Como construir uma lareira? Conheça a melhor forma!

Não há nada tão acolhedor do que sentar-se ao lado da lareira em um dia frio, especialmente se você não é o maior fã do inverno. Além dos benefícios práticos de aquecimento, uma lareira funciona como elemento decorativo e agrega valor à sua casa.  Por causa desses e outros motivos, o item está na lista de desejos de muitas pessoas. Se você faz parte desse grupo e quer descobrir como construir uma lareira, está no lugar certo!

Nesta matéria, explicaremos alguns detalhes técnicos e especificações que você precisa saber antes de fazer lareira para sua casa. Confira!

Como construir uma lareira?

Quando pensamos em uma lareira, a primeira imagem que vem à mente é a lareira de alvenaria a lenha. O modelo é o mais comum e, indiscutivelmente, o mais impressionante. Por outro lado, também é o tipo mais trabalhoso para se construir.

Antes de partir para a ação e descobrir como construir uma lareira, é preciso identificar o local em que ela será instalada e quantidade de pessoas que utilizarão o espaço. Com essas informações você terá uma garantia de conforto, beleza e praticidade.

É importante ter em mente que os materiais para construir a lareira – geralmente tijolo, pedras e cimento – não são leves. Por isso, é preciso garantir que as vigas do piso sejam reforçadas. Dependendo do tamanho da lareira, pode ser necessário que algumas partes da estrutura da casa sejam modificadas. E, em casos de novas construções, a estrutura da lareira deve ser contemplada no projeto geral.

Veja também: “Tipos de sistemas construtivos, suas diferenças, vantagens e desvantagens – Entenda Antes!”

Uma lareira de alvenaria consiste na boca, caixa de fogo, coifa e duto com dimensões e características específicas para conseguir o resultado esperado. As medidas e espessuras dos materiais, tamanho da abertura, altura ideal para que a fumaça não retorne, o tipo de chaminé e o revestimento escolhido são alguns elementos que devem ser considerados.

Como você deve ter percebido, fazer lareira não é algo tão simples. Portanto, precisa do acompanhamento de um profissional que esteja familiarizado com esse tipo de projeto.

Estrutura de uma lareira

Já citamos todas as partes que compõem uma lareira. Agora é o momento de conhecer as características e especificações para todos os elementos funcionem bem em conjunto.

Caixa de fogo

A caixa de fogo é o espaço destinado à queima da lenha. Nessa parte, o elemento principal é a boca, ou seja, a abertura pela qual a lenha é colocada na lareira. As dimensões e proporções ideais para evitar que a fumaça retorne ao ambiente e garantir que o calor se espalhe devem obedecer às recomendações:

  • A altura da boca deve ter entre 67% a 75% da largura;
  • A boca deve ter entre 1/40 a 1/70 da área do cômodo onde a lareira será instalada;
  • A largura ou profundidade deve ter entre 45 cm e 60 cm. Mais do que isto, a fumaça voltará ao ambiente;
  • No interior da caixa de fogo, é importante que a parede do fundo tenha uma inclinação. Assim, o calor é empurrado diretamente para o piso e tende a subir aos poucos para aumentar a temperatura do local.

Coifa

A coifa fica bem acima da caixa de fogo. Com formato semelhante a um funil invertido, esse elemento serve para captar a fumaça e direcioná-la para a chaminé. Mas nessa parte, é preciso ter bastante atenção para que a ligação entre a garganta da coifa e a chaminé tenham as mesmas medidas. Isso evita o vazamento de fumaça e fuligem no ambiente.

Duto

Mais conhecido como chaminé, o duto é a parte que direciona a fumaça para o exterior da casa. O tubo da chaminé deve ultrapassar entre 50 cm e 70 cm acima da cobertura e ficar a 1,5 m da cumeeira em caso de telhados.

Mas independentemente das suas decisões sobre como construir uma lareira, é essencial estar familiarizado com as técnicas de manutenção e limpeza! Assim, você irá mantê-la funcionando com segurança e eficácia.

Agora você já pode pensar no estilo da lareira que quer ter em casa: se prefere os mais tradicionais ou os mais modernos. Considere também o ambiente para planejar uma decoração harmônica e requintada!

Veja também: “Veja agora os tipos de materiais para construir um imóvel – Entenda Antes!”

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário