Qual o melhor estilo de Jardim para sua casa? Entenda Antes!

Você prefere os jardins clássicos com muitas flores? Ou prefere um jardim no estilo oriental? São o jardins cheios de cactos e suculentas que mais chamam sua atenção?

Com tantos estilos de decoração para jardins, sabemos como fica difícil escolher qual é o ideal para sua casa. Além da estética, é preciso pensar em outras questões, como o tipo de plantas que vai cultivar, qual vai ser a função do jardim etc.

Projetar um jardim é um tarefa que pode levar mais tempo do que você imagina, mas se você ainda está em dúvida sobre qual estilo escolher, nós ajudamos!

A seguir, apresentamos os principais aspectos que você precisa considerar para encontrar o modelo de jardim ideal para sua casa.

Considere o espaço disponível

Antes mesmo de pensar no estilo, é importante saber qual é o espaço disponível para criar o seu jardim.

Se você tem o privilégio de ter um enorme espaço ao ar livre, aproveite para criar um visual exuberante com folhas grandes e texturas arrojadas, típicas de um jardim tropical.

Une Arquitetura

Mas, se o seu espaço é pequeno não significa que não pode criar um jardim incrível. Com um pouco de criatividade e plantas menores, qualquer espaço pode se tornar um ambiente agradável para passar o tempo.

Também é importante pensar qual vai ser a localização do jardim: na entrada da casa, no quintal ou até mesmo no interior (os jardins de inverno).

Considere o clima da sua região

O clima é um fator determinante em um projeto de paisagismo, as diferentes espécies de plantas precisam de um tipo de ambiente para sobreviver.

Muitas árvores florescem na primavera ou no verão e perdem suas folhas no outono e inverno. Outras, já precisam do clima frio para nascer as flores. Alguns arbustos precisam da luz do sol direta, enquanto outros crescem bem na sombra, e assim por diante.

Cléia Thomazini

Aqui no Brasil, é possível encontrar uma enorme variedade de climas, o que permite criar desde jardins desérticos até tropicais. Então, para avaliar o melhor tipo de jardim para sua casa, considere a temperatura e a umidade do ambiente e as características de cada espécie de planta.

Encontre o seu efeito visual favorito

Se você ainda não tem uma ideia clara de como é o jardim dos seus sonhos, é hora de descobrir o que quer. Comece pensando na arquitetura da sua casa e como o estilo do jardim pode harmonizar com o restante da casa. Imóveis com arquitetura minimalista, por exemplo, ficam super bem com um jardim contemporâneo.

IGOR HENRIQUE

Pense nos cuidados com o jardim

Ter um jardim impecável exige muita dedicação. Em um jardim clássico, as plantas aparadas em formas geométricas, por exemplo, precisam ser moldadas a cada mês. Já em jardins com paisagismo mais natural, as plantas tomam forma por si mesmas e exigem menos manutenção.

Por isso, você precisa avaliar as suas habilidades e disponibilidade para cuidar do espaço. Se for o caso, considere contratar um profissional responsável pela jardinagem.

Relaxamento ou entretenimento?

Defina a função do seu jardim antes de definir o estilo do espaço. Você quer um espaço ao ar livre para receber os amigos em uma festa ou reunião? Vai criar um jardim de inverno para complementar a decoração da casa? Seus filhos precisam de um gramado para brincar? Ou você quer simplesmente uma paisagem para se sentar e relaxar?

Saber como vai se a utilização do jardim é importante não só para determinar o aspecto visual, como também os outros elementos que vai incluir, como fontes de água, mesas, poltronas, iluminação etc.

Cléia Thomazini

Ficou mais fácil encontrar o melhor tipo de jardim para sua casa? Não tenha medo de ousar e misturar mais de um estilo de acordo com o seu gosto pessoal. E se precisar de ajuda para criar o projeto de paisagismo perfeito para sua casa, aqui no Entenda Antes você encontra excelentes especialistas para ajudá-lo!

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *