fbpx

Luz quente e luz fria, quais são as diferenças?

Luz quente e luz fria, quais são as diferenças?

Luz quente e luz fria

Luz quente e luz fria, você sabe o que isso significa? Sabe qual é a melhor para determinado ambiente da sua casa? Então para te ajudar a tirar essa dúvida, elaboramos esta matéria. Confira, Entenda Antes e fique por dentro do assunto.

Luz quente e luz fria

Ótima Iluminação

A importância de uma boa iluminação

Primeiramente, uima boa iluminação traz conforto e eficiência aos ambientes, valoriza detalhes arquitetônicos e também a decoração. Por isso é interessante conhecer um pouco mais sobre o assunto e principalmente, saber a diferença entre luz quente e luz fria.

E quando nos referimos a luz quente ou fria, não estamos falando do calor físico que a lâmpada emite. Mas estamos falando da tonalidade de cor que ela fornece ao ambiente.
Luz quente e luz fria

Fonte: www.eletroenergia.com.br

A diferença entre luz quente e luz fria

Podemos dizer, de forma simples, o seguinte:

Luz quente

  • É a tonalidade mais amarelada da luz.
  • É associada às lâmpadas incandescentes.
  • Deixa o ambiente com aspecto de maior aconchego e relaxamento, pois produz menos de lúmens se comparado à luz fria.
  • É a tonalidade perfeita para quartos, salas de estar e jantar e também para espelhos e camarins.
  • Tem a capacidade de manter as cores mais naturais.

Luz quente e luz fria

Luz fria

  • É uma tonalidade que possui um maior dinamismo.
  • É recomenda para locais que necessitam de maior poder de iluminação, como cozinhas, lavanderias e escritórios.
  • Tem capacidade de produzir mais lúmens se comparado à luz quente.
  • Deve ser usada em ambientes que se necessitam de um nível maior de atenção e iluminação para a realização de tarefas.

Luz quente e luz fria

A cor não interfere na eficiência energética

A temperatura de cor não tem nenhuma influência no que diz respeito ao consumo da lâmpada. Essa não utiliza mais ou menos energia em função da tonalidade de seu feixe de luz. O consumo de energia está relacionado com a potência da lâmpada que quanto maior mais energia consome.

Também é um erro acreditar que quanto mais branca a luz (fria), maior é sua potência, ou que ilumina mais que uma luz amarela (quente).

A diferença está no fato de que a luz branca proporciona mais contraste e percepção de mais claro. Por outro lado, a luz quente traz mais aconchego e proporciona maior conforto visual.
Luz quente e luz fria

Jullieth Pazello Arquitetura de interiores

A cor quente no ambiente

Se a ideia é iluminar ambientes que necessitam de uma luz com temperatura mais quente, o recomendado é utilizar algo entre 2700K a 3000K.

No entanto, é sempre bom lembrar que quanto mais baixa a temperatura de cor, menor será a sua eficiência. Por isso, as lâmpadas de led e fluorescente, o fluxo luminoso pode até ser igual. Porém, no caso da lâmpada de led, para alcançar o mesmo nível de fluxo luminoso que uma lâmpada mais fria, ela terá um gasto mais elevado na sua potência do que se estiver em uma temperatura mais quente.

Outro fator importante é que, quando se tem uma temperatura de cor mais alta, consequentemente mais fria e branca, poderá ocorrer a percepção de um contraste maior e um efeito mais estimulante visualmente.
Luz quente e luz fria

Realizze Planejados

A cor fria no ambiente

No caso de ambientes que demandam mais atenção, como escritórios, cozinha, banheiro e área de serviço, utiliza-se uma temperatura de cor mais alta consequentemente mais branca, alago em torno de 3000K a 4000k.

A Iluminação mais fria também é utilizada em ambientes onde já possui uma temperatura de cor mais alta, obtendo uma refrescância maior no resultado, ou vice-versa para resultados como de sensação de calor.

Luz quente e luz fria

Leandro Oliveira Arquitetura e interiores

Por fim, vale destacar que não existe uma regra para a utilização das cores das lâmpadas. Escolha aquela que melhor se adapte ao seu projeto, função do ambiente e gosto pessoal.

Confira mais matérias como essa acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais
×