Quais são os tipos de energias sustentáveis? Aprenda agora quais os tipos! Entenda antes!

Você já parou para pensar em quanta energia elétrica gasta diariamente? Seja para acender as lâmpadas de casa, usar eletrodomésticos, carregar a bateria do celular, para usar o computador no trabalho ou qualquer outra coisa, precisamos de energia.

Não só você, mas praticamente todas as pessoas no mundo são dependentes na energia elétrica. Mas, infelizmente, algumas fontes de energia originárias de combustíveis fósseis são esgotáveis e prejudiciais ao meio ambiente.

Uma forma de diminuir esse impacto, é utilizando as energias sustentáveis. Esse tipo de energia, além de ter uma melhor eficiência não prejudica os recursos naturais.

A energia sustentável pode ser feita a partir de diferentes fontes. Conheça as principais e como utilizá-las!

O que é energia sustentável?

Resumidamente, a energia sustentável é uma forma de energia que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer o fornecimento de energia para as gerações futuras.

A energia sustentável consiste em encontrar fontes de energia limpas e renováveis, em vez de fontes que podem ser esgotadas e causam danos ao meio ambiente.

Veja também: O que é Sustentabilidade e como ela se encaixa na decoração? Entenda Antes!

Tipos de energia sustentável

Várias formas de energia podem ser consideradas sustentáveis. Agora você vai conhecer as principais delas:

Energia solar

A energia solar é uma das fontes de energia sustentável mais populares e é considerada o futuro da energia. Ela consiste em aproveitar a luz do sol através de painéis solares. 

Os painéis podem gerar energia de forma direta, como é o caso da energia fotovoltaica. Nesse sistema, a energia da luz do sol é convertida em eletricidade que pode ser usada para ligar eletrodomésticos, aquecimento elétrico ou até mesmo para carregar carros elétricos.

Já os painéis solares térmicos, o energia do sol é usada indiretamente para aquecer a água de torneiras, chuveiros e sistemas de aquecimento.

A energia solar pode ser utilizada em residências, comércios e indústrias para diminuir significativamente a conta de energia elétrica. Para utilizar esse sistema, é preciso investir nas placas solares.

Energia Eólica

O vento é uma fonte de energia sustentável que está disponível naturalmente e pode ser utilizado para produzir grandes quantidades de energia que serão utilizadas de várias maneiras e locais.

A energia eólica gera eletricidade por meio de turbinas eólicas – parecidas com cata-ventos – que são capazes de aproveitar a energia derivada do vento e transformar energia cinética em energia mecânica.

Esse tipo de energia é totalmente limpa e capaz de abastecer casas e indústrias. O Brasil tem um enorme potencial para explorar a energia eólica, principalmente no Sul do país e na faixa litorânea, mas ainda não é muito popular.

Energia de Biomassa

A energia de biomassa é produzida a partir de materiais orgânicos, como plantas e animais.

A queima de madeira é uma forma de biomassa que vem sendo utilizada há séculos para gerar energia. No entanto, esse método produz dióxido de carbono, principal responsável pelo aumento do aquecimento global.

Outros métodos mais recentes são focados em produzir energia totalmente renovável e limpa, como é o caso do etanol, biodiesel e gás metano.

A biomassa é versátil e pode ser utilizada para produzir eletricidade, produtos químicos e combustíveis para veículos.

Energia das marés

A energia das marés, ou energia maremotriz, é gerada a partir do movimento das águas do mar. O processo para obter esse tipo de energia é similar à energia eólica.

Foto: Portal da Energia

A energia das marés ainda não é muito utilizada comercialmente e o custo para sua produção é relativamente alto. No entanto, muitos desenvolvimentos tecnológicos recentes indicam a possibilidade de gerar muito mais energia com custos mais baixos.

Então, quem sabe nos próximos anos usaremos esse tipo de energia sustentável em nossas casas?!

Esses são os principais tipos de energia sustentável explorados comercialmente e que são projetados para abastecer o planeta no presente e pensando no futuro!

Veja também: 6 Estilos de decoração para Jardins. Entenda Antes!

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os amigos para que mais pessoas conheçam as possibilidades de usar energia elétrica com mais consciência.

Criamos o Entenda Antes porque acreditamos que a troca de conhecimento, informação e experiência é o único meio que realmente tem o poder de melhorar as pessoas, melhorar os negócios e o mundo como um todo.

Acreditamos que não precisa ser difícil e demorado encontrar bons profissionais e realizar orçamentos para fazer um bom negócio. Fazemos isso porque o mundo pede mais agilidade, facilidade e comodidade.

Solicite um orçamento do que você precisa sobre o mundo da construção e iremos te ajudar a realizar o melhor negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *