fbpx

Quais diferenças entre argamassa, massa corrida e gesso

Quais diferenças entre argamassa, massa corrida e gesso

Decoração com Gesso

Vai construir e não sabe a diferença entre argamassa, massa corrida e gesso? Não tem problema, explicamos para você nesta matéria. Apesar de todas elas serem soluções que visam tornar a superfície das paredes plana e regular, permitindo a aplicação do acabamento, como as tintas. Cada um dos produtos é indicado para situações específicas e é preciso que você Entenda Antes de construir ou reformar.

Argamassa

A argamassa é fundamental para a construção. Sua principal função é assentar tijolos, azulejos, blocos cerâmicos, revestimentos de parede, granitos, pisos porcelanatos e pisos cerâmicos. Além de ser um excelente material para corrigir ondulações e nivelar paredes, tetos e pisos.

São encontradas argamassas para uso interno, externo, piso sobre piso, para porcelanato e também nas cores cinza ou branca.



 

O ideal é utilizar o produto específico, pois isso confere maior qualidade e segurança na instalação, evitando problemas como o descolamento.

O consumo de argamassa é geralmente de 4 kg a 8 kg por m², dependendo do tamanho do revestimento. E é muito importante ler e prestar atenção nas instruções da embalagem, que indicam o modo de preparo, modo de uso, tempo de secagem e validade do produto. E outra dica importante,é que a argamassa deve ser armazenada em local coberto e longe de qualquer contato com a umidade.

Veja também: “O que é uma penthouse, descubra e veja exemplos.”

Decoração com Argamassa

Flávio Lima Arquitetura

Massa corrida

A massa corrida comum (PVA) é a opção ideal para paredes que precisam ser rebocadas, como por exemplo, aquelas que receberão pregos para fixação de quadros ou suporte para equipamentos eletrônicos. Já em superfícies externas e ambientes ambientes úmidos (banheiros e cozinhas), deve ser usada a massa corrida acrílica. Pois essa apresenta maior resistência ao vapor de água.

A massa corrida é comprada em latas e já vem pronta para uso e pode ser conservada dentro da lata devidamente tampada. No entanto, se o produto secar não deverá ser utilizado.

A aplicação do produto é feita com desempenadeira e espátula, deixando a superfície o mais lisa possível. E após sua aplicação a parede deverá ser lixada para eliminação de eventuais ondulações e imperfeições. Depois da retirada do pó decorrente do lixamento e antes da pintura, deve ser aplicado um selador.

Mas atenção! Paredes revestidas com argamassas com cal não devem receber massa corrida imediatamente. É necessário deixar a cal reagir com o ar durante algumas semanas.

Quando o ambiente que está sendo reformado estiver ocupado, a melhor alternativa é usar a massa corrida, pois ela faz menos sujeira do que o gesso. Apesar de ela necessitar de maior consumo de material e ter um custo maior, essas desvantagens são compensadas pela menor quantidade de pó.

Decoração com Massa Corrida

WR Gesso e Decoração

Gesso

O uso do gesso é aconselhável quando a alvenaria está regular, sem saliências, de maneira que a parede esteja plana. Seu uso pode dispensar emboço e o reboco quando os blocos de concreto ou de cerâmica são de boa qualidade. Assim, fazendo que o consumo do produto seja menor, se comparado ao consumo da massa corrida.

Quando a velocidade de execução da obra é uma prioridade, o ideal é usar o gesso diretamente sobre a alvenaria. Outra opção que visa diminuir o tempo de execução da obra é revestir a parede com argamassa de cimento! Então esperar que a mistura fique seca e, na sequência, aplicar o gesso.

O gesso é mais econômico do que a massa corrida e é comercializado em pó. O ideal é produzir somente o volume de gesso que será aplicado, já que, depois de seca, a massa não poderá ser reaproveitada.

Veja também: “Luz quente e luz fria, quais são as diferenças?”

Decoração com Gesso

A aplicação do produto é feita com desempenadeira e espátula, deixando a superfície o mais lisa possível. E após sua aplicação a parede deverá ser lixada para eliminação de eventuais ondulações e imperfeições. Depois da retirada do pó decorrente do lixamento e antes da pintura, deve ser aplicado um selador.

 _____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais
×