentro do plano diretor de uso e ocupação do solo impostos pela Prefeitura. Se tudo estiver de acordo, será dado o aceite com um alvará de construção e sua obra poderá começar.

Mas atenção! A obra deve ser exatamente como foi autorizada na prefeitura, do contrário ela poderá ser embargada pela fiscalização.

Fundos Arquitetura

Orçamento inicial

Para ficar dentro do orçamento da obra é necessário que você tenha um projeto executivo muito detalhado e preparado para reduzir os imprevistos. É fundamental também seguir o cronograma das etapas.

Já quando o assunto é o valor da mão de obra, o correto é fechar o preço para cada serviço fechado antes mesmo do início da obra, com um orçamento detalhado e por escrito do que deverá ser feito, com previsão de prazos e multas caso alguma obrigação não seja cumprida.

Veja também: Como saber quanto irei gastar em minha construção? Entenda Antes!

Arqtª Thaís Gonçalves

Pesquisa de fornecedores

Se você está iniciando uma construção, saiba que a pesquisa de fornecedores poderá ser feita pelo arquiteto ou pelo empreiteiro. Do contrário, cabe ao proprietário fazer essa pesquisa.

Inicie a busca com um orçamento básico, em que conste a relação dos trabalhos a serem executados, com uma descrição detalhada de estimativa de custos de materiais e mão de obra de cada item. Tente ter ao menos 3 orçamentos diferentes para cada item, assim você conseguirá um preço menor que caiba no seu orçamento da construção.

Então, pronto para iniciar o planejamento e construção da sua obra?

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário