fbpx

O que é a casa passiva e qual sua importância

O que é a casa passiva e qual sua importância

Casa Passiva

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

Você já ouviu falar em “casa passiva” e quer entender direitinho como ela funciona e qual sua importância? Então não deixe de conferir esta matéria e fique por dentro do assunto.

Boa leitura!

Casa PassivaGE Arquitetos

O que é uma casa passiva?

Primeiramente a casa passiva ou Passivhaus, é todo imóvel que é capaz de gerenciar a sua climatização (captação, aquecimento/refrigeração e distribuição de ar) por si mesma, com mecanismos simples e de baixo consumo energético.

 

Surgida na Alemanha, a casa passiva deve seguir certas normas de eficiência energética para ostentar esse nome. Obras que seguem essa regulamentação resultam em edifícios de consumo energético baixo, que demandam pouca eletricidade para aquecimento ou refrigeração de ambientes.

Veja também: “Dicas de decoração para o seu Home Office – Entenda Antes!”

A importância da casa passiva

A aplicação das normas não se limita às residências. A ideia de casa passiva pode ser estendida e colocada em prática também em escritórios comerciais, escolas, supermercados, entre outras edificações.

O projeto passivo não é um detalhe a mais no projeto principal, ele é a sua essência. É um processo de design que precisa ser integrado ao projeto e que irá influenciar todos os elementos da obra.

Porém, todo o trabalho e cuidado valem a pena. Segundo Passive House Institute, quando aplicadas de forma correta, a arquitetura passiva pode reduzir 90% nos gastos mensais com energia elétrica em relação aos imóveis com arquitetura convencional.



 

A casa passiva em climas quentes

A casa passiva é um sucesso em países de clima frio, mas muitas pessoas se perguntam se ela é viável em climas quentes. E a resposta é sim! É possível adaptar o conceito para climas quentes, como o do Brasil. Existem relatos de implementação com sucesso de casas passivas em Singapura, onde o clima é tropical.

Mas nesses casos, o super-isolamento térmico deve ser adaptado de modo a proteger os edifícios de ganhos excessivos de calor. Também a evitar perdas de ar condicionado, reduzindo os gastos com arrefecimento a níveis mínimos.

No entanto, o grande entrave para a utilização da casa passiva em regiões de clima quente, não é a questão técnica, mas sim seus custos e competitividade diante de outros modelos alternativos de construção que atendam às exigências desse clima.

Veja também: “Garagem, como definir esse espaço em sua casa”

Casa Passiva

O que deve ser observado na hora de construir uma casa passiva

  1. Isolamento térmico

    Todos os componentes da camada externa da construção devem estar bem isolados. A casa passiva possui alta eficiência energética, em razão do isolamento térmico ser maior que aquele utilizado de maneira geral. Com isso, há a redução ou mesmo eliminação do consumo de energia para o aquecimento ou o refrigeração da casa.

  2. Portas e janelas

    Portas e janelas são considerados pontos fracos de uma construção, porque são uma fonte de perda de calor ou frio. Na casa passiva, a norma sugere a instalação de portas e janelas de alta qualidade, com bom isolamento térmico e acústico e vidros duplos ou triplos.
    Os caixilhos devem ser equipados com vidraças baixas contendo argônio ou criptônio em sua composição.

  3. Eliminar pontes térmicas

    As pontes térmicas são produzidas quando a estabilidade da fachada se debilita com a inserção de elementos construtivos como portas e janelas, por exemplo. As arestas, cantos e conexões devem ser planejados para evitar pontes térmicas, onde há elevada dispersão de frio ou calor.

  4. Planejamento e desenho

    O projeto de uma casa passiva deve incluir a possibilidade de climatização com ventilação mecânica e o aproveitamento ao máximo da luz e calor solar.

  5. Otimização do calor

    Na casa passiva o calor gerado no interior da casa por seus moradores, lâmpadas e eletrodomésticos é aproveitado no aquecimento no inverno. Mas já no verão, há um planejamento de proteção do sol.

Casa PassivaBruna Alvim Campos

Veja também: “Diferentes tipos de vidros para construção – Entenda Antes!”

Gostou de saber um pouco mais sobre o assunto? Então continue acompanhando nosso blog e confira mais matérias sobre decoração, arquitetura e sustentabilidade.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais
×