Sala de cinema em casa – Veja dicas incríveis para montar seu cinema em casa!

Tempo de leitura: 7 minutos

Você e sua família são fãs de cinema? Então, com certeza vocês iriam adorar ter uma sala dedicada especialmente á esse lazer e diversão!

Embora inicialmente isso possa parecer uma despesa enorme, um cinema em casa pode adicionar um alto valor ao seu imóvel e a instalação pode ser muito mais acessível do que você imagina.

O mercado oferece uma infinidade de recursos multimídias que possibilitam criar um verdadeiro cinema em casa.

Contamos com TV’s de telas gigantes e ultrarrealistas, home Theater que praticamente transportam você para dentro das cenas que passam diante dos seus olhos, isso tudo no conforto de um belo e aconchegante sofá ou poltrona.

Esses são alguns dos itens capazes de transformar um cômodo da sua casa em um incrível e confortável cinema em casa!

Nesse artigo iremos ver dicas para montar e decorar sua sala de cinema particular! Vamos nessa?


Qual o espaço necessário para minha sala de cinema em casa?

Não existe um tamanho ideal de uma sala de cinema, tudo irá depender do que você quer e do espaço disponível.

Se você pretende montar uma sala de cinema mais completa, com desnível de degraus entre as poltronas, irá precisar de um espaço um pouco maior, entre uns 15m por 4m. Podendo ser maior se preferir.

Agora se você quer algo mais simples e compacto, uma sala com uns 5m por 4m, já podemos planejar e projetar uma ótima sala de cinema em sua casa.

Iluminação.

O ideal é assistir filmes no escuro, porém, é necessário que o cômodo escolhido tenha pelo menos uma janela, pois um ambiente necessita de luz e ventilação natural para manter uma boa condição térmica e ainda não proliferar fungos e bactérias.

Dica: Você pode utilizar cortinas black-out para assistir filmes durante o dia e não deixar a claridade atrapalhar sua sessão.

Você já deve ter ido ao cinema, e percebido que muitos utilizam um sistema de iluminação ambiente, com spots de led’s com iluminação branco quente (luz mais amarelada), é uma ótima ideia colocar alguns spots de led em seu cinema, essa iluminação ambiente causa uma sensação mais aconchegante e harmoniosa ao local.

Dica: Para propor essa sensação utilize led’s branco quente, com temperatura entre 2600 Kelvin a 3500 Kelvin.

O centro das atenções! 

É onde nossos olhos não irão desgrudar. Sim, agora vamos falar sobre um dos principais itens, a tela.

No que diz respeito a telas, existem diferentes opções, como: HDTV, FULL HD, 4K, 3D entre outras, e também existem os retroprojetores, que para esse tipo de ambiente é o mais recomendado e pode até sair mais em conta.

Caso você escolha o retroprojetor, irá precisar de uma tela de projeção, e essa é uma das grandes vantagens, você pode escolher uma tela de projeção bem grande, isso irá proporcionar uma sensação incrível para sua sala de cinema.

Dica: Na escolha da tela leve em consideração o tamanho da sala de cinema, para não exagerar no tamanho da tela.

Existem telas de projeção fixas e suspensas, essa segunda opção é a melhor, já que você pode ajustar e poder recolher a tela para não correr riscos de danos na mesma.

Dica: Vale ressaltar em manter o posicionamento da tela sempre no centro, nunca descolado para o lado.

Áudio.

Um bom sistema de áudio é indispensável na hora de montar seu cinema em casa!

O sistema ideal para compor o áudio do seu cinema é o som surround, você ainda não sabe o que é esse sistema de som surround? 

Som Surround ou Holográfico é o conceito da expansão da imagem do som a três dimensões. O Surround recria um ambiente mais realista de áudio, presente nos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador, dentre outros.

Existem diferentes potências de som entre esse sistema, o que você deve levar em consideração antes de escolher qual a potência ideal é o tamanho da sua sala de cinema, se você escolheu fazer um cinema mais amplo e completo o ideal é optar por um sistema de som surround 7.1, agora se você escolheu uma sala mais compacta o sistema 5.1 é o suficiente!

