17 Dicas incríveis para uma decoração sustentável.

17 Dicas incríveis para uma decoração sustentável.

Quer decorar sua casa com muita beleza, charme e sem agredir a natureza? Pois saiba que uma decoração sustentável é perfeitamente possível com atitude simples e muita criatividade. Mas se você não sabe por onde começar, nós trazemos para você grandes dicas, confira agora!

decoração sustentável


A decoração sustentável

Atualmente, muitos arquitetos e decoradores estão pensando de maneira sustentável e buscando formas de trazer beleza, conforto e modernidade aos seus projetos sem agredir a natureza ou provocando o mínimo de impacto possível.

Mas essa é uma tendência que não tem volta. Então quando você mergulha de cabeça nela, acaba descobrindo um novo mundo de ideias simples, criativas e de muita beleza.

Além da decoração sustentável ser sinônimo de ambientes mais leves, agradáveis, relaxantes, cheios de estilo! Por isso, com um toque de sofisticação, não tenha receio de investir nessa tendência.

decoração sustentável

Projeto: G. ALB Arquitetura & Interiores – Cornélio Procópio PR

Analise as dicas abaixo e veja como é fácil fazer uma decoração sustentável.

Dicas de decoração sustentável

    1. Primeiramente, espalhar plantas pela casa é o primeiro passo para conseguir um ar mais fresco e puro. Além de deixar o ambiente mais arejado.
      Mas, dê preferência às plantas brasileiras, além de serem mais fáceis de cuidar, cultivá-las contribui para a preservação da flora nacional.
      Algumas sugestões: Bromélias, Palmeiras, Samambaia, Suculentas e Filodendros.
      decoração sustentável
    2. Mas ainda sobre plantas, escolha vasos de barro, cerâmica ou madeira. Esses materiais, além de terem uma boa durabilidade, agridem menos o meio ambiente.

      decoração sustentável

    3. Reutilize os objetos, evite jogar qualquer coisa fora, essa sim é uma atitude sustentável! Coloque sua criatividade para funcionar e dê novas utilidades para as peças que teriam o lixo como destino. Você pode reutilizar caixotes de madeira, latinhas de alumínio, potes e garrafas dos mais diferentes tamanhos e formatos, canos de PVC, velhos tecidos, etc.

      Veja também: Deck de PVC – Veja as vantagens em utilizar esse material. Arquitetura sustentável

    4. Para organizar fotos ou roupa íntima, use caixas forradas com tecido ou papel. Por exemplo, em lugares como seu escritório ou o cantinho de estudo das crianças, você pode usar latas pintadas ou revestidas como porta-lápis. Os vidros e garrafas podem decorar as mesas em uma festa e também o seu quarto com flores frescas.
    5. Use e abuse dos famosos e versáteis paletes. Eles podem virar qualquer objeto: sofá, cama, cabeceira, nichos na parede, mesinhas e podem, até mesmo, serem usados para revestir paredes.
      decoração sustentável
    6. E que tal dar um toque vintage na decoração reutilizando algum eletrodoméstico ou móvel antigo? Vasculhe a casa dos amigos e familiares ou mesmo bazares de entidades beneficentes. Com certeza, você encontrará algo interessante que apenas precise de uma nova pintura ou uma troca de tecido.
      decoração sustentável
      Veja também: Vale a pena instalar um sistema de energia solar? Entenda Antes de fazer!
    7. E se você for comprar móveis novos, prefira os de marcas sustentáveis que usam madeira de florestas plantadas
    8. Outra boa opção é incluir alguns móveis de fibra natural na decoração. Eles são sustentáveis e sofisticados na medida certa.
      decoração sustentável
    9. E ainda falando sobre móveis, uma tendência na decoração sustentável é usar móveis flexíveis ou com dupla função. São eles: Sofá que vira cama, mesinha que vira banco, móvel que pode ser usado como mesa de trabalho ou penteadeira etc.
    10. Então, com relação aos tecidos para a confecção de almofadas, cortinas ou para revestimentos de estofados, dê preferência aos tecidos naturais, como algodão, linho e seda.
    11. Priorize a compra da produção local e artesanal. Mas se for comprar produtos importados, escolha aqueles que são transportados de navio. O transporte de navio causa cinco vezes menos impacto ambiental do que o transporte rodoviário.
    12. Você também pode fazer uma escolha sustentável na hora da pintura da casa. Use tintas ecológicas à base de terra ou recorra à boa e tradicional pintura com cal.decoração sustentável
    13.  Revestimentos simples estão na moda: piso de cimento, ladrilhos hidráulicos, de bambu ou de madeira de origem certificada. Esses são materiais de baixo impacto ambiental.
      decoração sustentável
    14. Na hora da reforma, derrube paredes e integre os cômodos. Além de modernizar seu imóvel, traz amplitude e proporciona um clima mais fresco no verão, maior insolação nos meses de inverno e uma melhor circulação do ar. Assim, você evita a instalação de sistemas de aquecimento ou de ar-condicionado, diminuindo o consumo de energia.
      decoração sustentávelVeja também: “Dicas de decoração para apartamentos pequenos!”
    15. E por falar em reforma, o ideal é restaurar os tacos em vez de trocá-los, já que costumam ser de madeira nobre. No caso dos azulejos e pisos cerâmicos, basta dar um novo acabamento e estarão como novos.
    16. Grandes janelas garantem a entrada de luz natural, dispensando o uso de luzes acessas durante o dia. Mas, se isso for impossível, as claraboias podem ser uma ótima solução.
    17. Para a iluminação artificial, use lâmpadas de baixo consumo de energia elétrica, como as fluorescentes. Outra opção é a luz de LED, que consome dez vezes menos energia do que as lâmpadas dicroicas.
      decoração sustentável

Mas se você opina por sempre fazer o melhor para natureza, esse tipo de decoração é perfeito para seu ambiente, além de ser muito encantador, o estilo de decoração sustentável não causa grandes impactos ambientais.

Qual a sua opinião sobre a decoração sustentável? Você a utilizaria em sua casa? Nos diga nos comentários o que achou desse estilo de decoração.


Entenda Antes de fazer! 😉 

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(2) Comentários

Deixe seu comentário

dasdasdasdasdas

 

[easy-budget]

Você é um profissional ou deseja construir ou reformar?Cadastre-se
×