fbpx

Como funciona as curvas na hora de projetar sua casa?

Como funciona as curvas na hora de projetar sua casa?

Quando pensamos em paredes de uma sala ou fachada de uma casa, logo imaginamos algo reto e sólido. Enquanto as linhas retas são mais comuns e simples de se trabalhar na arquitetura, as paredes curvas oferecem algo bem diferente. As casas com curvas podem não ser tão comuns, mas conseguem se destacar em meio à multidão.

Isso não acontece por acaso. A ciência já comprovou que os humanos são naturalmente atraídos pelas curvas pois elas representam nossos próprios corpos e a natureza. Assim, os objetos e lugares que têm curvas nos dão uma sensação de conforto e segurança, mesmo que inconscientemente.

 

Se você está considerando fazer o projeto arquitetônico da sua casa de forma original e com curvas, aqui estão algumas informações que podem ajudá-lo a acertar no projeto.

Curvas na arquitetura

A utilização de curvas na arquitetura começou há alguns séculos. Exemplo disso são as habitações circulares comuns em muitas culturas indígenas – pense na oca, iglu, yurt etc. A construção de casas circulares exigia menos materiais do que as quadradas, tornando-se uma boa opção em uma época em que os recursos eram escassos e o trabalho extra significava gastar energia preciosa.

Além disso, as casas redondas resistem ao clima extremo. Os telhados curvos são mais resistentes ao vento, já que ele pode fluir em torno da estrutura circular em vez de ficar preso entre os ângulos de uma estrutura reta. Assim essas casas são particularmente resistentes a furacões e tornados.

Já na arquitetura contemporânea, as curvas são usadas por várias outras razões. Geralmente, as curvaturas são projetadas para suavizar o impacto de um edifício, ajudando a estrutura a se misturar com a paisagem ao redor. É por isso que as construções curvilíneas funcionam bem perto de áreas com água, refletindo a sensação de fluidez, ou em ambientes rurais e montanhosos.

Veja também: Como foi a Arquitetura ao longo da história? Entenda Antes!

Na parte interna, uma parede curva pode ser usada para conectar os elementos no layout ou dividir suavemente um espaço. Linhas suaves e onduladas podem melhorar a funcionalidade e a sensação de tranquilidade, tanto por dentro quanto por fora de um prédio.

Um dos responsáveis por redescobrir a curva na arquitetura, foi o brasileiro Oscar Niemeyer. Nos projetos do arquiteto, as formas onduladas e arredondadas não eram um simples adereço, mas sim um elemento essencial. Portanto, vale a pena se aprofundar em seus trabalhos para se inspirar!

Foto: Museu de Arte Contemporânea de Niterói 

Como incorporar as curvas no projeto arquitetônico da sua casa

Existem várias maneiras de utilizar as curvas na arquitetura e no design de interiores.

A primeira – e mais ousada – é para quem não deseja que sua casa passe despercebida. As fachadas de casas com linhas curvas possuem um visual moderno e original que, mesmo de longe, transmitem dinamismo e movimento para a construção.

Se a residência for em uma área cercada de mata ou vegetação, vale a pena fazer uma parede de vidro ou apostar em grandes janelas transparentes. Com isso, você consegue aumentar ainda mais a sintonia da casa com a natureza.

Veja também: Conheça os modelos de fachadas multicoloridas – Entenda Antes!

Para quem não quer uma fachada totalmente curvilínea, vale a pena combinar a forma ondulada com a linha reta. A mistura cria uma fachada harmoniosa com elementos modernos e tradicionais na medida certa.

No projeto de design de interiores também é possível aplicar as linhas curvas. Considere todas as formas arredondadas, como círculos, arcos, ovais, elipses, e meias-luas, por exemplo. Estas formas mais suaves adicionam uma sensação de flexibilidade, alegria e luxo à casa.

Experimente incorporar as curvas em bancadas, colunas, escadarias, sacadas, elementos de mobiliário e decoração, como:

  • Sofás
  • Puffs
  • Cadeiras
  • Tapetes
  • Espelhos

O que você achou das fachadas de casas com linhas curvas? Como você deve ter percebido, existem várias possibilidades para incorporar a forma em seu projeto arquitetônico. Geralmente, esse tipo de construção exige mais planejamento do que as linhas retas, mas o resultado pode ser surpreendente!

_____________________________________________________________________

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário

Você é um profissional? Anuncie seus projetos! Saiba mais
×