O que quer dizer um sistema 7.1 ou 5.1?

Um sistema 7.1 é composto por 7 auto-falantes e 1 subwoofer. O mesmo se aplica para o sistema 5.1. 

Acústica. 

Para você aproveitar ao máximo seus equipamentos é fundamental pensar na acústica do ambiente.

Se você mora em um apartamento, esse tratamento acústico não pode faltar, o isolamento acústico é necessário para que o volume interno do som não interfira fora da sala e vice-versa.

A mobília pode ajudar em questão de qualidade acústica do ambiente, madeira e estofados são ótimos isoladores acústicos. Por isso, móveis e revestimentos de madeira nas paredes ou piso podem ajudar muito nesse quesito.

É recomendável que o pé direto do ambiente seja entre 3 m á 4 m. Salas muito quadradas e revestimentos com materiais refletivos devem ser evitados, tais como: pisos de mármore, vidros, espelhos e pintura acrílica nas paredes e teto.

Tomando essas precauções, você terá um isolamento acústico de ótima qualidade.

Poltronas, sofás e puff’s.

Não adianta você ter a melhor e maior tela ou então o melhor sistema de áudio se o assentos onde os ocupantes irão se acomodar não forem aconchegantes e acolhedores o suficiente!

Não pode faltar aconchego nos assentos que irão compor seu cinema em casa, você pode optar por Poltronas, sofás e puff’s.

Você encontra uma grande variedade de poltronas, sofás e puff’s na NovoPiso Interiores e Presentes.

Dica: Pense em mesclar os assentos, você pode combinar poltronas com puff’s ou sofás com poltronas e por que não até mesmo os três?

Veja também: Poltronas decorativas – 80 ideias para você não errar na decoração!

Veja alguns modelos de cinema em casa para você se inspirar!

Este exemplo, as poltronas localizadas na frente do sofá são mais baixas e não atrapalham a visão de quem está no sofá, pense nisso!

Alegria e ousadia, um sofá que mais se parece com uma cama big king rs. apesar das paredes serem brancas e não possuir nenhum objeto de decoração, as cores do sofá acabaram alegrando a sala de cinema.

Uma ideia genial e econômica! Neste caso, o sofá foi feito com paletes, e ainda com sequência de desnível para garantir uma visão privilegiada a todos.

Um sofá central, duas poltronas laterais e um chaise longue na outra lateral compondo essa linda sala de cinema.

A combinação de cores pratas ficou surpreendente e muito luxuoso neste cinema em casa!

   Decoração.

A parte mais divertida e exclusiva de você montar sua sala de cinema em casa é poder ousar da criatividade na decoração e design.

Você pode colocar cartazes dos seus filmes preferidos, ou então ser mais ousado e criativo, decorando seu cinema se baseando em um tema de algum filme ou algum estilo de filme que você e sua família goste muito.

Assim, você terá uma sala de cinema temática, por exemplo, se vocês gostam muito de filmes de ação, porque não deixar sua sala com um visual de ação?

Você pode se aventurar nos papéis de parede 3D para compor sua decoração e deixar sua sala de cinema ainda mais exclusiva e com um toque de ”realidade”!

Seja criativo, solte sua imaginação, esse ambiente te permite ser o mais criativo possível e pensar fora da caixinha!  Veja alguns exemplos e se inspire.

Agora que você já viu tudo sobre como montar um cinema em casa é hora de fazer o seu!
Um investimento como esse, pode até não ser tão baixo, mas o que uma sala de cinema particular pode te proporcionar não tem preço! E ainda agregará um valor imenso a sua residência. Se você pode, aproveite!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, isso é muito importante para nós!

Ficou alguma dúvida ou quer deixar sua opinião? Envie nos comentários, será um prazer para nós.

Entenda Antes de fazer 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *