Quanto custa um projeto de arquitetura? Entenda Antes!

Quando se pretende reformar ou construir um imóvel, o primeiro passo é contratar um arquiteto para a elaboração do projeto, mas aí surge uma grande dúvida: quanto custa um projeto de arquitetura?

Essa pergunta não é simples de responder, pois envolve diversos fatores que podem influenciar no preço final. Mas para te ajudar, fizemos este post, abordando como muitos profissionais calculam o valor de um projeto de arquitetura. Confira!

Quanto custa um projeto de arquitetura

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

O valor de um projeto de arquitetura

Você já sabe que é essencial para o sucesso de sua reforma ou construção a elaboração de um projeto, porém não tem a mínima ideia de quanto custa um projeto de arquitetura.

Tem medo de pagar caro demais ou de economizar com algo tão importante, que trará muitos benefícios para você e sua família.

A verdade é que um bom projeto de arquitetura acaba se pagando durante a obra e traz diversos benefícios, como a escolha e utilização dos materiais adequados, com um bom cronograma, melhor aproveitamento da luz solar, ventilação e melhor distribuição dos espaços, assim, trazendo uma valorização de imediato ao imóvel.

Veja também: A importância do planejamento de obras. Entenda Antes!

No entanto, o valor de um projeto de arquitetura vai variar conforme inúmeros fatores, tais como: o tamanho e tipo da obra, localização, grau de personalização, serviços inclusos e reconhecimento do profissional no mercado.

Quanto custa um projeto de arquitetura

Apesar de no Brasil ser comum que o custo do projeto seja uma porcentagem do valor da obra ou mesmo um valor fixo por metro quadrado, existem outras possibilidades que podem ser negociadas. A seguir, veremos como funcionam as principais formas de cálculo do valor de um projeto.

Veja também: As 15 etapas fundamentais de uma obra. O que você precisa saber – Entenda Antes!

Porcentagem sobre o custo da obra

quantos porcentos o projeto arquitetônico fica comparado a construção

Esta é a forma mais utilizada no Brasil.

Neste caso é utilizado uma estimativa de custo da obra, o Custo Unitário Básico da Construção (CUB), que nada mais é que o preço médio por metro quadrado de construção. O CUB varia de acordo com a região e com o padrão da edificação.

A porcentagem sobre o custo vai variar conforme o tipo da obra, de 2% e  a 15%.  

A desvantagem aqui é que você precisa manter seus custos sob controle. Quanto mais você gastar na construção, mais você irá gastar com o arquiteto.

Veja também: A importância de um bom projeto de arquitetura, não se ferre. Entenda Antes!

Preço pelo tamanho da edificação

Quanto custa um projeto de arquitetura

Esta é outra forma bem comum de precificar um projeto de arquitetura. Aqui, o arquiteto estima um valor de projeto por metro quadrado construído.

Por sua vez, o custo unitário por metro quadrado pode variar muito em relação à região e tipo da obra, grau de detalhamento do projeto e reconhecimento do arquiteto no mercado. É possível encontrar valores unitários de projeto por metro quadrado que variam de 15 a 70 reais.

Preço fechado

quantos custa um projeto de arquitetura

Neste caso, o arquiteto e o cliente combinam um valor que acham justo pela prestação do serviço.

É preciso estipular quais os serviços estão incluídos no preço. E caso você queira algo “diferente” do combinado deverá pagar um valor adicional. Esta é uma maneira interessante de se negociar.

Itens que podem influenciar no valor do projeto

Serviços adicionais

Além do projeto em si,  o arquiteto pode cobrar ainda pelo acompanhamento da obra, decoração dos ambientes (especificação dos móveis, elementos de decoração, eletrodomésticos, etc),  projeto de iluminação, projetos complementares, hidráulico, elétrico, estrutural dependendo do tamanho do imóvel, entre outros serviços. 

O valor do arquiteto

Um fator que influencia muito no valor do projeto é quanto custa o arquiteto que você contrata.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) possui uma tabela de honorários para ajudar no cálculo, porém dependendo da experiência e nome do arquiteto, ele poderá cobrar mais caro pelo projeto.

Assim, fica a seu critério analisar o custo/benefício de ter o seu projeto realizado por um profissional mais valorizado e com mais experiência de mercado.

Montamos um artigo para quem está pesquisando as opções do mercado e elaboramos um post com 5 Dicas de como selecionar o arquiteto ideal para o seu projeto. Entenda Antes!


Gostou do nosso post? Já consegue ter uma melhor ideia de quanto custa um projeto de arquitetura? Então não deixe de acompanhar o blog Entenda Antes e fique por dentro de tudo que acontece no mundo da arquitetura, decoração e design de interiores.

Fique atualizado!

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do Entenda Antes!>

Se desejar receber propostas de profissionais próximos, nosso diretório de profissionais pode ser muito útil, agilizar seu tempo e te proporcionar economia. Faça uma solicitação agora. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *