fbpx

10 dicas de segurança no trabalho em canteiro de obras que podem livrar sua equipe de acidentes

10 dicas de segurança no trabalho em canteiro de obras que podem livrar sua equipe de acidentes

10 dicas de segurança no trabalho em canteiro de obras que podem livrar sua equipe de acidentes

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

A importância da segurança no canteiro de obra

Iniciamos a presente exposição buscando apontar a importância que a segurança no trabalho possui dentro do campo da construção civil. Para isso, trazemos o argumento de que a falta de um ambiente seguro de trabalho se configura como um sintoma de um problema sistêmico maior: a falta de uma gestão adequada de projeto.

Executar um projeto de construção civil é uma tarefa excepcionalmente árdua. Não bastando a própria dificuldade técnica de se desenhar um projeto seguro, ainda é necessário administrar questões relacionadas ao gerenciamento de uma multiplicidade de fatores, tais como pessoas, materiais e estruturas. 



 

Nesse sentido, compreendemos que uma execução segura é resultado de um planejamento eficiente pensado através da lente da segurança no trabalho. Isso se deve a tradução direta que uma melhora da segurança do trabalho possui na produtividade individual dos trabalhadores e, consequentemente, sobre a qualidade do produto final.

Embasamos nosso argumento em dados levantados pelo Anuário Estatístico da Previdência Social. O estudo traz dois pontos importantes: 

  • primeiramente, que o setor da construção civil é responsável por cerca de ⅙ do total de acidentes de trabalho no país;
  • em segundo lugar, apesar da alta periculosidade envolvida em todos os processos da construção civil, 94% dos acidentes poderiam ter sido evitados, uma vez que foram causados por erro humano. 

Sendo assim, podemos argumentar que uma gestão eficiente de um projeto de construção civil é aquela que é pensada sobre a lente da segurança no trabalho.

10 dicas para a segurança no trabalho

  • Adote o mindset correto

A primeira mudança que deve ser realizada é adoção de um enquadramento diferente. Deve-se compreender que a qualidade da segurança do trabalho é diretamente relacionada com o resultado final. Portanto, faz-se necessário pensar nesse tema desde o início do projeto.

  • Tenha um planejamento especificado desde o início do projeto

Quando se trata de segurança no trabalho, é sempre bom manter em mente que é “melhor prevenir do que remediar”. Assim, compreendemos que o primeiro passo para a realização de uma construção exitosa e segura consiste na elaboração de um plano de ação norteador do projeto.

Trata-se de um esquema completo que deve abranger de forma aprofundada múltiplas questões relacionadas à exequibilidade da obra. Desse modo, os planejadores devem elucidar uma multiplicidade de pontos. Assim, envolvendo desde aqueles relativos ao posicionamento de cada equipamento, maquinário e matéria prima; até mesmo aqueles pertinentes à distribuição espacial do canteiro, relativos à disposição dos espaços comuns (como banheiros e refeitórios).

  • Elabore um plano que compreenda os possíveis riscos envolvidos

Sabemos que o canteiro de obras é um ambiente naturalmente propenso a acidentes. Portanto, para o mantenimento da segurança dos trabalhadores envolvidos, entendemos que o plano de ação deve abordar, os possíveis riscos e as falhas passíveis de ocorrerem.

Nesse sentido, sabemos que a tarefa de analisar os perigos do local de trabalho pode ser assustadora. É por esse motivo que recomendamos aos analistas a adoção de uma abordagem metodológica já consolidada, tal como a  Hazop (Hazard and Operability Study).

  • Preste um cuidado especial para problemas ambientais

O estudo realizado deve prestar uma atenção especial para quaisquer materiais que possam prejudicar a saúde dos trabalhadores.

  • Crie uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma comissão responsável por planejar e executar medidas de segurança do trabalho. Trata-se de uma ferramenta poderosa para a prevenção de acidentes do trabalho e que resulta em grandes ganhos de produtividade.

  • Use EPIs!

Ofereça Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para todos os membros de sua equipe. Trata-se de uma medida obrigatória por lei que oferece uma maior segurança para os trabalhadores envolvidos!

  • Ofereça treinamento e capacitação para os operadores

Como apontado previamente, a possibilidade de um acidente no campo da construção civil é  constante. Nesse sentido, apontamos que  a falta de qualificação dos profissionais envolvidos é uma das principais causas de acidentes.

Trata-se de uma problemática que prejudica a área como um todo e resulta em projetos demorados e com baixa produtividade. Assim, continuando na temática de preparação, recomendamos que a equipe forneça capacitação para os trabalhadores envolvidos. 

  • Faça a manutenção periódica dos equipamentos

Outro fator pertinente a segurança no trabalho que afeta diretamente a produtividade é relativo à qualidade dos equipamentos utilizados. Segundo o jornal “O Povo”, a manutenção correta do maquinário empregado, além de oferecer maior segurança para os trabalhadores, pode resultar em um aumento de quase 30% de produtividade em obras.

  • Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado

Passada a fase de planejamento, entramos na execução propriamente dita da construção. Dentre as normas mais visadas pela fiscalização governamental, a limpeza das áreas coletivas, tal como expressa pela NR 18, é extremamente importante. Assim sendo, compreendemos que a maneira mais eficiente de realizar a manutenção se configura em seguir à risca o planejamento prévio. Sobretudo, respeitando as divisões espaciais realizadas previamente.

  • Faça uso dos recursos tecnológicos disponíveis 

A tecnologia tem se tornado uma constante cada vez maior dentro do campo da construção civil. A captura digital de dados se configura como um diferencial que oferece ao gestor uma visão completa sobre o andamento da obra, garantindo, dessa forma, uma maior otimização de seus processos internos.

Leia também: Líder ou chefe: Entenda diferença e descubra qual você é!

Até agora falamos apenas no caráter técnico da segurança no trabalho. Afinal, à relação com a produtividade e como realizar um projeto pensado com base nessa ótica. Contudo, a segurança no trabalho compreende uma dimensão muito maior do que apenas a pura tecnicidade. Ela adentra o campo da ética da liderança.

Garantir a segurança no trabalho é ter empatia com os trabalhadores. Trata-se de um esforço direcionado para a construção de um ambiente de trabalho acolhedor para todos os envolvidos. Certamente, uma qualidade fundamental para qualquer líder.

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais
×