fbpx

O que é boiserie? Como usá-los em sua decoração?

O que é boiserie? Como usá-los em sua decoração?

Foto com exemplo de Boiserie na Parede

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

Você sabe o que é boiserie? Não! Então não deixe de conferir esta matéria com tudo que você precisa saber sobre esta tendência de decoração vem conquistando muita gente e ganhando cada vez mais espaço. Confira essa matéria e saiba o que é boiserie. Entenda Antes e use também para deixar sua casa ainda mais bonita.

Foto com exemplo de Boiserie na Parede



 

O que é boiserie?

Você pode até não saber o que é boisorie, assim de nome, mas com certeza já viu alguma vez e se encantou com todo o charme e beleza da técnica.

Mas vamos lá! Para quem não sabe, boiserie (lê-se boaserrí) é uma espécie de moldura de parede que dá um toque muito especial.

Ele começou a ser usada na França, por volta do século XVIII, pela realeza. Sua função, além de trazer elegância e beleza para os cômodos, ajudava no isolamento térmico. Hoje, ele aparece como forte tendência em publicações e eventos de decoração, mas também não é por menos: eles são lindos.

Além do boiserie feita em madeira, você pode encontrá-lo feito de gesso, poliuretano e também em cimento. Os mais tradicionais são os boiserie gesso, porém, cada material possui características próprias e por isso é bom procurar saber qual o melhor tipo para determinado cômodo da casa.

Atualmente, o boiserie de poliuretano vem ganhando muitos adeptos. Afinal, esse material pode ser aplicado tanto em ambientes úmidos como nos mais quentes, é possível encontrá-lo em diversos modelos e sua instalação é muito rápida, sem todo aquele transtorno e sujeira que o gesso causa.

Foto com exemplo de Boiserie na Parede

Dicas de decoração com boiserie

  • O boiserie é um item de decoração que dá um toque clássico ao ambiente, por isso o resto da decoração do cômodo deve seguir esta mesma linha. Nesses ambientes, escolha um boiserie com bordas mais arredondadas e arabescos.
  • Mas se você quer utilizar a técnica mesmo em um ambiente mais moderno, escolha um modelo de boiserie com linhas mais retas e simples, sem excessos de detalhes. Ao invés das cores neutras do estilo clássico, invista em uma parede com boiserie que tenha cores fortes e vibrantes.
  • Outra dica muito importante é observar a altura do pé direito do imóvel, possui a técnica pode acabar achatando o ambiente. Assim, em casas com o pé direito mais baixo é importante pensar bastante se vale a pena ou não investir no boiserie.

Foto com exemplo de Boiserie na Parede

  • Apesar de serem mais usados em quartos e salas, os boiseries podem ser usados em outros cômodos, como banheiros e cozinha. Nesses casos, prefira aqueles de poliuretano.
  • No quarto é mais comum que a moldura de parede fique atrás da cama no lugar da cabeceira. Mas ela também pode ser utilizada em outras paredes do quarto.

Foto com exemplo de Boiserie na Parede

Veja também: “17 Tipos de ACABAMENTOS para sua obra, se inspire e compare. Entenda Antes!”

  • Se você vai usar o boiserie de gesso ou poliuretano, é interessante investir em tinta acrílica. Esse tipo de tinta deixa o acabamento mais bonito e também mais resistente.
  • Ainda falando de pintura, é mais interessante quando a moldura de parede é pintada na mesma cor da parede. Pois isso evita um excesso de informação. Mas, caso você prefira uma cor diferente, escolha uma que não tenha tanto contraste com a parede em si. Mas sim, com o restante da decoração.

Foto com exemplo de Boiserie na Parede

  • Uma dica de decoração para quem tem boiseries e quer deixar o ambiente mais descontraído é utilizar quadros. Os boiseries dão um efeito de moldura para os quadros que garantem um efeito original.
  • Móveis, objetos e luminárias com design moderno podem ser usados para trazer um ar contemporâneo aos ambientes com boiserie.

Veja também: “Quais as vantagens de ter ambientes integrados?”

Gostou das dicas de o que é boiserie e como incorporar essa tendência na sua decoração? Se você quer saber mais sobre arquitetura, decoração e construção continue acompanhando nossa revista e Entenda Antes tudo que precisa saber sobre esses assuntos.

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais
×