fbpx

Tipos de solo e sua importância na construção civil

Tipos de solo e sua importância na construção civil

Tipos de Solo

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

É de extrema importância conhecer os tipos de solo quando o assunto é construção civil. Afinal, o tipo de solo onde será erguida uma determinada construção é determinante para as fundações, estruturas e tipo de edificação. Assim, para que você fique sabendo de uma vez por todas quais são os tipos de solo existentes e a sua importância na construção civil, elaboramos este post. Acompanhe e Entenda Antes sobre assunto.

Tipos de Solo

A importância do solo na construção civil

Um determinado tipo de solo pode facilitar ou mesmo limitar o uso do terreno. E, no caso de ser um limitador, ele pode trazer muita dor de cabeça ao arquiteto, engenheiro e proprietário, caso não seja muito bem trabalhado. Afinal, é o terreno que sustenta o peso da construção e determina algumas características básicas do projeto.

Em construções maiores é preciso que seja realizada uma sondagem do terreno para descobrir qual a camada é mais resistente e aí erguer as fundações do prédio. Já em construções menores, que não colocam muita carga sobre o solo, não é obrigatória essa sondagem.

Alguns tipos de solo são mais rígidos e portanto, as construções nele erguidas não necessitam de fundações profundas, cabendo ao engenheiro e arquiteto essa decisão.

Veja também: “Quais plantas usar no jardim vertical?”

Tipos de Solo

Os diferentes tipos de solo

Vamos apresentar aqui os três tipos de solo mais comum, porém ela não é muito exata. É comum que esses tipos se misturem de maneiras infinitas.

Os tipos de solo são divididos de acordo com a densidade da sua composição, das

necessidades especiais que possuem para a construção e como se comporta quando aplicada determinada pressão sobre ele. Assim, podemos dizer que são fatores relevantes para composição do solo a sua:

  • Densidade;
  • Porosidade;
  • Consistência;
  • Relação do solo com a água.

Tipos de Solo

1. O solo arenoso

É o tipo de solo composto predominantemente por areia.

O solo arenoso se movimenta facilmente e é altamente permeável, e isso para qualquer construção é uma grande desafio.

Ele requer fundações profundas com estacas, geralmente de aço ou concreto armado, para garantir a segurança da estrutura. As construções erguidas na beira da praia costumam utilizar essas estacas preenchidas com betão, o que aumenta a resistência da fundação.

No entanto, nem tudo é problema. As estradas construídas em solo arenoso apresentam a vantagem de não se tornarem um lamaçal na época das chuvas e não levantam poeira nos períodos de seca.

Tipos de Solo

2. O solo argiloso

É o tipo mais comum de solo encontrado no Brasil e sua importância econômica na construção civil é imensa, já que com ele se fabrica tijolos, telhas, azulejos e  pisos cerâmicos.

O solo argiloso, ao contrário do arenoso, possui grande capacidade de aglutinação, formando lama facilmente. É também altamente denso quando não há umidade ou presença de água.

Neste tipo de solo as fundações rasas são as mais utilizadas, sendo que caso seja necessário reforçar as sapatas, o uso dos radiers é recomendado. No entanto, para atingir mais segurança, o uso de estacas também é recomendado.

Tipos de Solo

3. O solo siltoso

O solo siltoso é considerado um tipo ruim de solo. As piores tipos de estrada são aquelas que estão em solo siltoso: formam grandes atoleiros quando chove e, na época das secas fazem muita poeira.

Além disso, é comum a erosão e desagregação natural neste tipo de solo, portanto demanda maiores cuidados e manutenção.

Veja também: “O que é um planejamento de obras e como fazê-lo?”

Tipos de Solo

A mistura dos solos

Como já mencionamos, é comum encontrarmos solos misturados e por isso, é importante um acompanhamento profissional antes de começar qualquer construção. Existem solos classificados como “argiloso-silte-arenoso” ou ainda “areia argilosa”, etc.

Conheça alguns outros tipos de solos:

  • Piçarra: solo formado por rochas decompostas e que pode ser escavado com pá ou picareta;
  • Tabatinga ou turfa: solo composto de argila e que possui muita matéria orgânica. Geralmente encontrado em pântanos ou locais com água permanente;
  • Saibro: solo formado pela mistura de argila e areia;
  • Moledo: rocha em estado de decomposição mas ainda dura e de difícil remoção.

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais
×