Descubra agora o que é Urbanismo

O que é Urbanismo

Se você sempre vê em sites e revistas a palavra “urbanismo” quando o tema é arquitetura, mas não sabe muito bem do que se trata, fizemos este post para que você aprenda de uma vez por todas o que é urbanismo e o que faz o profissional da área. Acompanhe!

O que é Urbanismo

Conceito e origem do urbanismo

No dicionário você encontra a seguinte definição para urbanismo: “conjunto das questões relativas a arte de edificar uma cidade”. Ou seja, se trata da forma que os profissionais da área utilizam para expressar sua maneira de ver a cidade.

A palavra urbanismo tem sua origem na palavra latina urbis que significa exatamente cidade e é considerado como uma disciplina, uma técnica da arquitetura que tem como foco o planejamento de uma cidade.

A história do urbanismo começa no final do séc. XIX e seu nascimento foi uma consequência do êxodo rural. Como muitas cidades passaram a sofrer com o rápido aumento populacional naquela época, os problemas habitacionais começaram a surgir na mesma medida que a Revolução Industrial avançava. Ou seja: as cidades, agora com novas e variadas pessoas, precisavam se reinventar antes que se tornasse impossível viver nelas.

Apesar disso, o conceito de urbanismo só surgiu em meados do século XX na Europa.

Veja também: “Quanto custa um projeto de arquitetura? Entenda Antes!”
O que é Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo

Para se tornar um arquiteto é preciso frequentar o curso superior de Arquitetura e Urbanismo, que, geralmente, possui cinco anos de duração. No curso, são abordados diversos temas, tais como: representação gráfica, resistência dos materiais, planejamento urbano, projeto de edificações, paisagismo, arquitetura de interiores,etc.

As atividades exercidas pelo arquiteto urbanista se assemelham muito com às de um engenheiro civil. Pois ambos podem atuar na construção de edifícios. No entanto, o arquiteto urbanista está em vantagem quando se trata de planejamento urbano e regional.

Assim, o mercado de trabalho do urbanista, se alarga, pois pode, entre outras atividades: projetar, construir e reformar edificações dos mais variados portes; trabalhar nas áreas de desenvolvimento e planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico; atuar em arquitetura de interiores, exercer tarefas de consultoria, assessoria e de gerenciamento de obras; realizar vistorias, laudos, avaliações e pareceres e ainda dedicar-se ao ensino e à pesquisa.

O que é Urbanismo

Desafios do urbanismo

Atualmente, o planejamento das cidades está cada vez mais urgente, devido ao crescimento acelerado das grandes cidades. Também das necessidades de espaços alternativos que comportem esse crescimento.

Com isso, surgem dois grandes desafios para os urbanistas:

  1. Como facilitar o movimento de pessoas nas cidades com o aumento de vias públicas?
  1. Como conseguir melhor comunicação entre bairros e espaços adequados tanto para os tipos diferentes de transportes como para sua quantidade?

Por outro lado, é preciso lidar ainda com um fator que movimenta a questão urbanística que é a especulação imobiliária dos terrenos na relação de máximo aproveitamento para se alcançar o maior lucro possível nas ações de compra e venda.

No Brasil, a representação mais prática disso, aparece no planejamento urbano com Leis de Uso e Ocupação do Solo e Planos Diretores, que são utilizados como instrumentos para uma melhorar e resolver as questões urbanística das cidades. Servindo o urbanista como um condutor de todo o processo.

Veja também: “Como funciona as curvas na hora de projetar sua casa?”
O que é Urbanismo

O que é Urbanismo Sustentável

O urbanismo sustentável é um conceito que reforça a necessidade do desenvolvimento sustentável e planejado através de diferentes pontos de vista: econômico, ambiental e humano.

Assim, o urbanismo sustentável não leva em conta apenas se determinada região oferece boa estrutura populacional. Mas também se o meio ambiente daquela região está sendo preservado. Ou se o projeto também é economicamente viável levando-se em conta seus impactos na natureza e na vida das pessoas.

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário