fbpx

Pia na decoração – Onde e como colocar?

Pia na decoração – Onde e como colocar?

Pia na Decoração

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

Está construindo ou reformando sua cozinha tem dúvidas de onde e como colocar a pia? Tem dúvidas também de como escolher a melhor para você e sua família? Então não deixe de ler este texto e Entenda Antes tudo que você precisa saber sobre a pia na decoração da cozinha!

Pia na Decoração Arquitetura Casa Doze

A pia na decoração da cozinha!

A cozinha é o coração da casa, não há dúvidas. Por isso, é muito importante pensar com cuidado no projeto e decoração desse espaço.

Além de bonita, a cozinha tem antes de tudo ser extremamente funcional, especialmente no que diz respeito à distribuição do fogão, geladeira e pia.

Veja também: “Quais são as formas baratas de decorar seu imóvel?”

Pia na DecoraçãoFlávio Lima Arquitetura

Onde colocar a pia

Os arquitetos recomendam que, mesmo em uma cozinha simples e pequena, a distribuição dos elementos principais, pia, fogão e geladeira, forme um triângulo para facilitar a usabilidade e a funcionalidade do espaço.

Pia na DecoraçãoArquiteta Maria Júlia Migotto

Embaixo da janela

No geral, a pia costuma ser colocada embaixo da janela, principalmente no Brasil. Isso não significa que esse seja o modo correto, porém acabou se tornando uma prática que tem lá os seus motivos:

  • Iluminação: com a pia debaixo da janela é possível se aproveitar melhor a luz natural, uma vez que a pia é uma parte da cozinha bastante utilizada e portanto você precisa ter uma boa iluminação para desenvolver as atividades domésticas no local;
  • Estética: a pia debaixo da janela fica muito bonita e harmonioso;
  • Espaço: o espaço debaixo da janela é melhor aproveitado quando se coloca a pia nele. E aproveitar todos os espaços disponíveis e muito importante, principalmente em cozinhas pequenas.

Na ilha

A ilha da cozinha é o conjunto formado por fogão e pia juntos, que são posicionados no meio da cozinha e não colado na parede como são os modelos tradicionais.

Veja também: “Como usar a Arquitetura para barrar o frio?”

Pia na Decoração

O que levar em conta na hora de instalar a pia da cozinha?

Altura

Não existe uma altura padrão Mas, no geral, podemos observar o seguinte:

  • 80 centímetros ou menos: considerado baixo, mas pode ser feito no caso de necessidades específicas, como por exemplo pessoas com deficiência ou mesmo com estatura muito baixa;
  • 90 centímetros: considerada ideal para a maioria dos casos, levando em conta que normalmente, ainda são as mulheres que mais usam a pia e que a estatura delas costuma ser um pouco menor que a dos homens;
  • 1 metro: é uma boa altura, com a vantagem que você ganha mais espaço para armário na parte de baixo;
  • Acima de 1 metro é considerada alta para a maioria das pessoas,, mas também pode ser admitido se houver uma necessidade específica.
    Pia na DecoraçãoRealizze Planejados

    Material

As pias de cozinha de granito são as mais resistentes e por isso são sempre uma boa escolha para cozinhas que terão muito uso. A manutenção desse material também é bastante simples, pois ele é bem durável e resistente.

As pias de inox, que incluem as cubas do mesmo material também são bem duráveis e resistentes à manchas. Porém, existe a possibilidade de riscos e arranhões.

Atenção: a escolha da bancada e da torneira devem complementar a escolha da cuba da pia de cozinha. Modelos mais modernos podem pedir por linhas mais retas, enquanto escolhas mais tradicionais permitem escolhas de linhas mais fluidas.

Tamanho

O tamanho da pia da cozinha é um ponto a se observar também. Os modelos muito pequenos são complicados de usar, já que oferecem pouco espaço.

Já as pias com duas cubas precisam de um espaço maior para a instalação e também para o uso, já que ela sugere a possibilidade de duas pessoas usarem ao mesmo tempo.

Mas com relação à profundidade da pia, a medida ideal é de 60 cm, segundo os profissionais da área.

Veja também: “Qual é a melhor tinta para cada ambiente da sua casa?”

Pia na DecoraçãoHeloisa Zarpelon Arquitetura e Interiores

Gostou das dicas? Então continue acompanhando nossa revista e fique por dentro das novidades quando o assunto for construção e reforma.

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

______________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!1

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais
×