fbpx

Dicas de decoração para apartamentos pequenos!

Dicas de decoração para apartamentos pequenos!

(Se preferir, clique no player para o ouvir a narração desse artigo! Queremos facilitar sua vida, desde consumir o nosso conteúdo até realizar o seu projeto.) =)

Os apartamentos estão cada vez menores e isso traz para os novos proprietários uma grande dúvida: como decorar um apartamentos pequenos de forma que eles fiquem bonito e organizados?

E se você também tem essa dúvida não deixe de conferir este artigo com dicas de decoração para apartamentos pequenos. Boa leitura!

GE Arquitetos

Dica 01- Planejamento é tudo

Quanto menor o ambiente, mais pensado deve ser o projeto da decoração. Só com um bom planejamento é possível ter um apartamento pequeno funcional e bonito.

Veja também: O que você precisa saber antes de decorar seu imóvel – Entenda Antes!

É preciso tirar todas as medidas do apartamento para aproveitá-lo ao máximo e, se possível, faça uma planta com essas medidas para conseguir visualizar como ficarão os móveis nos ambientes antes mesmo de comprá-los.

Mas atenção! Garanta uma distância de pelo menos 60 centímetros entre os móveis para garantir a circulação nos ambientes.

Dica 02- Menos é mais

Não é preciso ter uma decoração minimalista, mas é preciso praticar o desapego quando o assunto é a decoração de apartamentos pequenos.

Preze pelo essencial e observe sempre duas coisas:

  • Tenha certeza que seu apartamento não esteja ficando cheio demais, entulhado de objetos e móveis;
  • Abra mão sem dó daquilo que não tem lugar e que não faz falta.

GE Arquitetos

Dica 03- Organização deve ser uma prioridade na hora da decoração

Um ambiente desorganizado, com muitas coisas espalhadas, acaba passando a impressão de que o ambiente é menor do que realmente é. E é claro, que você não quer que isso aconteça no seu apartamento.

Por isso, é importante que na hora da decoração você garanta que tudo tenha o seu lugar para ser guardado e uma boa maneira de fazer isso é investindo em móveis no estilo box, prateleiras, nichos e móveis suspensos ou aéreos.

Assim, com esses móveis, você consegue organizar tudo, livros, utensílios domésticos, objetos, roupas, etc, e ainda libera espaço. Por exemplo, no banheiro, se você usar prateleiras e nichos para colocar seus produtos de higiene e beleza, a pia fica liberada.

Dica 04- Escolha móveis multiuso

Escolha móveis estilo box, como cama box, puff box, sapateira box e outros. Esses móveis são perfeitos para apartamentos pequenos e resolvem bem o problema de falta de espaço para o armazenamentos de coisas.

No mais, móveis multiuso são mais econômicos, já que um mesmo móvel pode ter duas ou mais funções.

Outros exemplos de móveis multiuso são as beliches com escrivaninha embutida, as camas com gavetas, cabeceiras com criados-mudos, estantes vazadas que podem servir também como divisórias de ambientes, sofás-camas e muito outros.

Ingrid Tivanello Arquitetura

Dica 05- Invista em móveis planejados para apartamentos pequenos

Além dos móveis multiuso, outra maneira muito eficaz de aproveitar cada pedacinho do seu apartamento é investir em móveis planejados. Ou seja, móveis pensados e construídos para se encaixarem exatamente no espaço disponível.

É claro que móveis planejados podem acabar saindo mais caro do que seria se você comprasse móveis prontos. Porém, você terá a certeza que está aproveitando ao máximo o seu apartamento.

Dica 06- Faça a integração dos ambientes

Integrar as áreas sociais do seu apartamento pode ser uma ótima ideia para dar a impressão que o imóvel é maior. Por isso, é cada vez estão mais comum encontrar projetos em que a cozinha é integrada à sala de jantar ou com a sala de jantar integrada à sala de estar e varanda.

Veja também: Por que espaços integrados estão em alta e como eles podem ajudar sua família?

Mas é preciso ter cuidado ao fazer a integração em um apartamento antigo. Antes de fazer qualquer modificação é necessário consultar a planta do imóvel para saber quais paredes são estruturais e quais podem ser retiradas e para isso, você deverá procure um arquiteto ou engenheiro civil.

PRIMORE Engenharia e Design

Outras dicas de decoração para apartamentos pequenos

  • Use cores claras principalmente nas paredes, no chão e nos móveis maiores;
  • Não tenha medo de usar espelhos e superfícies reflexivas na sua decoração;
  • Tire o máximo proveito da iluminação natural;
  • Substitua as portas comuns por portas de correr e de dobrar (sanfonadas, camarão).

Thiago Conte Arquitetura

Veja também: Como equilibrar as cores em uma decoração? Entenda Antes!

Confira mais matérias como esta acessando a Revista do Entenda Antes!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

(1) Comentários

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais
×