Descubra os segredos de como abrir um escritório de arquitetura e alcançar o sucesso.

Tempo de leitura: 5 minutos

O sucesso vem com empreendedorismo, por isso, seja um arquiteto empreendedor e lucre com seu escritório de arquitetura!

arquiteto-empreendedor-escritorio-de-arquitetura

Nos últimos anos, empreender tem sido a solução que muitos profissionais encontraram para driblar a crise. Arquitetos não estão longe dessa realidade e também são atingidos pela crise como qualquer outro profissional. Assim, se você tem talento e disposição, uma boa ideia é montar seu próprio escritório de arquitetura. Pensando nisso, apresentamos alguns segredos de como abrir um escritório de arquitetura bem-sucedido. Confira!

Por onde eu devo começar para abrir um escritório de arquitetura?

arquiteto-empreendedor-escritorio-de-arquitetura

É certo que na faculdade de arquitetura não se aprende como abrir um escritório de arquitetura de sucesso. Arquitetos não aprendem nada de administração, marketing, direito, finanças, gestão de negócios e pessoas.

A primeira coisa que você deve fazer para montar seu escritório de arquitetura e nele poder trabalhar como arquiteto, é se registrar no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) do seu estado. Lembrando que o registro terá validade em todo o país.

Depois, você precisa decidir se vai trabalhar como autônomo ou se vai abrir uma sociedade limitada com um ou mais sócios. Trata-se de uma decisão importante, que deverá ser muito bem pensada, pois vai interferir na contabilidade do seu escritório e na emissão de notas fiscais. Impostos, obrigações fiscais e legais serão diferentes para cada tipo de negócio.

Vale frisar que, em uma sociedade de duas ou mais pessoas as suas chances de conseguir mais projetos e clientes são bem maiores, já que a rede de contatos se multiplica.

Neste começo você deve consultar um contador de sua confiança e esclarecer com ele todas as suas dúvidas com relação ao negócio.

Vamos juntos ao topo?

Insira o seu email abaixo para receber gratuitamente dicas sobre empreendedorismo e marketing para profissionais do segmento de arquitetura e designer de interiores!>

Planejamento é tudo

arquiteto-empreendedor-escritorio-de-arquitetura

Depois dessa parte burocrática e legal é hora de planejar e traçar um plano de negócios realista. É preciso conhecer bem o mercado em que você irá atuar, seus concorrentes diretos e também as oportunidades locais.

Planeje tudo com muito cuidado para garantir o sucesso de seu escritório de arquitetura: crie estratégias, decida em qual nicho irá trabalhar, as expectativas de faturamento, calcule o valor do capital de giro necessário, dessa forma você irá perceber o desenvolvimento do escritório, e poder ajustar suas estratégias para melhorar cada vez mais.

Hora de pensar também na infraestrutura do seu escritório de arquitetura. Se você for trabalhar como autônomo é mais prático começar em casa, com um home-office e conforme for crescendo mudar para um espaço mais “formal”. Já como empresa, o ideal é que tenha um espaço para trabalhar com seu sócio ou sócios.

De qualquer maneira, como autônomo ou empresa, você precisará de um escritório para receber seus clientes e causar uma boa primeira impressão. Se seu orçamento estiver apertado para alugar um imóvel, vale pensar nos espaços de coworking.

Escolha bem seus colaboradores

Mesmo que você vá trabalhar como autônomo, é imprescindível ter profissionais competentes para te ajudar. Afinal, abrir um escritório de arquitetura é abrir um negócio, assim você precisará contar com a ajuda de outros profissionais, tais como:

  • Contador: para cuidar de toda a parte tributária e fiscal. E se você for abrir uma empresa, é ele que cuidará de todos os trâmites. Ficará ainda responsável pelo pagamento dos funcionários e impostos.
  • Advogado: você irá se deparar com muitas questões legais na sua vida profissional, por isso é bom contar com a assessoria de um advogado competente para te auxiliar com questões que envolvam contratos, empregados, clientes, fornecedores, etc.
  • Secretária: talvez você nem precise de uma logo no começo, mas se tudo correr bem, você irá necessitar de alguém para organizar materiais, agendar clientes, atender telefone, ir ao banco, etc.

E o que vem depois?

Depois de tudo montado, planejado e bem estruturado é preciso colocar o escritório de arquitetura para funcionar e fazer sucesso. E para isso você deverá observar os seguintes itens:

  • Tenha uma página na internet atraente: uma página bonita e atraente, onde você possa compartilhar seu portfólio e que mostre quem você é como profissional, seu estilo, principais trabalhos e dados de contato. Conseguir audiência para um site não é fácil, por isso, indicamos que você comece em uma plataforma que tenha visibilidade de potenciais clientes. Isso pode aumentar sua credibilidade.
  • Mantenha o portfólio do escritório atualizado: o portfólio é o cartão de visita do seu escritório de arquitetura e é por meio dele que você poderá encantar e conquistar novos clientes.
  • Participe de concursos: inscreva seus projetos no máximo de concursos e convocatórias que puder. Com os prêmios conquistados, você ganhará visibilidade e credibilidade, atraindo mais clientes.
  • Socialize-se: ter um escritório de arquitetura significa estar sempre trabalhando e em contato com potenciais clientes. Não existe separação entre vida social e profissional, já que, a qualquer momento pode parecer uma boa oportunidade de negócio.
  • Planeje ações de marketing: divulgar sua marca é essencial. Não deixe escapar oportunidades de ser visto. Publique em sites da área, dê entrevistas para jornais e revistas locais, mantenha perfis em redes sociais, tenha um blog ou contrate um serviço que faça isso para você! O mercado digital tem se tornado a principal e mais poderosa ferramenta para essas estratégias.
  • Relacione-se com profissionais da área, mas não só arquitetos: jamais ignore um fornecedor ou fabricante de móveis ou um pedreiro, por exemplo. Esses tipo profissionais tem informações valiosas que podem te ajudar a conquistar novos clientes. Mantenha um bom relacionamento com as pessoas que estão olhando para o mesmo tipo de trabalho e negócio que você, porém de um ponto de vista completamente diferente.

Gostou do post? Já sabe como abrir um escritório de arquitetura bem-sucedido? Então não deixe de acompanhar nosso site com dicas de empreendedorismo para profissionais do segmento de arquitetura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *