Descubra quais são as taxas e gastos que você terá ao iniciar a construção da sua casa.

Quanto custa construir uma casa? Entenda Antes de fazer!
Quanto custa construir uma casa? Entenda Antes!

Veremos as taxas que são necessárias pagar para iniciar seu sonho de construir sua casa!

Nesse conteúdo não irei deixar os valores específicos porque esses diferem de cidade para cidade, alguns são tabelados mas mesmo assim podem ter algumas oscilações e variações.

Mas vamos ver pelo menos 8 custos que você precisa se organizar, antes de iniciar a obra.

Se preferir, veja esse conteúdo em vídeo.

1º Custos com a compra do terreno

Para que você transfira a posse do terreno para você é preciso fazer uma ESCRITURA PÚBLICA DE COMPRA E VENDA.

Aqui temos o seu primeiro gasto. Esse documento você fará no cartório notorial no tabelionato, e para a execução desse processo você terá mais um gasto que é um tributo municipal chamado: ITBI ( Imposto de Transmissão de bens imóveis.)

2º ITBI

Valor: 2% sobre o valor que você está declarando nesta escritura.
Exemplo: Você comprou um terreno e está declarando que o valor dele é de 100 mil reais o valor desse tributo de 2% será de 2 mil reais para o município.

3º Funrejus

Esse é um fundo de reequipamento do poder judiciário, ele é 0,2% do valor que você está declarando. Então se você declarou 100 mil esse valor será de 200 reais.

Então até aqui já tivemos os seguintes gastos: Escritura para o tabelionato, o tributo municipal o ITBI 2% e o Funrejus de 0,2%.

4º Registrar o terreno no cartório de registro de imóveis.

Ainda não houve a transferência de posse de fato, para isso preciso pegar a escritura e registrar em um cartório de registro de imóveis. E agora sim esse terreno é seu!

5º Contratar um projeto arquitetônico

Aqui você tem a opção de contratar um profissional da sua cidade ou online e para entender melhor como funciona vou deixar um vídeo aqui.

5.1º Pagamento de guias de ART de projetos

Para que você inicie o processo de solicitação do alvará de licenciamento para construção, é necessário que você tenha as ARTs dos projetos. Essas ARTs tem um custo que fica por sua responsabilidade, elas variam de acordo com o tamanho do seu projeto.

6º Levantamento topográfico e sondagem de solo do terreno

Esse é um ponto importante, principalmente se o seu terreno tiver desnível. Você irá precisar contratar um topógrafo para realizar esse levantamento, aqui consiste em marcar as divisas exatas do seu lote e os níveis.

Além disso, também temos a parte de sondagem de solo, que será necessária para elaboração do projeto estrutural, essa sondagem basicamente irá verificar qual a profundidade que as estacas chegaram no solo.

Então esses são os gastos que você terá ANTES de iniciar sua construção. Espero ter ajudado você e logo teremos mais vídeos para te ajudar nessa jornada rumo a construção da sua casa.

7º Alvará de licenciamento para construção.

Aqui na parte da prefeitura você terá algumas taxas e impostos do município e esses não consigo te passar os valores exatos. Esses custos você quem deverá arcar para que a prefeitura libere a construção da sua casa.

 

Bom, espero que esse conteúdo tenha sido útil, e não deixe de nos acompanha no youtube, sempre fazemos muitos vídeos para ajudar quem está iniciando sua jornada na construção.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário