O que é Arquitetura Sustentável? Como utilizá-la?

Você sabe o que é arquitetura sustentável e como utilizar esse estilo de decoração? Se a resposta for não, esta matéria é para você!

Vamos te explicar direitinho o que é uma arquitetura sustentável e dar dicas de como incorporar o estilo na decoração da sua casa com muito charme e beleza. Acompanhe!

O que é arquitetura sustentável?

Primeiramente, a arquitetura sustentável, ou arquitetura verde, é uma maneira de conceber o projeto arquitetônico de forma sustentável, com o objetivo de otimizar recursos naturais e sistemas de edificação que, minimizando assim o impacto ambiental das construções sobre o meio ambiente e seus habitantes.

Ela surgiu no final da década de 1980 e início da década de 1990 e tem como princípios:

  • A consideração das condições climáticas, da hidrografia e dos ecossistemas do entorno em que os edifícios são construídos, para obter o máximo desempenho com o menor impacto;
  • A eficácia e moderação no uso de materiais de construção, dando prioridade ao baixo consumo de energia em comparação com os de alta energia;
  • A redução do consumo de energia para aquecimento, refrigeração e iluminação, cobrindo a demanda com fontes de energia renováveis.
  • A minimização do balanço global de energia do edifício, que abrange a concepção, construção, utilização e seu fim;
  • O cumprimento com os requisitos de conforto higrotérmico, salubridade, iluminação e ocupação dos edifícios.

Veja também: Quais são as técnicas solares no projeto arquitetônico?



 

Na arquitetura sustentável os materiais usados devem ser todos ecológicos (ecoeficientes), ou seja, aqueles produzidos com menor impacto no meio ambiente. Entre os utilizados podemos citar: blocos de terra comprimida, o adobe, tintas sem compostos orgânicos voláteis tóxicos, materiais reciclados, madeira certificada ou de curto ciclo de renovação, tijolo ecológico (bloco de terra comprimida), etc.

Os materiais regionais também devem são priorizados na construção sustentável, pois reduzem o percurso de transporte e emissão de gás carbônico da queima do combustível e priorizam o desenvolvimento do comércio/indústria regional.

O estilo de decoração sustentável

Então, essa é uma tendência forte que não tem volta. Ela é sinônimo de ambientes leves, agradáveis, relaxantes, cheios de estilo e também com um toque de sofisticação. Por isso não tenha receio de apostar no estilo de decoração sustentável.

Dicas de decoração sustentável

1- Primeiramente, espalhe muitas plantas pela casa, assim você consegue um ar mais fresco e puro. E investir em jardins verticais é uma ótima ideia. Mas atenção! Dê preferência às plantas brasileiras. Essas são mais fáceis de cuidar e cultivá-las contribui para a preservação da flora nacional.

2- E na hora de enfeitar sua casa com plantas, escolha vasos de barro, cerâmica ou madeira. Esses são materiais que apresentam uma excelente durabilidade e agridem menos o meio ambiente na sua fabricação.

decoração sustentável

Veja também: O que é Sustentabilidade e como ela se encaixa na decoração? Entenda Antes!

3- Evite jogar qualquer coisa fora e reutilize os objetos. Dê novas utilidades para as peças que teriam o lixo como destino. Caixotes de madeira, latinhas de alumínio, potes e garrafas dos mais diferentes tamanhos e formatos, canos de PVC, velhos tecidos, etc, tudo pode ser usado na sua decoração, basta um pouco de criatividade.

4- Use e abuse dos famosos e versáteis paletes. Eles podem virar qualquer objeto: sofá, cama, cabeceira, nichos na parede, mesinhas e podem, até mesmo, serem usados para revestir paredes.

decoração sustentável

5- Mas se for inevitável comprar móveis novos, prefira aqueles de marcas sustentáveis que utilizam madeira de florestas plantadas. E também aquelas com flexíveis ou com dupla função, como por exemplo: sofá que vira cama, mesinha que vira banco, móvel que pode ser usado como mesa de trabalho ou penteadeira, etc.

6- Ainda falando sobre móveis, inclua na sua decoração móveis de fibra natural. Eles são sustentáveis e sofisticados na medida certa.

decoração sustentável

7- E na hora da reforma, derrube paredes e integre os cômodos. Isso além de deixar seu imóvel muito mais moderno, traz amplitude e proporciona um clima mais fresco no verão, maior insolação nos meses de inverno e uma melhor circulação do ar. Dessa maneira, você evita o uso sistemas de aquecimento ou de ar-condicionado, diminuindo o consumo de energia.

8- Grandes janelas garantem a entrada de luz natural, dispensando o uso de luzes acesas durante o dia. Porém, se isso for impossível, as claraboias podem ser uma ótima solução. Já para a iluminação artificial, use sempre lâmpadas de baixo consumo, como as fluorescentes. Outra opção é a luz de LED, que consome dez vezes menos energia do que as lâmpadas dicroicas.

Flávio Lima Arquitetura

Veja também:Quais são os tipos de energias sustentáveis? Aprenda agora quais os tipos! Entenda antes!

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(1) Comentários

Deixe seu comentário