Acabamentos externos mais utilizados na atualidade! Como utilizá-los na sua construção?

Acabamentos externos mais utilizados na atualidade! Como utilizá-los na sua construção? Entenda Antes!

Pensar no tipo de revestimento que irá utilizar na sua casa é fundamental. Hoje em dia, existem diversos tipos de acabamentos externos, de todos os estilos e valores. Porém, tem outras coisas que devem ser consideradas na hora de escolher o acabamento certo. Afinal,  não podemos pensar apenas no custo, pois a fachada será sempre o cartão de visitas da sua casa! Ela é uma prévia do que esperar que há dentro do ambiente, então, nada melhor do que escolher o acabamento externo ideal.

Leia também: Fase de acabamentos da construção! O guia para você

Há alguns fatores que precisamos considerar como clima, durabilidade, presença de umidade e também o estilo arquitetônico. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas e, por fim, te ajudar a escolher um acabamento externo perfeito. 

Boa leitura!

Acabamento externo – Pintura

Acabamentos externos: Pintura

É o tipo, dentre os acabamentos externos, mais simples e de menor custo para se utilizar na sua fachada. Por isso, ele é um dos mais procurados. A mão de obra e o material tem preços mais acessíveis em relação a outros tipos de revestimentos.

Esse tipo de acabamento externo exige uma manutenção frequente devido ao desgaste causado por fatores externos como, sol e chuva. Se aplicada de maneira errada pode gerar bolhas e também descascar. Por isso, se for ficar exposta a muita umidade é melhor escolher outro tipo de acabamento. O bacana, é que você pode brincar com as cores, usar tom sobre tom para criar sobreposição, bem como combinar a pintura com outros tipos de acabamentos.

Acabamento externo – Madeira

Acabamento externo de madeira

A madeira, quando instalada corretamente, é um dos tipos de acabamentos externos mais duradouro. O material é bem resistente, porém deve ser impermeabilizado ou envernizado. Isso, para que não apodreça devido a umidade, evitando assim, problemas com cupins. Esse revestimento é bem versátil e pode ser combinado com outros tipos de madeira. Todavia, você, também pode optar por um piso que imita madeira devido ao custo mais baixo.

Acabamento externo – Pedra

Acabamento externo de pedra

A fachada de pedra é um tipo de acabamento externo muito comum que vai do rústico ao moderno. Além disso, é um revestimento barato e duradouro que não exigem muita manutenção. Como resultado, você encontra pedras polidas ou brutas em vários formatos. As mais utilizadas são Miracema, Caxambú, Pedra-Madeira e São Tomé, por exemplo. Podem ser combinadas entre si ou com outros tipos de acabamentos.

Acabamento externo – Tijolo

Acabamento externo de pedra

O tijolo normalmente é utilizado de forma aparente para dar um ar mais rústico ao ambiente. É de fácil manutenção e se bem aplicado mantém um padrão harmonioso e esteticamente bonito. Por fim, o tijolo pode ser combinado com outros tipos de materiais e se quer um visual mais sofisticado invista em tijolos de cores mais claras e suaves.

Acabamento externo – Argamassa

acabamento externo de argamassa

A argamassa é muito usada como decoração pois a massa pode ser raspada ou batida, ela exige uma mão de obra especializada para que não de diferença de tonalidade e textura, o que se torna uma desvantagem em caso de danificação. É ideal manter o mesmo padrão do acabamento externo em toda fachada e não é indicada em lugares com muita exposição à água.

Acabamento externo – Concreto

acabamento externo de concreto

O concreto é, no geral, um recurso barato, que dura muito tempo e não precisa de muitos cuidados. É um acabamento externo ideal para estilos contemporâneos e industriais.

Acabamento externo – Porcelanato ou cerâmica

acabamento externo em porcelanato

O porcelanato é um revestimento impermeável e muito resistente, por esse motivo ele é ideal para lugares úmidos. Ele também mantém a temperatura interna mais agradável, sem falar que é um acabamento externo muito elegante e sofisticado. Sua instalação é muito prática e fácil, deixando sua fachada super clean e moderna. Além disso, necessita de pouca manutenção e os sinais de desgaste demoram muito a aparecer. Apesar de terem uma semelhança física entre eles a diferença está na fabricação, a cerâmica é uma opção mais barata mesmo tendo resistência e durabilidade.

Acabamento externo – Aço Corten

acabamento externo em aço corten

Esse tipo de acabamento externo é muito moderno e diferente. Seu custo é um pouco alto, mais tem grande durabilidade e um visual muito diferente. Ele tem uma tonalidade ferrugem,por isso, protege o revestimento de danos causados pelo tempo. Existem diferentes tamanhos e formatos. Seu material é 100% sustentável e muito mais resistente que o aço comum.

Dicas de acabamento externo

Temos alguns aspectos a considerar na hora de escolher o tipo de acabamento externo que vamos utilizar no nosso projeto, vamos então ver algumas dicas!

  • Observe o tipo de ambiente em que esse acabamento ficará exposto, se há umidade ou muito sol, por exemplo;
  • Mantenha sempre o equilíbrio na hora da escolha, um acabamento que seja harmônico com seu projeto, afinal a estética é muito importante nas fachadas;
  • Procure profissionais especializado na hora da instalação do acabamento externo, afinal você pode evitar problemas desnecessários;
  • Opte por materiais com qualidade, que não te darão problemas futuros;
  • Pesquise sobre a durabilidade, o preço e principalmente o tipo de manutenção do acabamento escolhido;
  • Faça um planejamento na hora de realizar o projeto e identifique possíveis desconfortos que você pode ter para não se arrepender;
  • Utilizar um acabamento em uma parede externa é uma ótima alternativa para renovar o visual de sua casa;
  • Combinando tijolos e madeira você pode criar um visual mais contemporâneo;
  • Com porcelanato ou cerâmica você pode criar um painel decorativo e modernizar a casa;
  • Tons neutros e suaves no acabamento externo podem deixar uma fachada muito elegante;
  • Utilize pedras para revestir canteiros e dar um toque super natural, você pode criar texturas para dar contraste;

Leia também: Qual a importância da fase de acabamento?

Todos esses modelos são uma maneira de garantir beleza e proteção para vários tipos de superfícies. Afinal, são diferentes tamanhos, cores, texturas que te proporcionam durabilidade, praticidade, economia. Agora que você já conheceu um pouco mais sobre os tipos de acabamentos externos que tal escolher qual mais combina com a sua casa e fazer o seu projeto? Use as dicas e aproveite!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário