6 livros de arquitetura que todo entusiasta deveria ler

Livros de arquitetura - Entenda Antes

Tanto para profissionais quanto para estudantes, os livros de arquitetura oferecem um embasamento para a profissão. Seja no âmbito prático, acadêmico, bem como para inspirar. Contudo, não pense que as obras são exclusivas para quem já atua na área. Os amantes de arquitetura também podem aproveitar a leitura para compreender alguns conceitos, como funciona a profissão e se inspirar com projetos incríveis. 

Então, se você quer expandir seu conhecimento e sua estante de livros, está no lugar certo! Reunimos 6 livros de arquitetura indispensáveis para profissionais, estudantes e entusiastas. Confira!

6 livros de arquitetura

Na lista a seguir, você vai conhecer os livros que todo amante de arquitetura deveria ler. Para isso, procuramos listar obras variadas que cobrem toda a esfera da arquitetura e urbanismo. Assim, esperamos que você consiga encontrar o que é melhor para você!

1. Manual do arquiteto descalço (Johan Van Lengen)

Livros de arquitetura - Manual do arquiteto descalço - Entenda Antes

Primeiramente, temos um best-seller que é considerado um clássico da arquitetura sustentável. No livro, o arquiteto Johan Van Lengen apresenta técnicas de construção que mantém o equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento. Além disso, a obra mostra como o uso de tecnologias alternativas de energia, água e saneamento podem ser úteis para a arquitetura. 

Veja também: “O que é arquitetura sustentável? Como utilizá-la?”

2. Tudo sobre a casa (Anatxu Zabalbeascoa)

Livros de arquitetura - Tudo sobre a Casa - Entenda Antes

Você já parou para pensar como as habitações evoluíram para se tornarem o que são hoje? Este livro tem a resposta! A obra da jornalista e especialista em arquitetura, Anatxu Zabalbeascoa, tem o formato de uma crônica.

A história narra a evolução das casas ao longo do tempo e apresenta a história de seis espaços de uma casa: banheiro, cozinha, jardim, dormitório, sala e sala de jantar. 

A partir da perspectiva técnica, social e antropológica, o livro mostra as diferença das habitações de acordo com a cultura das pessoas, surgimento das tecnologias e a maneira como as pessoas interagem com o espaço. 

Portanto, vale a pena ler para fazer uma viagem no tempo e entender mais sobre o papel da arquitetura para a vida em sociedade. 

3. Design de interiores: Guia útil para estudantes e profissionais  (Jenny Gibbs) 

Livros de Arquitetura - Design de Interiores: um guia útil para estudantes e profissionais - Entenda Antes

Este guia é essencial para estudantes, profissionais da área e entusiastas. O livro apresenta os princípios do design, o perfil do profissional, opções de desenvolvimento de carreira e uma análise do setor.

Além disso, o livro traz teoria e prática do design de interiores em temas como elaboração de projetos, apresentação dos desenhos, escolha de materiais, planejamento e gerenciamento de projetos. 

4. Arte de projetar em arquitetura (Ernst Neufert)

Livros de arquitetura - A arte de projetar em arquitetura - Entenda Antes

Certamente, este livro pode ser considerado a bíblia da arquitetura! Com o propósito de ser um tipo de manual de construção, a arte de projetar em arquitetura reúne fundamentos, normas, técnicas construtivas e de dimensionamento. 

O livro já está em sua 18º edição e continua sendo uma referência bibliográfica para arquitetos, engenheiros, professores e estudantes. 

5. Oscar Niemeyer: Vida e Genialidade (Fundação Oscar Niemeyer) 

Livros de Arquitetura - Oscar Niemeyer - Entenda Antes

Os amantes de arquitetura precisam conhecer este livro que aborda a vida e obra de Oscar Niemeyer. Certamente, você já conhece o maior arquiteto brasileiro dos últimos tempos, com prêmios nacionais e internacionais. 

Pelas lentes do fotógrafo Leonardo Finotti, o livro apresenta imagens das diversas obras projetadas pelo arquiteto. Além disso, o livro possui uma linha do tempo que narra a vida de Niemeyer e toda sua trajetória profissional. Vale a pena a leitura!

6. O futuro da arquitetura em 100 edifícios (Marc Kushner) 

Livros de arquitetura - O futuro da arquitetura em 100 construções - Entenda Antes

Por fim,  o livro de Marc Kushner destaca 100 edifícios que representam o melhor da arquitetura contemporânea. As obras apresentadas são bem diversificadas e, cada uma delas, possui imagens e um texto que apresenta suas principais características. 

Em resumo, todas as construções transmitem a mensagem de que a arquitetura é importante para solucionar problemas sociais e ambientais comuns na atualidade.

E então, gostou da nossa seleção de livros de arquitetura? Se você tem mais sugestões de leitura, compartilhe conosco nos comentários!

Orçamento grátis e seguro
Profissionais avaliados

Iremos te ajudar a realizar o seu sonho fechando o melhor negócio!

Deixe seu comentário