O que é um telhado verde? Como usá-lo em sua obra? Entenda Antes

De uma perspectiva aérea, as cidades são cada vez mais parecidas com um mar de preto e cinza em meio a tantos prédios e asfalto. Mas uma técnica é capaz de mudar essa visão e dar o toque de natureza que falta nas cidades: o telhado verde.

Energeticamente eficiente, ambientalmente amigável e visualmente atraentes, os telhados verdes aproveitam bem uma área que é frequentemente negligenciada. A construção desse tipo de cobertura é simples e pode ser montada em diversos tipos de edifícios.

Quer saber exatamente o que é o telhado verde e como você pode usá-lo em sua próxima obra? Então continue a leitura!

Telhado verde: o que é?

O telhado verde também é conhecido como telhado ecológico, ecotelhado, cobertura vegetal, entre outros nomes. Independentemente da nomenclatura, o telhado verde é basicamente aquele que permite o crescimento da vegetação.

Foto: Patrick Bingham Hall

Em relação às técnicas de plantio e criação, existem dois tipos de telhados verdes: os intensivos e os extensivos:

  • Telhado intensivo: tem o solo mais profundo e, portanto, pode receber plantas mais resistentes e com raízes mais fortes;
  • Telhado extensivo: tem uma camada mais fina de solo e é adequado para plantas com raízes rasas, como musgos e sedum, que são razoavelmente mais fáceis de manter.

Quais as vantagens de ter um telhado verde?

O telhado verde proporciona uma série de vantagens, tanto em questão de sustentabilidade quanto nos aspectos arquitetônicos de uma construção. As principais são:

  • Melhoria da qualidade do ar: as plantas do telhado verde absorvem uma parte dos poluentes que estão no ar, além de auxiliarem na produção de oxigênio;
  • Melhoria do sistema de drenagem: a água da chuva é armazenada e eliminada posteriormente pelas plantas. Essa retenção e entrega atrasada da chuva alivia os sistemas de esgoto durante chuvas pesadas ou de longa duração, diminuindo o problema das enchentes;
  • Redução da temperatura: as plantas impedem que a superfície do telhado seja aquecida pela irradiação solar. Consequentemente, a diminuição da temperatura do telhado impede o aquecimento no interior da residência;
  • Isolamento acústico: o telhado verde absorve os sons, reduzindo a poluição sonora no local;
  • Equilíbrio ambiental: a sustentabilidade dos telhados verdes também ajuda no reequilíbrio da natureza. O cultivo de plantas nativas atrai pássaros e outros animais para criar um habitat próspero e ecológico.

Veja também: O que é Isolamento Acústico e como aplicá-lo em sua decoração? Entenda Antes!

Quais as desvantagens de ter um telhado verde?

Mesmo com tantas vantagens, existem razões para o telhado verde ainda não ser tão popular no Brasil:

  • Investimento mais alto: os telhados verdes são um pouco mais caros do que a opção tradicional. Uma das justificativa para isso é o suporte extra na para a estrutura suportar mais peso;
  • Manutenção frequente: o telhado verde deve ser tratado como um jardim e, como tal, precisa de rega, capina e fertilização frequentemente;
  • Mão de obra especializada: para criar seu telhado ecológico, você precisará de uma mão de obra capacitada e experiente no assunto para evitar futuros problemas com vazamentos e infiltrações, por exemplo.

Quais estruturas suportam um telhado verde?

Nem todas as construções de telhado são adequadas para suportar um telhado verde. O concreto é a estrutura mais estável e é usado com mais frequência, mas as construções de metal e madeira também são adequadas.

Geralmente, os telhados planos são facilmente transformados em telhados ecológicos, enquanto as superfícies inclinadas representam um desafio maior em termos de arquitetura e distribuição de peso.

Foto: Eboss

Como fazer um telhado verde?

Basicamente, a estrutura do telhado verde precisa de sete camadas, cada uma com uma função específica. Primeiramente, é preciso instalar uma placa de proteção que cubra o telhado convencional. Em seguida, uma membrana impermeável é colocada em cima. Também é necessário incluir uma proteção para as raízes das plantas não avançarem as camadas anteriores.

O próximo passo é incluir uma sistema de drenagem de água e, em seguida, um tecido permeável para receber o solo e a vegetação.

Embora pareça simples, o sistema de instalação para telhados verdes exige um auxílio técnico especializado para garantir que a estrutura suporte o peso das camadas e da vegetação. Gostou da ideia de tornar sua casa mais sustentável? Solicite um orçamento para seu telhado verde com os profissionais do Entenda Antes!

Veja também: O que é Sustentabilidade e como ela se encaixa na decoração? Entenda Antes!

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário